Decadente está esta sociedade de raízes cortadas e sem referências que parece ter desprezo por tudo o que é nosso…


Texto de FERNANDA MARIA MOUZINHO

---------

Ainda há umas cabeças pensantes ( ou nem por isso?!) que acham que cá o povo da província é para lá de inculto e completamente alienado de tudo o que é informação. Espantem-se, somos dados a leituras e até estamos de alguma forma em vantagem porque tudo o que nos chega por meios externos somamos ao conhecimento empírico e a um vasto conjunto de vivências que só por aqui são possíveis. Em resumo, por aqui também se acompanham notícias nos mais variados meios de comunicação.

Fruto desse “estar a par” dava conta, há três dias, da ausência total de referências ao sucesso de Miguel Moura em Madrid. Sou agora surpreendida por uma muito completa cobertura jornalística do acto de agressão à Festa Brava acontecida ontem em Vila Franca de Xira. Ou seja, os mesmos jornalistas que não escreveram uma linha sobre um feito de um português em Madrid, não deram pela lotação esgotada no Campo Pequeno a 14 julho, não viram nenhuma das muitíssimas acções solidárias levadas avante por gentes dos Touros…. deram agora voz de destaque a uma acção criminosa numa Praça de Touros.

Se de tudo se tira um lado positivo, pois que seja. Agora que já sabem onde se localiza a Praça de Touros Palha Blanco comecem a organizar a agenda para lá ir passar uns dias em outubro e fazer jornalismo a sério com uma cobertura completa de todas as actividades taurinas. Tenho a certeza que por lá haverá gente muito bem preparada para explicar a origem das Largadas , a valor dos Campinos, a devoção à Nossa Senhora de Alcamé. Levem tempo e aprendam o que é uma Tertúlia e vão aos Touros na dita Praça, que agora já descobriram onde se localiza, e sintam o que é um público com total respeito pelos tempos do espetáculo, onde o silêncio chega ser tal que se ouve o respirar do touro e onde todos os intervenientes dão para lá do seu melhor porque sabem o chão que pisam.

Está em voga a reciclagem, por isso aproveitem as notícias publicadas ontem e hoje sobre a Praça de Touros Palha Blanco e dêem-lhe novo uso. Aproveitem a localização e a temática e dêem-lhe nova roupagem. Dispam a estas notícias tendenciosas as suas vestes de parcialidade e vão até Vila Franca de Xira de mente aberta e dispostos a viver e aprender o que são as gentes dos Touros!!!!!
Fernanda Maria Mouzinho

31-8-2023 

------------------------------------

Post Scriptum :

Na semana em que reclamei duas vezes sobre a forma, ou a falta dela, como o jornalismo em Portugal trata o mundo dos Touros, resulta que, antes da semana terminar, o Expresso escreve sobre o tema. Escreve de forma tendenciosa, sem fundamento e apontando num sentido de declínio do sector o que é uma completa mentira. É caso para dizer falem!!! Bem ou mal mas falem!!!!
Peço ao empresário de Campo Pequeno, Luis Miguel, faça lá o favor de mandar aos senhores o programa da Feira Taurina de Lisboa, para que, sem grandes deslocações, tenham oportunidade de confirmar o quanto errado está o que publicam hoje…
Decadente está esta sociedade de raízes cortadas e sem referências que parece ter desprezo por tudo o que é nosso….

TRIBUNA da TAUROMAQUIA

CLICK DESCARGA GRATIS