Opinião : “A arena é da Festa dos Toiros não dos Partidos”
rbtribuna

No passado dia 1 de maio, na tradicional corrida de toiros integrada na Ovibeja, fui surpreendido por uma imagem que, honestamente, nunca pensei presenciar numa arena: um cavaleiro de alternativa a dar a volta à arena envergando, às costas, uma camisola de um partido político. Num momento em que se agradecem os aplausos do público e se presta tributo à arte equestre e tauromáquica, foi a política partidária que se sobrepôs à solenidade da ocasião.
É certo que cada um, na sua vida privada, tem plena liberdade para manifestar as suas opções ideológicas. Mas dentro da praça, onde se exige respeito pela tradição, pelo público e pela própria casaca que se enverga, a neutralidade deve imperar. A arena não é um palanque. O que se passou foi um aproveitamento indevido de um espaço cultural e simbólico, transformando um momento de comunhão e arte num gesto de propaganda.
Este episódio é mais do que uma quebra de etiqueta — é uma afronta ao espírito da festa brava e ao público que paga bilhete para assistir a um espetáculo, não a um comício. Que fique o alerta: a dignidade da tauromaquia não pode ser usada como pano de fundo para campanhas eleitorais. A política que se faça cá fora.
Texto y foto in "Naturales"
Por Vítor Besugo
LINK : CLICK AQUÍ
Esta weblog de www.tribunadatauromaquia.com y su versión periódica en PDF (en apariencia de revista-suplemento) son un todo. A todo puede accederse a través de este site. No olvide : click en las imágenes y textos capturados para ver más grandes y también para leer mejor las capturas de pantalla que presentemos.