Sobre los celebrados artículos y versos taurinos de Manuel Peralta Godinho e Cunha

Los celebrados artículos y versos del escritor taurino Manuel Peralta Godinho e Cunha puedes leerlos en su blog personal "Partebilhas", al que puedes acceder pulsando aquí. Pero también puedes leerlos aquí, como sabes, en la tribuna da tauromaquia, donde Peralta Godinho e Cunha tiene incluso, con su nombre, su propia sección, donde van siempre archivados los sucesivos artículos, ensayos y versos que va dando a la luz.

En el apartado de secciones de la tribuna da tauromaquia, no tienes más que pulsar en donde dice "PERALTA GODINHO" y se abrirá una página en donde aparecerán todos los celebrados trabajos de nuestro admirado amigo y gran taurino. Si lo haces en estos momentos, el resultado es el que sigue : pulsando sobre cada titular se abrirá el artículo al completo.

PERALTA GODINHO (Archivo)


Setembro de 1963

Setembro de 1963 Há muitos anos num oito de Setembro Numa bela tourada que me lembro Na praça de Vila Viçosa e muito calor Toureiros valentes e pegas com valor Toiros de Castro cheios de fama Ganadaria antiga que não en…

Do silêncio aos aplausos

Do silêncio aos aplausos O cite na pega deve estar envolvido Num silêncio absoluto e percebido Forcados na arena e respeito do público O silêncio dos silêncios em momento único Quem na praça se destaca a troco de nada N…

Quando...

Quando Dou comigo a pensar que isto de ir aos toiros Pode ser entretimento de negros, brancos e loiros De muita gente diferente, de muitos locais e raças De variegadas pessoas que entram nas praças Um ou outro distraído…

Maria da Fonte : querem retirar-te das touradas...

Maria da Fonte Maria da Fonte querem retirar-te das touradas Tu que resististe, que conseguiste ser a voz do povo Em tempos distantes, tempos de outras revoluções Tempos antigos de distúrbios e grandes convulsões Ficou …

Peralta Godinho e Cunha) "Não vi e vejo"

Não vi e vejo Não vi “Paquiro”, o Francisco Montes, lidar com grande alma Que ao toureio deu a “Arte de Montes” serenidade e calma O que organizou as quadrilhas sob a sua direcção extrema Que matava a receber como Pedro…

"Em Setembro", por Manuel Peralta Godinho e Cunha

Em Setembro Em Setembro vou por aí fora, à Feira da Luz E sem demora à praça de toiros de Montemor Porque supus e desejo olhar na arena em redor Para ver o António Pena Monteiro o primeiro Que muitos dizem ser o último…

Forcados) "Recordando"

Recordando Eis aqui alguns cabos de forcados de maior evidência De Santarém conhecido e dos que teve maior essência Da ética do forcado amador com seriedade e valor Ricardo Rhodes Sérgio, dos cernelheiros o primeiro. Jo…

Lance à Verónica

Lance à Verónica A Espanha ficou com a morte de Carlos segundo Perdida de ideias em desgosto bem profundo Sem Rei, apareceu um francês descendente Envolvendo-se em lutas com outro pretendente Guerra civil sangrenta com …

Versos a Joselito... por Manuel Peralta Godinho e Cunha

Joselito De Sevilha toureira, linda, cidade de luzes De luzes brilhantes nos trajes de tourear Das cores, da música, do cite de encantar Filho de “El Gallo” um toureiro de valor Irmão do “divino calvo”, o toureador Bo…

O público dos toiros...

O público dos toiros A extrema-esquerda veio agora e em bicos dos pés solicitar ao governo para decretar a proibição da entrada de crianças nas touradas. Ora isso tem a ver com a educação infantil e quem educa deve ser…

Toiros em Azpeitia

Toiros em Azpeita H oje realizou-se uma corrida de toiros na bonita e bem cuidada Praça de Azpeita – País Basco – que foi transmitida em directo pelo “Canal Toros” que assim vai mostrando a tauromaquia em outras regiõe…

Cartaz de Santander

Cartaz de Santander Não é só em Portugal que se fazem alguns cartazes à pressa e sem ter o cuidado de completar as datas. Este cartaz da Praça de Santander, terá um significado especial para muitos aficionados mas també…

Toiros em Santander

Toiros em Santander Apontamento taurino sobre a intervenção da “alcadesa de Santander” Gema Igual, aquando da apresentação das corridas da Feira de Santiago em 2022, demonstrando estar acima, muita acima, do que agora s…

