Marco José

Las redes sociales y los medios taurinos portugueses se han llenado de testimonios de solidaridad y afecto para con el cavaleiro portugués Marco José, tras ser este atropellado en el escándalo en que se ha convertido el caso de la plaza de Alcácer do Sal. Solamente a modo de ejemplos, reproducimos aquí debajo algunos de los testimonios habidos y que siguen creciendo hora tras hora...

Marco José, aún joven -comenzó muy pronto- atesora 36 años como cavaleiro, 27 de ellos como cavaleiro profesional, alcanzando en su Tauromaquia niveles ciertamente importantes, con el enorme mérito de haber hecho su formación y recorrido a través de un autodidactismo digno de estudio y admiración; logrando salir adelante en el mundo del Caballo y el Toro, pese a no ser de familia rica o pudiente, ni con ascendientes en el medio taurino. Marco José encarna -y bien puede presumir de ello desde su honestidad y decencia profesional- una trayectoria de mérito, un sueño hecho realidad, una entrega total, un respeto permanente por los aficionados, una ilusión permanente, una pasión por la Tauromaquia y el mundo del Caballo... lo que le ha llevado a ser siempre considerado un profesional de pies a cabeza.

No es de extrañar que en un momento como el presente esté cosechando lo que sembró, produciéndose esta onda de solidaridad y afecto de la que dejamos constancia...

Julio Cesar Oliveira
"Marco : à uns anos atrás eu também denunciei uma situação que se passou aquando de uma contratação... e o empresário, deixou de apoderar e de ser empresário, abandonando mesmo qualquer atividade tauromaquica. Fizeste muito bem! Transparência é o que se quer!

Jacinto Deodato
"Um grande olé para as suas palavras "

Celso Antonio Carvalho
"Caríssimo amigo Marco José : nos dias de hoje é muito mas muito difícil encontrar pessoas sérias honestas e humildes.
Cada pessoa define-se pelo carácter que tem.
Tu meu bom amigo és um homem de princípios ideias bem definidas humildade e muito importante amizade a quem está á tua volta.
Como referi ha pouco é muito difícil nos dias de hoje encontrar pessoas com carácter.
O carácter define a qualidade das pessoas.
Continua com o excelente trabalho que sempre tiveste até aos dias de hoje.
As pessoas sem humildade e sem honestidade não têm qualquer valor.
São pessoas sem princípios sem cultura e sem respeito pela festa brava
Não desistas dos teus sonhos .
Porque desistir nunca foi uma opção da tua pessoa para continuares a ser o excelente cavaleiro como és e sempre foste desde os teus primeiros tempos da tua juventude"

Pedro Sepúlveda da Fonseca
"É uma vergonha e vou partilhar!"

Gama Domingos

"Muito bem, sim Senhor"

Raúl Blázquez Domínguez
"Escribo desde España realmente indignado. Vi torear varias veces a Marco José cuando vivía aquel gran taurino portugués don José Agostinho dos Santos y le apoderaba. Si levantase la cabeza don José y viese a dónde está llegando hoy en día la Tauromaquia portuguesa -la española tampoco es coja en estas trapisondadas- seguro que volvería a fallecer de las náuseas que dan estas situaciones. Quiero decirle a Marco José, al que tengo el gusto de haber saludado un día, cuando me lo presentó don José (q.e.p.d.), que ha hecho muy bien en denunciar y decir lo que siente. No va a ganar esta guerra (pero sí ha ganado una batalla)... porque las termitas están carcomiendo ya el edificio taurino, pero podrá dormir tranquilo y con la cabeza muy alta ir por la calle. Los aficionados estamos con el y no con los parásitos taurinos..."

Antonio Saragoça
"... e os proprios gajos da festa e que dão cabo dela"

António Ramos Fialho
"Mete os em tribunales..."

Carlos Cosme
"Amigo : lamento perfundamente este tipo de pessoas mas é o que as pessoas responsáveis querem... Desde que seja barato é bom... e eu sou ao contrário antes quero fazer parte dos melhores;o mundo dos cavalos está terrível; abraço e saúde

Oluap Ohniahc

"Os anti estão dentro da própria Festa... enfim, força Marco!"

