Carlos Pegado (Grafite sobre papel Daler Rowney, a cargo de Ignacio Antero Guerra).

tribuna da tauromaquia.

En su línea de inspiración que le ha hecho especialmente famoso en el mundo taurino, nuestro admirado amigo Manuel Peralta Godinho e Cunha dedicaba unos versos hace unas horas, al gran forcado, gran empresario y formidable taurino que fue, es y para siempre será Carlos Pegado, quien tan enorme labor hizo por el relanzamiento de la tauromaquia en Évora, además de otras acciones en otros lugares de Portugal.

Estos son los versos de Peralta Godinho e Cunha :

Carlos Pegado
Foi um bom forcado
Como empresário marcou
Nas praças com cuidado
Que tão bem organizou
e
Em Évora deixou legado
Com cartéis bem pensados
Que ficou do passado
Como o Dia dos Forcados
Quem tenha a sensação
Das Touradas Reais
Corridas que já lá vão
também
Canta fado num momento
E outras cantigas tais
Sempre com sentimento
Manuel Peralta Godinho e Cunha
Setembro de 2022

Publicados estos versos en las redes sociales, un gran amigo de la tribuna da tauromaquia, Joaquim Murteira Correia, hombre de gran sensibilidad y recto proceder, taurino de pro, no esperó nada para publicar esto que sigue...
"Muitos parabéns Manuel Peralta !!!...
Neste poema lindo, mais de que uma verdade, é um sentimento de justiça !!!...
O meu Amigo Carlos Pegado, foi vítima de uma traição sem limites !!!...
A ele se deve o facto, de em Évora, existir uma Praça de Touros !!!...
Podia tê-la mandado fazer de raíz num terreno que a Câmara lhe pôs à disposição, com a verba que esta mesma lhe disponibilizou !!!...
Como homem de raízes profundas e sentimentos, fiel à sua palavra e valores, resolveu por esse mesmo sentimento, reconstruir a já existente !!!...
Esqueceu - se de uma coisa, é que esta não era dele, confiou, e depois de feito o "filho em mulher alheia", tal como em gíria se diz aqui no meu Alentejo, depressa o atraiçoaram através de uma chantagem vergonhosa !!!...
Resultado, ficou sem ela ..."
Felizmente, tras publicar esos apuntes y parecer por parte de Murteira Correia, varios taurinos tomaron la palabra para resaltar, en varias intervenciones, los innegables valores que adornan la persona de Carlos Pegado, al tiempo que añoraban su buen hacer del que tanto se benefició la Tauromaquia portuguesa años atrás... Frases -solo algunas a modo de ejemplo- como las que siguen, pueden leerse en esta animada tertulia que desataron los versos de Peralta Godinho e Cunha, a quien hay que felicitar por su excelente sentido de la oportunidad -que no del oportunismo-.
"Totalmente de acordo tanto com a prosa como com a poesia. Infelizmente este nosso lindo país está cheio desses feios exemplos onde o mérito de muitos é esquecido ou propositadamente escondido…
Grata aos que sabem, estão atentos, partilham conhecimentos… e não deixam cair no esquecimento os que de facto têm valor".

"Infelizmente, mais do que nunca, vivemos num mundo cão, onde a palavra e valores já não existem, não se olhando a meios, para atingir os fins !!!.."

"Foi uma traição inqualificável Quim-zé. E alguns passeiam se por aí como se nada de tivesse passado. Mas nós como amigos do Carlos Pegado não nos esquecemos.
Um grande abraço aos dois e muitos parabéns ao autor do poema!"

"O Carlos sabia organizar um espectáculo, sabia montar uma corrida, sabia escolher artistas e curros de toiros como nunca mais se viram em Évora desde a sua saída, criou o Dia do Forcado e a Catedral do Forcado, deu à praça dignidade e prestígio. Um abraço para ele"

"... Podia tê-la feito noutro lado, com quase o triplo da lotação, feita de raíz, com outras comodidades e ainda hoje lá estava !!!... É tudo isso que disseste, mas confiou, foi saudosista e fiel ao património existente, entalou-se !!!..."

"Que falta faz nesta festa! Grande empresário e grande dinamizador! Um olé ao Carlos Pegado!"

"Caro amigo Joaquim Murteira Correia : desconocía -la verdad- esos extremos que apuntas sobre Carlos Pegado. Siendo así, me siento triste y lamento enormemente que así le hubiese sucedido a quien en Évora hizo una extraordinaria labor... fue un empresario ejemplar, además de un taurino de los de verdad, de los que no abundan, desgraciadamente. Carlos Pegado, por otra parte, ha sido y es un Señor, con mayúsculas, dentro y fuera de las plazas. Por eso no es de extrañar que, ahora, de gentes serias y que se visten por los pies, como tu querido Joaquim, como nuestro común amigo el gran Peralta Godinho e Cunha y desde un amplio elenco, recoja Pegado en forma de elogios y reconocimiento lo que sembró actuando siempre como un auténtico caballero. Vaya mi humilde recuerdo y estima, también para el desde mi modesta posición. -Eugénio Eiroa.

"Eugénio Eiroa, puedes creer que fue tal como te digo !!!... Y todo sucedió, por pura maldad y falta de reconocimiento !!!..."
"Acompanhei o Carlos nos meses que antecederam a inauguração da nova Praça de Évora e nos quatro anos seguintes. Nas palavras dele fui o seu braço direito. Foi um empresário a sério. Desde acompanhar a feitura dos cartazes até ao pormenor, as várias visitas ao campo para ver os curros a lidar em vez de ter olheiros como alguns. Criou o Concurso de ganadarias Luso-Espanhol. Que grandes corridas ! Fez a Festa do Forcado, um dia inolvidável. Esgotou por variadíssimas vezes a Arena D´Évora etc,etc . Évora deve-lhe muito. Deu-lhe ainda mais importância do que já tinha Cometeu erros ? Claro que sim, quem não os comete. Como forcado para mim foi o melhor do Grupo de Montemor no seu tempo.
Parabéns por esta homenagem, mais que justa" (Bernardo Mesquitella)

Carlos Pegado, en sus tiempos de forcado, con Bernardo Mesquitella, en esta foto