L os celebrados artículos y versos del escritor taurino Manuel Peralta Godinho e Cunha puedes leerlos en su blog personal "Partebilhas...
Los celebrados artículos y versos del escritor taurino Manuel Peralta Godinho e Cunha puedes leerlos en su blog personal "Partebilhas", al que puedes acceder pulsando aquí. Pero también puedes leerlos aquí, como sabes, en la tribuna da tauromaquia, donde Peralta Godinho e Cunha tiene incluso, con su nombre, su propia sección, donde van siempre archivados los sucesivos artículos, ensayos y versos que va dando a la luz.
En el apartado de secciones de la tribuna da tauromaquia, no tienes más que pulsar en donde dice "PERALTA GODINHO" y se abrirá una página en donde aparecerán todos los celebrados trabajos de nuestro admirado amigo y gran taurino. Si lo haces en estos momentos, el resultado es el que sigue : pulsando sobre cada titular se abrirá el artículo al completo.
PERALTA GODINHO (Archivo)
Setembro de 1963
Setembro de 1963 Há muitos anos num oito de Setembro Numa bela tourada que me lembro Na praça de Vila Viçosa e muito calor Toureiros valentes e pegas com valor Toiros de Castro cheios de fama Ganadaria antiga que não en…
Do silêncio aos aplausos
Do silêncio aos aplausos O cite na pega deve estar envolvido Num silêncio absoluto e percebido Forcados na arena e respeito do público O silêncio dos silêncios em momento único Quem na praça se destaca a troco de nada N…
Elogio de Ana Batista (por Manuel Peralta Godinho e Cunha)
Ana Batista No toureio sério, de verdade e profundo Ana Batista é a cavaleira melhor do mundo Ao longo dos anos, valor e arte nas arenas Das grandes dificuldades fez pequenas Sabendo estar em praça e tudo perfeito Toure…
Quando...
Quando Dou comigo a pensar que isto de ir aos toiros Pode ser entretimento de negros, brancos e loiros De muita gente diferente, de muitos locais e raças De variegadas pessoas que entram nas praças Um ou outro distraído…
Manuel Peralta Godinho e Cunha y su evocación de la “Fêra de Barrancos”
Barrancos No começo deste século uns zelosos animalistas Pseudo-folclóricos, anti-taurinos e quase turistas Chegaram a Barrancos, mal encarados em excursões Resolveram ir ao Alentejo fazer umas reclamações De Lisboa e d…
Maria da Fonte : querem retirar-te das touradas...
Maria da Fonte Maria da Fonte querem retirar-te das touradas Tu que resististe, que conseguiste ser a voz do povo Em tempos distantes, tempos de outras revoluções Tempos antigos de distúrbios e grandes convulsões Ficou …
"O Rei Toureiro") O Rei Miguel primeiro e os versos de Peralta Godinho e Cunha...
O Rei Toureiro Consta que em Portugal houve um Rei, valente e bem português Que toureou a cavalo, apaixonado da Festa Brava e do fado talvez Pegou toiros e teve uma ganadaria vasquenha no Infantado Proveniente de Espanh…
Peralta Godinho e Cunha) "Não vi e vejo"
Não vi e vejo Não vi “Paquiro”, o Francisco Montes, lidar com grande alma Que ao toureio deu a “Arte de Montes” serenidade e calma O que organizou as quadrilhas sob a sua direcção extrema Que matava a receber como Pedro…
"Em Setembro", por Manuel Peralta Godinho e Cunha
Em Setembro Em Setembro vou por aí fora, à Feira da Luz E sem demora à praça de toiros de Montemor Porque supus e desejo olhar na arena em redor Para ver o António Pena Monteiro o primeiro Que muitos dizem ser o último…
"Monarcas e touradas". Nuevos versos de Peralta Godinho e Cunha
Monarcas e touradas O genuíno povo deste país e os Reis mostraram o interesse pelas touradas Noutros tempos, com as mentalidades mais puras e menos mudadas. Afonso o africano, assinalou o casamento de sua irmã Joana de …
Forcados) "Recordando"
Recordando Eis aqui alguns cabos de forcados de maior evidência De Santarém conhecido e dos que teve maior essência Da ética do forcado amador com seriedade e valor Ricardo Rhodes Sérgio, dos cernelheiros o primeiro. Jo…
Manuel Peralta Godinho e Cunha nos sigue deleitando : "Tradição taurina de 1340"...
