Texto de FERNANDA MARIA MOUZINHO - --------- J á houve tempos em que a monda era feita por ranchos de gente que, com um sacho pequeno, i...
![]() |
Texto de FERNANDA MARIA MOUZINHO -
---------
Da mesma forma que é vital eliminar as ervas nocivas das sementeiras, também precisamos encontrar forma de controlar alguns espécimes que agem como infestantes.
Tal como na monda de outros tempos era usado um sachinho pequeno para retirar o que era mau sem danificar o que era bom, também nestes casos de ação criminosa teremos que encontrar um qualquer sacho que os faça pagar pelos seus actos sem prejudicar o que está certo.
Este criminoso está acusado em vários países, já é conhecido das autoridades, já conhece meia dúzia de juizes a quem foi apresentado no dia seguinte aos actos criminosos, mas, espantem-se, continua a entrar nas Praças de Touros e continua a repetir a façanha criminosa. Assim não vamos lá.
Sabemos que este, e outros do género, são activistas muito bem pagos e até desconfiamos por quem, e não somos ingénuos ao ponto de acreditar que só os move essa dita luta por um suposto bem estar animal. Se a questão fosse só o bem estar da bicharada tinha uns quantos sítios para lhe recomendar uma visita…
Sabemos que, este e tantos outros, estão protegidos por “poderes” e por isso nunca pagam pelos sucessivos crimes que cometem.
Sabemos que, nem este nem outros como ele, nos vão moldar o gosto ou mudar o pensar.
Mas também sabemos que vamos ganhando uma certa revolta por esta agressão à nossa identidade cultural onde somos rotulados de criminosos e os que realmente cometem os crimes ficam impunes.
Tal como a monda livra as sementeiras das infestantes, também os aficionados precisamos de um qualquer sacho que nos livre destes exemplares de ditadores que vivem sem produzir e insultam quem produz….
Fernanda Maria Mouzinho
25-8-2023