15 de agosto) "...Ni eres torero, ni eres nada, si te quedas en casa un 15 de agosto..."

Tras lo sucedido en Figueira hay enorme interés por ver a Emiliano Gamero en Urrós este día 15

Jaime M. Amante.
tribuna da tauromaquia

O 15 DE AGOSTO )
...Ni eres torero ni eres ná, se te quedas en casa el 15 de Agosto...


Assim rezava o provérbio taurino sobre os profissionais taurinos que nesse dia não participavam na jornada mais taurina em todo o mundo, em especial em Espanha, Portugal e França.

A inclusão dos festejos taurinos na celebração festiva do 15 de Agosto, tem origem religiosa, numa tradição católica em comemorar a Ascensão da Virgem Maria. Esta jornada festiva comemora-se desde o século VII e é também considerada uma herança pagã dedicada às festividades em redor das colheitas agrícolas.

Em Espanha e França, as Feiras Taurinas como San Sebastián, Dax, Bayona, Málaga, Gijón, Beziers e outras tantas, misturam-se com as grandes festividades religiosas em Honra da Ascensão da Virgem Maria. Anualmente Sevilla, Madrid também se juntam ao vasto rol de festejos taurinos nesse dia por excelência do calendário taurino.

Só para ter uma ideia, estima-se que se realizem, a 15 de Agosto, entre Festas Locais e Festejos de origem religiosa em louvor da Virgem Maria, mais de 1300 eventos repartidos por Espanha, Portugal e França.
A tão taurina data tem em Portugal, praças de toiros de culto - Caldas da Rainha, Reguengos de Monsaraz, Messejana, Amareleja, entre outras.

Com a introdução da iluminação elétrica em algumas praças de toiros, alguns festejos passaram a realizar-se a 14 de Agosto em horário noturno.
A coincidir com a famosa data, várias localidades portuguesas organizam as suas Festas e Feiras Anuais, casos de Abiul (Festas do Bodo) Coruche (Festividades em Honra de Nossa Senhora do Castelo) e Alcochete (Festas do Barrete Verde) entre outras localidades. Também Beja teve durante décadas toiros no dia de 15 de Agosto e com corridas formais. Era a feira de S. Lourenço e Sta. Maria. Duas corridas 10 e 15 Agosto à tarde com 40 graus e praça cheia sempre... Outros tempos

O 15 de Agosto de 2022

REGUENGOS DE MONSARAZ - 2ª feira, 15, às 17h. Alternativa de António Núncio. 6 toiros Branco Núncio para os cavaleiros,João Telles, Tiago Carreiras, Miguel Moura,António Prates, António Núncio e Tristão Telles Queiroz. Forcados Amadores de Évora e São Manços.

MESSEJANA - 2ª feira, 15, às 22h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Vale Sorraia para António Ribeiro Telles, João Moura Jr. e o praticante António R. Telles (filho). Forcados de Moura, Cascais e Beja.

CALDAS DA RAINHA - 2ª FEIRA, 15, às 18h00. Corrida Coparias.
6 Toiros do Dr. António Silva para Marcos Bastinhas, João Ribeiro Telles Jr e Francisco Palha. Forcados Amadores de Santarêm e Caldas da Rainha.

URRÓS (Mogadouro) - 2ª feira, 15, às 17h30. 3 toiros de Santos Silva e 3 de Júlio Justino para nn cavaleiro sustituto de última hora de Ana Batista, Emiliano Gamero e Luis Rouxinol Jr. com os Forcados Amadores do Ribatejo e Coimbra.
Artículo Anterior Artículo Siguiente