Tradição Taurina de 1340 Na Península Ibérica as tradições taurinas bem populares Perdem-se nas brumas do tempo, em tempos seculares Em Portugal não pode nem deve ser escondido o passado Sabe-se que no Alentejo, na vitó…
Lance à Verónica
Lance à Verónica A Espanha ficou com a morte de Carlos segundo Perdida de ideias em desgosto bem profundo Sem Rei, apareceu um francês descendente Envolvendo-se em lutas com outro pretendente Guerra civil sangrenta com …
"Cernelhas", outro poema taurino da autoria de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Nada que comentar, solamente aplaudir... Nuevos versos de Manuel Peralta Godinho e Cunha, esta vez en elogio de la pega de cernelha... CERNELHAS Em Santarém destacaram-se nas pegas de cernelha Rhodes Sérgio e Jorge Duqu…
Versos a Joselito... por Manuel Peralta Godinho e Cunha
Joselito De Sevilha toureira, linda, cidade de luzes De luzes brilhantes nos trajes de tourear Das cores, da música, do cite de encantar Filho de “El Gallo” um toureiro de valor Irmão do “divino calvo”, o toureador Bo…
"Praça desmontável", otros nuevos versos a no perder de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Praça desmontável Colocada em espaço cedido da aldeia Longe da estrada, perto da esperança Enorme vontade reposta em ideia Foguetes, tambores e grande festança Arena pequena mas bem tratada Campinos valentes, muito trei…
Manuel Peralta Godinho e Cunha nos sorprende otra vez : "De luces - Manuel Escribano"
Nuestro siempre admirado amigo, Manuel Peralta Godinho e Cunha, gran taurino donde los haya, sabio, ponderado y culto, que bien cabe decirle, nos daba hoy los buenos días con este estupendo poema dedicado al gran torero…
"Manifestantes" ) Nuevos y oportunos versos de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Manifestantes Há toiros no Campo Pequeno e lá fora estão uns rapazes E algumas meninas, zangados com a vida e com a sociedade Gritam palavras de ordem, assobiam, têm alguns cartazes Com recomendações de outras ideias e …
"Capela da Praça de Toiros", nuevo poema de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Capela da Praça de Toiros Capela branca e modesta de praça pequena De Todos-os-Santos e da Virgem de Macarena Um cavaleiro sozinho rezando perante o altar Pedindo ânimo, coragem, exorto e destemor Um olhar atento e infi…
O público dos toiros...
O público dos toiros A extrema-esquerda veio agora e em bicos dos pés solicitar ao governo para decretar a proibição da entrada de crianças nas touradas. Ora isso tem a ver com a educação infantil e quem educa deve ser…
"Vento maldito...") Otros versos hermosos de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Vento maldito No pátio das quadrilhas, olhar atento Receoso com súplicas murmuradas Desejosas de fazer parar o vento Profundo silêncio. Orações rezadas Bandeiras flutuando, que tormento Anseio de “Que Deus reparta sorte…
Toiros em Azpeitia
Toiros em Azpeita H oje realizou-se uma corrida de toiros na bonita e bem cuidada Praça de Azpeita – País Basco – que foi transmitida em directo pelo “Canal Toros” que assim vai mostrando a tauromaquia em outras regiõe…
Cartaz de Santander
Cartaz de Santander Não é só em Portugal que se fazem alguns cartazes à pressa e sem ter o cuidado de completar as datas. Este cartaz da Praça de Santander, terá um significado especial para muitos aficionados mas també…
Toiros em Santander
Toiros em Santander Apontamento taurino sobre a intervenção da “alcadesa de Santander” Gema Igual, aquando da apresentação das corridas da Feira de Santiago em 2022, demonstrando estar acima, muita acima, do que agora s…
A amnésia dos deveres
A amnésia dos deveres Uma coisa é gostar dos animais e trata-los como tal. Outra coisa é ser animalista. O animalismo é por si mesmo pouco inteligente, o que quer dizer que é o oposto do pensamento e, portanto, uma form…
Garraiada da Escola Agrícola de Évora – 1964
Garraiada da Escola Agrícola de Évora – 1964 Aqui está uma fotografia (Artex-Foto) que documenta um dos aspectos das Festas da Escola de Regentes Agrícolas de Évora: a Garraiada. Nesses tempos as academias não tinham e…
"Rejoneio". Un artículo -para enriquecer el debate- de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Hermoso de Mendoza, Pablo Rejoneio Não aprecio as corridas de rejoneio em Espanha não obstante ter visto algumas, mas fico sempre a querer comparar esse tipo de lide com a nossa arte de tourear a cavalo e raramente me e…
As notícias...