A amnésia dos deveres

A amnésia dos deveres Uma coisa é gostar dos animais e trata-los como tal. Outra coisa é ser animalista. O animalismo é por si mesmo pouco inteligente, o que quer dizer que é o oposto do pensamento e, portanto, uma form…

Garraiada da Escola Agrícola de Évora – 1964

Garraiada da Escola Agrícola de Évora – 1964 Aqui está uma fotografia (Artex-Foto) que documenta um dos aspectos das Festas da Escola de Regentes Agrícolas de Évora: a Garraiada. Nesses tempos as academias não tinham e…

As notícias...

As notícias... De Pamplona a TVE e a RTP só mostram imagens dos “encierros”. Recomendadas como estão pelos animalistas anti-taurinos, nem uma notícia sobre a corrida de ontem, que terminou com enormes ovações do povo q…

A Música e a Tauromaquia portuguesa

A música e a tauromaquia portuguesa Nesta foto de 11 de Outubro de 1942, na Praça de Toiros de Santarém, onde se reconhecem os forcados Dom Fernando de Mascarenhas, Joaquim Abreu, José Abreu Alpoim, Francisco Estevam To…

Pontevedra

Aqui está um cartaz de bom gosto, datado, lindo e que ficará bem exposto em qualquer tertúlia tauromáquica. Um bom contraste com uns outros que por aí aparecem, sem data, de mau gosto artístico e promovidos por empresas…

A pega de caras

A pega de caras "O homem que for para a cara de um toiro fará o que para muitos é considerado temeridade e para nós portugueses apenas uma pega de caras." ---- Victoriano Braga (1888-1940) - Grande aficionado…

Forcados Amadores das Caldas da Rainha

Tem a revista Novo Burladero vindo a colocar fotos de pegas e forcados, legendadas pelos próprios numa iniciativa interessante que dá ao leitor a possibilidade de ter conhecimento do que se passou no interior dos Grupos…

Ovações

Em 5 dias – de 4 a 8 de Junho de 2014 – tive a satisfação de ver e ouvir duas enormes ovações, com o público de pé aplaudindo em Praças de Toiros: Uma, em Las Ventas (Madrid), em 4 de Junho, quando Sua Majestade o rei D…

Diamantino Vizeu, o 1º. matador de toiros português

Diamantino Vizeu Antes de Diamantino Vizeu, os toureiros a pé em Portugal eram só bandarilheiros e nunca algum se atreveu a sonhar ser matador de toiros. Num país onde a tradição é o toureio a cavalo e a pega, num perío…

Há exactamente 55 anos) Madrid – 26 de Maio de 1967

Há exactamente 55 anos. Madrid – 26 de Maio de 1967. Curro Romero, Paco Camino e Diedo Puerta saíram em ombros pela porta Grande de Las Ventas, no final de uma corrida histórica. Porém, no dia anterior Curro Romero foi …

Então Madrid?

“A los energúmenos que lanzaron almohadillas con el toro vivo, decirles que se han equivocado de lugar. La Fiesta es un rito diferente, caracterizado por el respeto a la liturgia, a la muerte del toro y la educación. MÁ…

Forcados Amadores em México

Forcados Amadores em México. Aqui está um cartaz de uma corrida que se irá realizar em 18 de Junho de 2022 e que é uma extensão da portugalidade em terras mexicanas e a prova que as actuações de forcados portugueses cr…

Madrid – 19 de Maio de 2022

Expectativa na Praça de Las Ventas cheia, cujo público deve ter saído triste com fraco contributo dos toiros de Victoriano del Rio, mansos e desencastados. O veterano José María Manzanares teve o pior lote de toiros. Ma…

En relación con "as cortesias"...

