PONTE DE LIMA
VACA DAS CORDAS - 7 DE JUNHO DE 2023, pelas 18h00.

A véspera do Corpo de Deus é celebrada, em Ponte de Lima, com a corrida da Vaca das Cordas, numa ação coordenada pela Associação dos Amigos da Vaca das Cordas, com o apoio do Município de Ponte de Lima. Trata-se de uma das mais antigas tradições limianas, que atrai à Vila de Ponte de Lima milhares de forasteiros de todos os pontos do país, e até da vizinha Espanha, que invadem o Centro Histórico e o areal do rio Lima para participarem nesta festividade, que mostra a alma e a tradição do povo limiano.
Tudo indica que se realizam desde o ano de 1604

Seja como for, umas vezes com vacas, outras com touros, como acontece atualmente, esta tradição secular manteve ao longo dos tempos a designação de Vaca das Cordas, assumida pela linguagem popular e presente na memória coletiva, sendo única e distintiva a nível nacional.
A corrida começa na rua do Arrabalde, ao fim da tarde da véspera do Corpo de Deus, seguindo em direção ao Largo da Matriz, onde o touro é preso ao gradeamento de ferro da janela da Torre dos Sinos para o tradicional “banho” de vinho tinto, lançado sobre os cornos e o lombo do animal, cumprindo-se também a tradição de dar três voltas rituais à Igreja Matriz. A “corrida” prossegue pelas ruas do Centro Histórico, até ao areal, onde milhares de pessoas tentam “fintar” o animal ou simplesmente assistir a este espetáculo popular.
Atualmente, esta tradição cumpre-se em Ponte de Lima num jogo de respeito.

Homens e touro envolvem-se num diálogo de força e coragem, de desafio e de fuga, de dor e sofrimento mútuo. Ninguém sai a perder deste desafio, porque de um desafio se trata: à força do touro, o homem joga a sua inteligência; à falta de sensatez do homem, o touro cumpre o que se espera de si!...
Na procura das origens e sentidos da Vaca das Cordas, eles dividem-se entre a sua simbologia aos rituais egípcios, e aos cultos dionisíacos, os préstitos a Baco, a adoração a Ceres na época romana.
Durante a noite, a animação dos bares é o foco de atenção dos mais novos, que se divertem ao som da música, fazendo deste momento um elemento indissociável da tradicional comemoração da Vaca das Cordas.
A tradição cumpre-se ainda, durante a noite, com a confeção dos tapetes de flores nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima para a procissão do Corpo de Deus. As ruas cobrem-se de tapetes floridos que refletem o empenho e a devoção dos moradores que, movidos pela fé, trabalham incansavelmente toda a noite, enchendo de cor e formosura as ruas que formam o itinerário da procissão.

-------
tribuna da tauromaquia 
by JAIME M. AMANTE
Recuerde : imágenes a mayor tamaño si hace click sobre ellas).
-------