A las cinco de la tarde

Las heridas quemaban como soles
a las cinco de la tarde.
Y el gentio rompia las ventanas
a las cinco de la tarde.
Ay, qué terribles cinco de la tarde!
Eran las cinco en todos los relojes!
Eran las cinco en sombra de la tarde!

Federico García Lorca
“Llanto por Ignacio Sánchez Mejías" - "La Cogida y la Muerte"

.......

Manuel Peralta Godinho e Cunha)

No próximo dia 18 de Agosto passam 86 anos sobre a morte do poeta espanhol Federico García Lorca e um dos seus poemas mais célebres “Llanto por Ignacio Sánchez Mejías” foi dedicado a este seu amigo – matador de toiros – colhido de morte em 11 de Agosto de 1934 na Praça de Toiros de Manzanares.

Para essa tarde estava anunciada uma corrida de 8 toiros da ganadaria de Ayala Hermanos, para o cavaleiro português Simão da Veiga e para os matadores Domingo Ortega, Fermín Espinosa “Armellita” e Alfredo Corrochano (o filho do famoso crítico tauromáquico).

Por impossibilidade de comparência de “Armellita” – por ter sofrido um acidente de automóvel – a empresa contactou o matador Ignacio Sánchez Mejías, que nesse ano acabava de reaparecer a tourear depois da sua retirada em 1927.

O primeiro toiro para a lide a pé, com o nome de "Granadito", acometeu com violência quando Ignacio iniciava a faena, sentado no estribo da trincheira, e deu-lhe uma cornada contra as tábuas.
O matador, ferido de morte, foi para a enfermaria e recusou ser aí operado. Seguiu de ambulância para Madrid e faleceu em 13 de Agosto de 1934.

Miguel Hernández, Rafael Alberti e todos os poetas do seu tempo honraram a sua memória com diversos poemas, nomeadamente Federico García Lorca em “Llanto por Ignacio Sánchez Mejías – La Cogida y la Muerte”.

------

A foto de Ignacio Sánchez Mejías – matador de toiros, dramaturgo, conferencista e poeta :