D urante as cortesias e na generalidade dos Grupos de Forcados, os mais novos dão a direita aos mais antigos sendo o primeiro da direita ocupado pelo cabo. Assim, dos elementos em cortesias, o forcado mais novo coloca-s…

Matador espontâneo (18 de Maio de 1968)

Matador espontâneo)18 de Maio de 1968 Faz hoje precisamente 52 anos que na Praça de Las Ventas, em Madrid, quando El Cordobés lidava um toiro, saltou à arena e como espontâneo o matador de toiros Miguel Mateo “Miguelín”…

Pablo Hermoso de Mendoza, um Senhor do Toureio a Cavalo

Pablo Hermoso de Mendoza tem dito que aprendeu muito com os cavaleiros portugueses e, na realidade, o seu toureio afasta-se muito do tal rejoneio, tipo circo, da maioria dos rejoneadores espanhóis. Mas se recebeu ensina…

Oportunidade e Reconhecimento

Oportunidade e Reconhecimento Em tauromaquia reconhecimento empresarial não é muito frequente a não ser que o retorno na bilheteira seja mais do que previsível ou troca de favores entre empresas. O cartel para a corrida…

Madrid – 12.05.2022

Madrid – 12.05.2022 Quem se coloca sereno e com arte em frente de um toiro deve ter o respeito do público e esse respeito deve ser redobrado quando é alguém que volta às arenas depois de grave colhida. Assim, aconteceu …

Cervejas a mais...

Cervejas a mais Na revista Novo Burladero de Maio de 2022, no sábio editorial de João Queroz, há a seguinte referência: “malta jovem que entra e sai da praça constantemente para se ir abastecer de imperiais e molha tod…

Evocação) João Ribeiro Belo

Por Manuel Peralta Godinho e Cunha) Quando um grupo de forcados tem um elemento que se entende e se sente bem em frente dos toiros difíceis, mansos e que escabeceiam encostados às tábuas e quando investem é só para se d…

Una foto con muy notable historia...

Redondo – 11 de Agosto de 1963 Na estreia do Grupo de Forcados Amadores de Évora O cavaleiro José Mestre Batista com os forcados João Nunes Patinhas e Dom João Mário de Saldanha O primeiro toiro pegado na corrida da fu…

Parar, mandar e templar

Belmonte em 1912 acabou com o mito que o toiro tinha o seu terreno e o toureiro outro. Com a ideia muito enraizada de que o toiro vinha e que o toureiro tinha que se afastar - em termos taurinos: “se tirar” - porque s…

19 de Abril de 1908...

19 de Abril de 1908 Apresenta-se pela primeira vez em público, como bezerrista e com 13 anos de idade, José Gómez Ortega, que ficou conhecido para o historial do toureio como “Joselito”. Recebeu a alternativa de matador…

O brinde em Sevilha

Ontem em Sevilha, durante a lide do segundo toiro de Morante de la Puebla, a Infanta Elena de Borbón y Grecia – Duquesa de Lugo – levantou-se a agradecer e em respeito por alguém que na arena arriscava a vida e que reso…

Quem se lembra desta revista tauromáquica?

Manuel Peralta Godinho e Cunha Quem se lembra desta revista tauromáquica? A revista "El Ruedo" foi referência muito importante na imprensa taurina espanhola, tendo começado como suplemento do diário desportivo…

Quantos são?

Quantos são? Por MANUEL PERALTA GODINHO e CUNHA A revista Novo Burladero deste mês de Fevereiro tem, entre outros artigos de enorme importância, uma excelente reflexão de Carlos Martins com o título “O meu bebé chama-se…

Uma triste opinião

Uma triste opinião Por Manuel Peralta Godinho e Cunha - ( "Partebilhas"   José Rodrigues dos Santos (na foto), locutor da televisão portuguesa, na entrevista que lhe fizeram recentemente para a divulgação …

"O valor redobrado", um apontamento de Manuel Peralta

Por  Manuel Peralta Godinho e Cunha Q uando alguém se coloca serenamente em frente de um toiro de lide, tem que se dar grande valor. Se for a cavalo é mais difícil porque tem que transmitir à montada essa serenidade e m…

Apunte) Toiros nos Açores

Por Manuel Peralta Godinho e Cunha A Festa Brava tem uma expressão muito forte nos Açores, nomeadamente na Ilha Terceira, mas também na Ilha Graciosa, onde a sua Praça de Toiros no Monte d’Ajuda foi construída na crate…

Cultura e Conhecimento

Por Manuel Peralta Godinho e Cunha As buscas apressadas na internet – Google – podem dar conhecimento. Cultura é outra coisa. Para ser culto é, também, necessário estudar e conhecer a História. O conhecimento não é sufi…

Cartazes do Campo Pequeno : "proibido filmar"

Por Manuel Peralta Godinho e Cunha. Os aficionados mais velhos talvez se recordem que os cartazes das corridas de toiros no tempo anterior à gestão de Manuel dos Santos tinham a seguinte informação : “Esta corrida não …

Eso es todo
Artículo Anterior Artículo Siguiente