As notícias... De Pamplona a TVE e a RTP só mostram imagens dos “encierros”. Recomendadas como estão pelos animalistas anti-taurinos, nem uma notícia sobre a corrida de ontem, que terminou com enormes ovações do povo q…
Sentido reconocimiento de la Tertúlia Tauromáquica Eborense al diestro Álvaro de la Calle
Álvaro, en uso de la palabra, en el acto celebrado en Évora "Es triste que fuera así, por el percance de un compañero, pero para eso estaba allí. Siempre salgo mentalizado a que puede pasar algo así, y por eso en …
"A las cinco de la tarde..." ) Evocación de Peralta Godinho e Cunha
A las cinco de la tarde Las heridas quemaban como soles a las cinco de la tarde. Y el gentio rompia las ventanas a las cinco de la tarde. Ay, qué terribles cinco de la tarde! Eran las cinco en todos los relojes! Eran l…
Apontamentos de Manuel Peralta Godinho e Cunha) Évora - numa homenagem à memória de João Pedro Oliveira
Fotos : Rosa Martins Texto : Manuel Peralta Godinho e Cunha Gostei da Corrida de Toiros que se realizou ontem na Arena d’Évora, de Homenagem Póstuma ao antigo Cabo do grupo de Forcados Amadores de Évora João Pedro Olive…
A Música e a Tauromaquia portuguesa
A música e a tauromaquia portuguesa Nesta foto de 11 de Outubro de 1942, na Praça de Toiros de Santarém, onde se reconhecem os forcados Dom Fernando de Mascarenhas, Joaquim Abreu, José Abreu Alpoim, Francisco Estevam To…
El homenaje de Peralta Godinho e Cunha al fallecido Evaristo Cutileiro
Manuel Peralta Godinho e Cunha ha divulgado hoy una foto de su importante archivo, foto Figueiredo, como homenaje al fallecido hace unas horas y legendario forcado Evaristo Cutileiro, fallecimiento del que dimos cuenta …
Pontevedra
Aqui está um cartaz de bom gosto, datado, lindo e que ficará bem exposto em qualquer tertúlia tauromáquica. Um bom contraste com uns outros que por aí aparecem, sem data, de mau gosto artístico e promovidos por empresas…
Recuerdos) Grupo de Forcados da Escola de Regentes Agrícolas de Évora
Grupo de Forcados da Escola de Regentes Agrícolas de Évora Garraiada da Escola em 10 de Maio de 1964 José Manuel Martins de Sousa (cabo – Amadores de Montemor)), João Manuel Aleixo Vacas de Carvalho (Amadores de Montemo…
A pega de caras
A pega de caras "O homem que for para a cara de um toiro fará o que para muitos é considerado temeridade e para nós portugueses apenas uma pega de caras." ---- Victoriano Braga (1888-1940) - Grande aficionado…
Forcados Amadores das Caldas da Rainha
Tem a revista Novo Burladero vindo a colocar fotos de pegas e forcados, legendadas pelos próprios numa iniciativa interessante que dá ao leitor a possibilidade de ter conhecimento do que se passou no interior dos Grupos…
Ovações
Em 5 dias – de 4 a 8 de Junho de 2014 – tive a satisfação de ver e ouvir duas enormes ovações, com o público de pé aplaudindo em Praças de Toiros: Uma, em Las Ventas (Madrid), em 4 de Junho, quando Sua Majestade o rei D…
Diamantino Vizeu, o 1º. matador de toiros português
Diamantino Vizeu Antes de Diamantino Vizeu, os toureiros a pé em Portugal eram só bandarilheiros e nunca algum se atreveu a sonhar ser matador de toiros. Num país onde a tradição é o toureio a cavalo e a pega, num perío…
Faz hoje 41 anos : Corrida de toiros a favor do Centro de Alcoitão
Faz hoje 41 anos : Corrida de toiros a favor do Centro de Alcoitão O saudoso fotógrafo taurino Alberto Figueiredo registou na corrida de 27 de Maio de 1973 esta excelente foto do cavaleiro João Branco Núncio – na comemo…
Há exactamente 55 anos) Madrid – 26 de Maio de 1967
Há exactamente 55 anos. Madrid – 26 de Maio de 1967. Curro Romero, Paco Camino e Diedo Puerta saíram em ombros pela porta Grande de Las Ventas, no final de uma corrida histórica. Porém, no dia anterior Curro Romero foi …
Então Madrid?
