tribuna da tauromaquia by Jaime M. Amante.

LIMA - PERÚ - É TAUROMAQUIA, É LIBERDADE 
- O RESISTENTE BASTIÃO TAURINO DA AMÉRICA.

As quatro capitais, de Colômbia, Equador, Venezuela e México -Bogotá, Quito, Caracas e Ciudad de México- e as suas Monumentais Praças de Toiros encontram-se encerradas para a realização de espetáculos tauromáquicos.
Os motivos, os de sempre, questões politicas, pequenos partidos normalmente de esquerda e de extrema-esquerda sem expressão eleitoral no restante espaço geográfico, grupos "vegan" e animalistas, e lá como cá, portadores de uma cultura urbana limitada, ignorantes, desconhecendo o impacto da Festa Brava no interior dos seus países.
Assim, apenas lhes resta a tentativa de proibir e se possível extinguir uma atividade com séculos de existência.

Em nenhum destes países, se escutou a opinião pública ou se respeitou a sua cultura popular ligada as mais diversas forma de viver e sentir o Mundo taurino.
Mas, o povo é sábio, e a Festa de Toiros, na América Latina, sobrevive e intensifica-se no interior.

A Venezuela será a mais dramática situação. As suas Monumentais - Caracas, Valência, Mérida, San Cristobal e Maracay- e tantas outras praças encontram-se ao abandono, fruto da ditadura de Maduro, e que em relação a Tauromaquia teve como base uma afirmação simples do pai da "Nueva Revolución Bolivariana", em finais dos anos 90, o presidente - já falecido - Hugo Chaves : "En Venezuela, nos gusta los toros colleados, pero no nos gusta los toros toreados", numa clara referência à influência espanhola na sociedade venezuelana e ao seu legado tauromáquico.
Este novo movimento político tinha e têm como principio um novo socialismo e impulsionar um renovado patriotismo hispano-americano.

As ultimas temporadas nos restantes países -mesmo sujeitas as restrições da Covid - foram de um aumento do numero de espetáculos e com assistências colossais.
Resiste Lima, e as suas Praças de Toiros de Acho e "La Esperanza", a espera de boas noticias, em relação as capitais dos restantes países ibero-americanos.
LIMA - O RESISTENTE BASTIÃO TAURINO DA AMÉRICA.

Foto : Mundotoro