Dr. VITOR ESCUDERO VEIGA 2 - Nascido no Lavre a 22 de Junho de 1903, neto de Simão Luís da Veiga (Frade) e filho de Mestre Simão Luís da Ve...
Dr. VITOR ESCUDERO
VEIGA 2 - Nascido no Lavre a 22 de Junho de 1903, neto de Simão Luís da Veiga (Frade) e filho de Mestre Simão Luís da Veiga - enorme pintor naturalista e cavaleiro tauromáquico - Simão Luís da Veiga Júnior foi um Homem cabal, bom, solidário, fraterno, culto e inteligente, sensível e emotivo, alegre e jovial.
Personalidade sedutora, marcante e arrebatadora, foi o mais carismático e popular Cavaleiro Tauromáquico português, estabelecendo uma irrepetível empatia com o público. A 4 de Junho de 1922 - cumpriram-se, agora, 100 anos! -, na então Monumental de Lisboa, lidando o toiro ‘Lavradio’, da ganadaria de João Manuel da Veiga Malta, recebe de seu pai (na altura com 48 anos), a alternativa profissional.
Sempre igual a si próprio, genuíno, espontâneo e imprevisível, Simãozinho, como era tratado pelas legiões de seguidores por todo o mundo taurino, era o Artista de Alma e Coração! Só a poesia com que entendia a vida e o seu profundo conhecimento do campo, do toiro e do cavalo, lhe permitiam os rasgos artísticos que ficaram célebres e hoje perduram como lendas da época de ouro do toureio equestre nacional.
A 15 de Agosto de 1959, na praça de touros das Caldas da Rainha, montando o cavalo russo ‘Gama’ e lidando o toiro ‘Ligeiro’ de Faustino da Gama, crava o seu último ferro de uma trajectória com 37 anos de incontornável e exemplar profissionalismo. Cruzaria o burladero da eternidade no dia 19 de Agosto, no Hospital Rainha Dona Leonor, da mesma localidade. O coração que o fazia Senhor do maior ‘tirón’ artístico e o animava como poeta do toureio, não resistiu à exigência do primeiro português a cortar uma orelha a um toiro - após lidar a cavalo, a pé e estoquear com perfeição e limpeza! - na Monumental de Madrid!
Em boa hora a Tertúlia Afición Lavrense, com o apoio do António Marques Dos Santos e do João Baptista Malta, evocaram e recordaram o Grande Português que de Lavre, seu berço natal… “mais mundo (taurino e artístico!) deu ao Mundo!
Obrigado! Bem Hajam!