Numerosos testimonios de pesar se han hecho públicos en las últimas horas con ocasión de la muerte del forcado Manuel Trindade. De todo tipo y de toda procedencia dentro del sector taurino luso y español : 

El director de corridas, Agostinho Borges : "Enorme tragédia!. Os meus sentidos pêsames a toda a Família e ao Grupo de Forcados Amadores de S. Manços..."

"Vimos por este meio endereçar os mais sentidos pesames à Familia ,ao Grupo de Forcados Amadores de S. Manços e a todos os amigos do jovem Forcado Manuel Trindade falecido hoje em virtude de colhida ocorrida ontem na arena do Campo Pequeno.
Estamos todos profundamente chocados com esta tão triste ocorrência"

Luis Pombeiro
José María Charraz

"É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do forcado Manuel Trindade!
Partiu um jovem de coragem, que enfrentava a vida e a arena com a mesma dedicação, amizade e espírito de união.
Neste momento difícil, enviamos as nossas mais sentidas condolências à família, aos amigos, ao Grupo de Forcados Amadores de São Manços e à Associação Nacional de Grupos de Forcados.
Que encontrem conforto nas memórias partilhadas, no legado de coragem e amizadevque o jovem Manuel deixa.
Descanse em paz"

Associação Nacional De Toureiros e Fundo de Assistência dos Toureiros

"A Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) lamenta profundamente o falecimento do Forcado Manuel Maria Trindade do Grupo de Forcados Amadores de São Manços durante a pega a um toiro da Ganadaria Vinhas na Praça de Touros do Campo Pequeno no dia 22 de Agosto do presente ano.
A ANGF gostaria de expressar as mais sentidas condolências à família do Manuel, a todos os seus amigos e ao Grupo de Forcados Amadores de São Manços.
A ANGF disponibiliza-se para prestar todo o apoio necessário neste momento tão difícil.
Que a memória e o exemplo de coragem de Manuel Maria Trindade permaneçam vivos no coração de todos os que o conheceram e admiraram.
Os mais sentidos pêsames"

Associação Nacional de Grupos de Forcados, ANGF

"Partiu um dos nossos!
As minhas condolências a toda a família, bem como ao Grupo de forcados de S.Mancos.
Que em paz descanses"
Cavaleiro Marco José

"O Grupo de Forcados Amadores de Alter do Chão presta o seu profundo pesar pela tragédia da morte do forcado Manuel Maria Trindade do Grupo de Forcados Amadores de São Manços na sequência da grave colhida no Campo Pequeno ontem á noite. 
Sentidas condolências a toda a família e amigos do Grupo de Forcados Amadores de São Manços! Que Deus te Receba no ruedo dos Céus Manuel!"
Grupo de Forcados de Alter do Chão

Os Forcados Amadores de Alcochete receberam com "profundo pesar" a notícia do falecimento do jovem Manuel Trindade, de 22 anos, que estava internado no Hospital de São José após ficar gravemente ferido na corrida de touros desta sexta-feira, na Praça de Touros do Campo Pequeno. O jovem pertencia ao Grupo de Forcados Amadores de São Manços.
"Neste momento de dor e tristeza, queremos manifestar a nossa solidariedade e enviar um abraço sentido a todos os elementos do Grupo de São Manços, assim como à família e amigos enlutados.
Que a sua memória permaneça viva no espírito valente que vos caracteriza", referem os Forcados de Alcochete.

O secretário de Estado da Agricultura lamentou a morte, em nome do Governo, sublinhando que “a perda é sentida por todos os que valorizam e respeitam aquilo a que se chama expressão cultural nacional”.
“Foi com profundo pesar e consternação que tomamos conhecimento do trágico falecimento do jovem forcado Manuel Trindade, do Grupo de Forcados Amadores de São Manços, na sequência da grave colhida sofrida na corrida de touros da noite de 22 de Agosto, na Praça de Touros do Campo Pequeno.
"Neste momento de imensa dor, endereçamos à família enlutada, ao Grupo de Forcados Amadores de São Manços e a toda a comunidade tauromáquica as nossas mais sentidas condolências e solidariedade.
"O Manuel Trindade, com apenas 22 anos, representava a juventude, a bravura e a dedicação que caracterizam a cultura e a tradição tauromáquica portuguesa. A sua perda é profundamente sentida por todos os que valorizam e respeitam esta expressão cultural nacional.
"Que a sua memória seja eternamente honrada pelo exemplo de coragem e entrega que deixou".

