Toiros em Azpeita


Hoje realizou-se uma corrida de toiros na bonita e bem cuidada Praça de Azpeita – País Basco – que foi transmitida em directo pelo “Canal Toros” que assim vai mostrando a tauromaquia em outras regiões de Espanha, para além das grandes Feiras Taurinas de Sevilha, Madrid ou Pamplona.
A Praça de Azpeita é de terceira categoria mas gerida com muita “afición” e com detalhes taurinos muito interessantes, como é o caso das bandarilhas serem coloridas com as cores das divisas das respectivas ganadarias.
Muito próximo desta Praça de Toiros está situado o Convento das Servas de Maria onde, de algumas janelas, se pode ver a arena. Ora acontece que se abrem janelas do convento quando começa o “paseillo”a que algumas “monjas” assistem e depois as janelas são encerradas, provavelmente porque as “monjas” terão que cumprir as suas obrigações de culto e só se vêem novamente as janelas abertas, com estas especiais espectadoras, quase no final da corrida.
Na Península Ibérica e no sul de França os espectáculos de toiros sempre estiveram ligados à Igreja Católica e são muitos os festejos anuais com nomes religiosos, como é o caso da Feira Taurina de Azpeita que é apadrinhada por Santo Inácio, de Pamplona por São Firmino, etc.
Portanto não há qualquer incompatibilidade entre a Igreja Católica e a tauromaquia e pode ver-se essa curiosa similaridade que João Marafuga faz no seu livro “Defesa da Festa Brava” donde retirei esta frase:
“Não haveria qualquer ofensa à Fé Cristã se víssemos na alma da Corrida de Toiros uma extensão do sacrifício de Jesus Cristo na Cruz.”
Assim, fazem as “monjas” muito bem em verem, lá de cima do Convento, alguns pormenores taurinos.

Manuel Peralta Godinho e Cunha
Julho de 2022