Los Forcados de Évora estarán presentes en la corrida que encierra la temporada 2022 en la plaza de toros del Sitio da Nazaré, este sábado 10 de septiembre próximo. Évora rivalizará así con los Amadores do Cartaxo, frente a todos de los herederos de Manuel Assunção Coimbra. A escasas fechas de su vuelta a la arena de Nazaré, el cabo del Grupo de Forcados Amadores de Évora, João Pedro Oliveira, respondió así...

- Enquanto cabo do grupo, qual é o sentimento de voltar a pegar na praça de toiros da Nazaré?


- O sentimento é de grande responsabilidade e de alegria. Passados 14 anos, o Grupo de Évora está de volta a uma das praças mais carismáticas de Portugal e, obviamente para qualquer Grupo de Forcados que se preze, não quer estar tanto tempo de fora a ver outros pegar numa praça tão bonita e actuar para uma aficion tão especial.  


- Estando já no mês de Setembro, qual o balanço da vossa temporada?


- Um balanço positivo, com um número de corridas aceitável para a exigência do Grupo de Évora. Obviamente, queremos sempre pegar o maior número possível de espectáculos, mas a presença em praças e datas importantes do panorama taurino nacional é um indicador que reflecte o momento que o Grupo atravessa e a confiança que os promotores e empresários taurinos depositam em nós para estar nessas corridas. 


- Sendo a Nazaré uma praça tão especial e com um público tão caloroso e festivo, quais são as vossas expectativas para a noite de 10 de Setembro?


- Temos pelo menos a obrigação de corresponder ao apoio incondicional que o público da Nazaré tem para com os artistas em praça, esse é o nosso dever. É um público peculiar pelo seu carinho e emoção que faz esta praça ser especial. A partir daí, penso que a nossa maior expectativa é desfrutar das três pegas aos toiros que teremos pela frente com classe, garra e união de sempre.


- De que forma e com que argumentos convidaria os aficionados e o público em geral a assistir à corrida do dia 10 de Setembro?


- Tratando-se da última corrida da temporada nesta praça, apelo a que todos os aficionados e apoiantes do grupo coloquem no seu destino a praça de toiros da Nazaré para passar uma grande noite de toiros. Uma corrida que terá uma forte exaltação aos costumes e tradições do nosso Portugal com a Procissão das Velas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré e aos Pescadores, Fado, Toiros, Toureiros e Forcados... mais orgulho do que no dia 10 de Setembro para nos sentirmos portugueses de verdade não existe. Contamos com todos!