João Moura/Secretário de Estado da Agricultura

Andrés Romero, rejoneador :
"Con todo el dolor del mundo recibimos hoy la noticia del fallecimiento del forcado Manuel María Trindade, con quien anoche compartimos la corrida en Lisboa. En nombre de todo el equipo y la cuadrilla de Andrés Romero, enviamos nuestro pésame a sus compañeros y familiares y rezamos por su eterno descanso"

José Filipe Fôsco dice :
"Subscrevo este texto lido na página da jornalista Tânia Laranjo. "Manuel Maria, 22 anos, era forcado. Morreu ontem no Campo Pequeno. Tinha família, sonhos, e cometeu o imperdoável erro de ser vulnerável num mundo de heróis de teclado. Nas caixas de comentários, desfila-se a coragem habitual: insultos, julgamentos e zero empatia — tudo com a segurança de quem nunca arrisca nada, nem a dignidade. Os meus pêsames a quem o amava. Aos outros: desejo que sejam capazes de enfrentarem a sua própria mediocridade."

Desde Arte Taurino :
"Con enorme tristeza comunicamos el fallecimiento de Manuel Trindade, joven forcado de solo 22 años, tras la grave cogida sufrida en Campo Pequeno. Se ha ido demasiado pronto, con toda una vida por delante y el corazón lleno de pasión por la tauromaquia.
Hoy, el mundo del toreo llora la pérdida de un valiente que entregó su vida por lo que amaba.
Descansa en paz, Manuel. Nuestras más sentidas condolencias a su familia, amigos y compañeros de grupo"

Paulo Arsénio, presidente de la Câmara Municipal de Beja :
"Estive presente na noite de ontem/madrugada de hoje na Praça do Campo Pequeno em Lisboa a convite do Presidente da "PróToiro", Francisco Macedo, a quem agradeço, na corrida dos 25 anos de alternativa de Ana Batista, na qual se disputava também um concurso de pegas com a presença, entre outros, do Grupo de Forcados Amadores de Beja.
Estiverem presentes, para além de mim, também os Presidentes das Câmaras Municipais de Moura, de Monforte, de Montemor-o-Novo e a Presidente da Junta de Freguesia de São Manços.
A corrida ficaria marcada pela grave lesão, que acabaria por resultar esta manhã no seu óbito, do jovem forcado Manuel Maria Trindade do Grupo de Forcados Amadores de São Manços, que cumprem 60 anos de existência, na 1.ª pega da noite.
O Forcado brindou, aquela que viria a ser a sua última pega, aos autarcas presentes na Praça o que muito nos marcou e marcará para sempre.
Em meu nome pessoal e do Município de Beja, ao qual presido, envio as mais sentidas condolências à família do jovem que acaba de nos deixar, ao Grupo de Forcados Amadores de São Manços e à comunidade local na pessoa da Exm.ª Presidente da Junta de Freguesia pela irreparável e cruel perda.
Formulo ainda votos de rápidos restabelecimentos a todos os Forcados, de todos os grupos, acidentados na corrida de ontem"

Associação Tertúlias Tauromáquicas de Portugal :
"Faleceu o forcado amador Manuel Trindade, do Grupo de São Manços, na sequência de uma pega ontem à noite no Campo Pequeno. Com honra, tombou um valente. À família, amigos e ao Grupo de Forcados Amadores de São Manços a ATTP apresenta os mais sentidos pêsames"

Nuno Casquinha, torero : 
"É com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Manuel Maria Trindade. Para a família e @gfasaomancosoficial , enviamos as nossas mais sinceras condolências, desejando força neste momento de dor. Que a sua memória de coragem e dedicação permaneça viva entre todos nós"

Y etc. etc. etc.

Imagen de ARAÚJO MACEIRA, un momento de la fatídica pega