“A los energúmenos que lanzaron almohadillas con el toro vivo, decirles que se han equivocado de lugar. La Fiesta es un rito diferente, caracterizado por el respeto a la liturgia, a la muerte del toro y la educación. MÁ…
Forcados Amadores em México
Forcados Amadores em México. Aqui está um cartaz de uma corrida que se irá realizar em 18 de Junho de 2022 e que é uma extensão da portugalidade em terras mexicanas e a prova que as actuações de forcados portugueses cr…
Madrid – O desembaraço de Florentino Fernández “Florito”
Madrid – 21 de Maio de 2022 Com toiros de Ventana del Puerto, Domingo Hernandez, Adolfo Martín, José Vázquez, Conde de Mayalde e Victorino del Rio e poucos detalhes toureiros, ficou na memória dos aficionados o desemba…
Madrid – 19 de Maio de 2022
Expectativa na Praça de Las Ventas cheia, cujo público deve ter saído triste com fraco contributo dos toiros de Victoriano del Rio, mansos e desencastados. O veterano José María Manzanares teve o pior lote de toiros. Ma…
En relación con "as cortesias"...
D urante as cortesias e na generalidade dos Grupos de Forcados, os mais novos dão a direita aos mais antigos sendo o primeiro da direita ocupado pelo cabo. Assim, dos elementos em cortesias, o forcado mais novo coloca-s…
Matador espontâneo (18 de Maio de 1968)
Matador espontâneo)18 de Maio de 1968 Faz hoje precisamente 52 anos que na Praça de Las Ventas, em Madrid, quando El Cordobés lidava um toiro, saltou à arena e como espontâneo o matador de toiros Miguel Mateo “Miguelín”…
Pablo Hermoso de Mendoza, um Senhor do Toureio a Cavalo
Pablo Hermoso de Mendoza tem dito que aprendeu muito com os cavaleiros portugueses e, na realidade, o seu toureio afasta-se muito do tal rejoneio, tipo circo, da maioria dos rejoneadores espanhóis. Mas se recebeu ensina…
Oportunidade e Reconhecimento
Oportunidade e Reconhecimento Em tauromaquia reconhecimento empresarial não é muito frequente a não ser que o retorno na bilheteira seja mais do que previsível ou troca de favores entre empresas. O cartel para a corrida…
Madrid – 12.05.2022
Madrid – 12.05.2022 Quem se coloca sereno e com arte em frente de um toiro deve ter o respeito do público e esse respeito deve ser redobrado quando é alguém que volta às arenas depois de grave colhida. Assim, aconteceu …
Cervejas a mais...
Cervejas a mais Na revista Novo Burladero de Maio de 2022, no sábio editorial de João Queroz, há a seguinte referência: “malta jovem que entra e sai da praça constantemente para se ir abastecer de imperiais e molha tod…
Evocação) João Ribeiro Belo
Por Manuel Peralta Godinho e Cunha) Quando um grupo de forcados tem um elemento que se entende e se sente bem em frente dos toiros difíceis, mansos e que escabeceiam encostados às tábuas e quando investem é só para se d…
"Haja toiros" ) Otra vez la poética visión de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Haja toiros Haja toiros no campo. Toiros fortes e nobres Nos verdes prados e também nas terras pobres Onde a bravura se destaque, haja toiros de combate Negros e de outras cores, mui fortes de assustar Haja toiros nas …
"Bandarilhas") Otros versos brillantes de Peralta Godinho e Cunha
Bandarilhas Sereno na arena, manda retirar a quadrilha Bandarilhas lindas de cores brilhantes Vermelho e verde, cores saltitantes Melodia na praça, música de toiros Música de acordes fortes e sonantes Olhos nos olhos …
"Capote de toureio", otra aportación brillante de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Nuestro admirado amigo, Manuel Peralta Godinho e Cunha, vuelve a sorprendernos y a emocionarnos en su acendrada torería. En su entrañable "Partebilhas", en esta TRIBUNA da TAUROMAQUIA, en donde le plazca -que …
Una foto con muy notable historia...
