El caballo que se fue al suelo con el cavaleiro Rouxinol Jr. cuando probaron el estado del ruedo de Vila Franca. Las manchas de barro en el costado del equino tras la aparatosa caída. Foto de F. Romeiras, divulgada por los tres cavaleiros juntamente con su comunicado

Comunicado
Na sequência do cancelamento da corrida de toiros desta tarde em Vila Franca de Xira, na qual estávamos anunciados, vimos por este meio esclarecer o seguinte:
1 – Desde o início das contratações, tanto a empresa como os artistas demonstraram um enorme entusiasmo e um empenho conjunto na concretização do espetáculo. No entanto, logo após o sorteio, foi removida a lona que cobria a arena nos últimos dias, com o objetivo de proteger o piso da chuva. De imediato, todos os presentes, puderam constatar que o solo se encontrava excessivamente empapado, tornando-se extremamente escorregadio e imprevisível. Ainda assim, os próprios artistas, com a melhor das intenções, colaboraram ativamente com a empresa na tentativa de melhorar as condições da arena, com vista a viabilizar a realização do espetáculo.
2 – Após uma saudável troca de ideias e soluções, ficou acordado entre artistas e diretor de corrida, que pelas 15h, o piso seria testado, para poder avaliar de forma prática, as condições em que este se encontrava. O cavaleiro Luís Rouxinol Jr ofereceu-se de bom grado para testar seriamente o piso, montando um dos seus cavalos. Logo após apertar o galope e dobrar-se com a montada, no imediato sofreu uma aparatosa queda - como se pode comprovar através da fotografia tirada no local. Nesse momento, ficou ainda mais claro para todos os indivíduos que presenciaram este incidente, que não estavam reunidas as mínimas condições para a realização do espetáculo e para oferecer aos sérios aficionados da Palha Blanco, um espetáculo íntegro e digno.
3 - Qualquer um dos três artistas anunciados, disponibilizou-se de imediato, a tourear os mesmos seis toiros, respeitando o sorteio realizado na manhã de hoje, dia 04/05/2025, numa data futura, em que estejam reunidas as condições para realização de um espetáculo tauromáquico à altura de uma praça com esta categoria.
4 - Na qualidade de toureiros e de homens, somos os primeiros a deixar claro que Vila Franca de Xira e os seus aficionados merecem todo e o maior do nosso respeito. Reforçamos por isso, que estamos - e sempre estivemos - totalmente disponíveis para reagendar esta corrida na data que for considerada mais conveniente. Nesse sentido repudiamos firmemente qualquer tentativa de colocar em causa o bom nome dos três intervenientes, através de calúnias e difamações.
De salientar que tudo isto foi supervisionado pelo diretor de corrida .
Qualquer outra argumentação apresentada, venha de quem vier, é absolutamente FALSA.
Sem mais a acrescentar, queremos deixar claro aos aficionados, ao público de Vila Franca de Xira e à empresa, que estamos não só disponíveis, como extremamente empenhados em concretizar esta extraordinária corrida de toiros. Contudo, não podemos aceitar que, em momento algum, sejam postos em causa princípios que para nós são inegociáveis: a verdade, a dignidade e a integridade da tauromaquia!
Os toureiros,
Luís Rouxinol Jr
Joaquim Brito Paes
António Ribeiro Telles Filho

Esta weblog de www.tribunadatauromaquia.com y su versión periódica en PDF (en apariencia de revista-suplemento) son un todo. A todo puede accederse a través de este site. No olvide : click en las imágenes y textos capturados para ver más grandes y también para leer mejor las capturas de pantalla que presentemos.