Hace ahora un año, un 24 de abril de 2022, nuestra estimada amiga y colaboradora -con sus tan oportunos apuntes taurinos y no taurinos- en la TRIBUNA da TAUROMAQUIA, Fernanda Maria Branco Mouzinho, escribía esto que sigue. Lean atentamente :
A temporada de 2017 ficou marcada pela morte de dois Forcados, (Pedro Primo e Fernando Quintela), o que deixa sempre os aficionados em geral -e pessoal do socorro em especial- num redobrado estado de alerta. Obviamente sempre que há uma queda, uma colhida, um procedimento menos conseguido causam apreensão e receio das consequências, mas quando num passado recente há episódios fatais então todos estamos mais alerta, mais suscetíveis e as equipas que prestam socorro não deixam os mais mínimo detalhe ao acaso.
Hoje, quando tentava fotografar uma jaqueta que sofreu um desses percalços no final da temporada de 2017, tinha, sem me dar conta, o Forcado que a envergou, João Mesquita, do Grupo de Coruche, nas minhas costas a observar-me. Claro que acabámos a falar do acontecido nessa Corrida em Sobral de Monte Agraço onde o touro lhe meteu um corno por dentro da cinta e lhe deu voltas suficientes para deixar todos os que assistiam a pensar o pior. O moço esteve sempre consciente mas uma lesão acima do olho não o deixava ver tudo com clareza. Obviamente esteve imobilizado até se poder confirmar o grau das lesões… e isso sim lhe causou o maior drama!! Para efectuar os devidos procedimentos era preciso cortar a jaqueta!!!! E isso sim era o dilema do momento na sua cabeça. Ainda sugeriu tentar despir, ainda pediu para cortarem pela costura… mas a nada disto foi possível aceder e a jaqueta foi perdendo forma vítima de uma maldita tesoura às mãos de quem fez juramento de salvar pessoas… não de salvar peças de vestuário!!!
A minha total admiração a quem ama a jaqueta que veste… sejam jaquetas de ramagens, jaquetas de trabalho, jaquetas de amizade e respeito pelos outros….
Jaquetas que se vestem e passam a fazer parte da nossa pele….
Somos os que vivemos

Un año después de haber escrito lo anteriormente reproducido, Fernanda volvió a Facebook para decir : 

João Mesquita : um ano depois ainda retenho todas as suas expressões ao contar-me os detalhes deste episódio da sua vida de Forcado. Obrigada pelo testemunho do que é respeitar uma jaqueta. Felicidades.

-------
tribuna da tauromaquia 
by FERNANDA BRANCO MOUZINHO
Fotografia : F.M.B.M. in Museu "Ramagens Ouro Prata"
Recuerde : imágenes a mayor tamaño si hace click sobre ellas).
-------