Redondo – 11 de Agosto de 1963 Na estreia do Grupo de Forcados Amadores de Évora O cavaleiro José Mestre Batista com os forcados João Nunes Patinhas e Dom João Mário de Saldanha O primeiro toiro pegado na corrida da fu…
Parar, mandar e templar
Belmonte em 1912 acabou com o mito que o toiro tinha o seu terreno e o toureiro outro. Com a ideia muito enraizada de que o toiro vinha e que o toureiro tinha que se afastar - em termos taurinos: “se tirar” - porque s…
19 de Abril de 1908...
19 de Abril de 1908 Apresenta-se pela primeira vez em público, como bezerrista e com 13 anos de idade, José Gómez Ortega, que ficou conhecido para o historial do toureio como “Joselito”. Recebeu a alternativa de matador…
O brinde em Sevilha
Ontem em Sevilha, durante a lide do segundo toiro de Morante de la Puebla, a Infanta Elena de Borbón y Grecia – Duquesa de Lugo – levantou-se a agradecer e em respeito por alguém que na arena arriscava a vida e que reso…
"Despedida do Forcado", un emotivo poema de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Esta semana, nuestro querido amigo, muy admirado amigo, taurino de pro, Manuel Peralta Godinho e Cunha, nos sorprende -otra vez más- con un poema magnífico, de su autoría... Despedida do Forcado Quando o clarim soa E pa…
"Belas Artes") Un apunte oportuno de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Belas Artes Para apreciar o toureio é necessário saber e ter muita sensibilidade. Alguns, por desconhecimento da tauromaquia e completa falta de sensibilidade, não só não gostam mas o antagonizam. Para tourear é neces…
Sobre forcados y grandes tardes) Un poema inolvidable de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Poema que compuso en su día nuestro admirado amigo y enorme taurino que es Manuel Peralta Godinho y Cunha... F oi depois da corrida que se realizou em Reguengos de Monsaraz em 15 de Agosto de 1978, por João Nunes Patinh…
Quem se lembra desta revista tauromáquica?
Manuel Peralta Godinho e Cunha Quem se lembra desta revista tauromáquica? A revista "El Ruedo" foi referência muito importante na imprensa taurina espanhola, tendo começado como suplemento do diário desportivo…
Quantos são?
Quantos são? Por MANUEL PERALTA GODINHO e CUNHA A revista Novo Burladero deste mês de Fevereiro tem, entre outros artigos de enorme importância, uma excelente reflexão de Carlos Martins com o título “O meu bebé chama-se…
Uma triste opinião
Uma triste opinião Por Manuel Peralta Godinho e Cunha - ( "Partebilhas" José Rodrigues dos Santos (na foto), locutor da televisão portuguesa, na entrevista que lhe fizeram recentemente para a divulgação …
"O valor redobrado", um apontamento de Manuel Peralta
Por Manuel Peralta Godinho e Cunha Q uando alguém se coloca serenamente em frente de um toiro de lide, tem que se dar grande valor. Se for a cavalo é mais difícil porque tem que transmitir à montada essa serenidade e m…
Apunte) Toiros nos Açores
Por Manuel Peralta Godinho e Cunha A Festa Brava tem uma expressão muito forte nos Açores, nomeadamente na Ilha Terceira, mas também na Ilha Graciosa, onde a sua Praça de Toiros no Monte d’Ajuda foi construída na crate…
"Os derrotados", otro interesante análisis de Manuel Peralta Godinho e Cunha
Os derrotados Por Manuel Peralta Godinho e Cunha A Câmara Municipal de Lisboa teve uma mudança na noite de 26 Setembro de 2021 após o conhecimento dos resultados das eleições autárquicas. Gerir uma Câmara Municipal de u…
Sobre las denominaciones taurinas en la Fiesta a la portuguesa
Denominações taurinas Por Manuel Peralta Godinho e Cunha Os “rejoneadores” não deveriam ser apresentados em Portugal como tal mas sim como “cavaleiros”, por não ser permitido no nosso país o uso de “rojões” mas sim ferr…
Cultura e Conhecimento
Por Manuel Peralta Godinho e Cunha As buscas apressadas na internet – Google – podem dar conhecimento. Cultura é outra coisa. Para ser culto é, também, necessário estudar e conhecer a História. O conhecimento não é sufi…
Cartazes do Campo Pequeno : "proibido filmar"
Por Manuel Peralta Godinho e Cunha. Os aficionados mais velhos talvez se recordem que os cartazes das corridas de toiros no tempo anterior à gestão de Manuel dos Santos tinham a seguinte informação : “Esta corrida não …