Dina Machado da Silva
" A pesar de não aficionada, sempre considerei que as pessoas da área seriam pessoas .... ; pelo que depreendo deste comunicado não. Uma questão? A contratualização para um evento, não é realizado mediante contrato assinado pelas partes? Se não, porque não começar a fazê-lo? Uma vez que aparentemente a palavra não conta, depois acho muito bem que os advogados possam repor verdades e factualidades. Ânimo que vos sei pessoas boas e de bem. Eu acredito no bem e nas pessoas boas. Beijinhos. Ah! e eu retiraria o cartaz que faz a promoção aos "colegas" que não o são. Publicidade a quem não merece, não se faz.

Horacio Pais

Bom dia aqui não á que por as culpas aos cavalos. Até que o senhor empresário da praça devia sim ser chamado á responsabilidade, uma vez que faz alterações. Sem o conhecimento dos intervenientes. ... Forte abraço, Marco .

Joao Carlos Lorena
"Gentes do sexta as 9"

Flavio Piedade
"É o que estou farto de dizer : os próprios apoderados e empresários estam a matar a festa toiros por o dinheiro"

Fernando Ferreira
"Há que desmascarar essa gente, um forte abraço sr. Marco "

Marisa Chilrito
"Infelizmente quem acaba com a tauromaquia são os próprios, empresários que não sabem ser sérios, só vêm o dinheiro, além dessas coisas que infelizmente acontecem. Na altura da pandemia aumentaram os bilhetes, com a conversa que só poderiam ter cerca de meia praça... neste momento isso já não é desculpa e os bilhetes continuam a preços altos".

Américo Manadas
"E assim vão acabar com a nossa festa, tristeza".

Joao Carlos Lorena
"... questao de tempo...e não muito... o cerco aperta... Começou em Barcelona... segue Gijon...problemas no México e agora a eleição de presidente Gustavo Petro da Colombia... Em Portugal nem fazem falta anti taurinos, os proprios negociadores actuais rápidamente terminam com o resto da ja por si moribunda festa de toiros.... que pena!.

Luis Carlos Luis Queiros
"... os "pan" dentro da festa, aos poucos acabam com ela"

Zé Maldonado
"O problema é que com tudo isto vão convencendo os poucos que ainda iam às corridas a ficarem em casa!"

Nuno Julio
"Assim vai a nossa festa!! Por isso é que desde 2015, que arrumei a farda, que assisto a uma ou duas corridas por época, se tanto!! Não há valores, nem respeito por ninguém, esses “colegas” e "pseudoempresarios” são os maiores antitaurinos, e certamente irão destruir a nossa cultura!!
Um abraço Marco e melhores dias virão."


Jose Carlos Coutinho
"Infelizmente já è assim por muitos anos, os senhores que pensam mandar na festa brava por terem muito dinheiro, e terem os empresários na mão, porque esses nao são empresários, são apenas marionetes baratos, sem classe; a tauromaquia esta podre..."

Paulo Olivença
"Assim mesmo é ke acontece, amigo Marco"

Ana Malta Ramalho
"Marco José Dias Coutinho tem toda a razão e subscrevo na íntegra tudo o que escreveu . De há uns anos para cá que os interesses instalados na festa têm contribuído para a degradação da tauromaquia. A culpa também é nossa aficionados que perante tudo isto continuamos impávidos e serenos. Bjs Marco" .

Fábio Ribeiro
"Grande Marco
Sou um simples aficionado, que vê a verdade.
Há anos que digo que os principais inimigos da tauromáquia são os que estão dentro dela!
Um abraço"

Paulo Nogueira
"Grande abraço Marco."

João Lourenço
Muito bem , assim mesmo, a festa está ferida por dentro. Só interesses, pouca aficion, falta de categoria e respeito. Vai de mal a pior ... Grande abraço toureiro".

Luís Miguel Sacôto
"De dia para dia a Tauromaquia anda a degradar-se, isto só mostra a desunião entre Nós, porque se a classe fosse unida havia um boicote de todos intervenientes a estes novos empresários, mas infelizmente a verdade é bem outra, é toureiros a "pagarem" para tourear e depois serem promovidos em sites com grandes lides, são toiros anunciados e saíem outros, corridas umas em cima das outras, entre outras situações que temos assistido nestes últimos tempos, e depois o resultado são expetativas desfraudadas fazendo que Aficionado deixe de ir aos toiros, onde cada vez mais se vê bancadas vazias, falta seriedade na festa. Abraço e boa temporada".

Natercia Pena Gouveia
"Uma atitude inqualificavel. Um desrespeito pela honra".

Cristina Mestre
"... Vergonhoso...!!! ... É por estas e por outras que não vou mais a corridas em Portugal..."

José Lima
Bom dia! Aamigo Marco José : é de muito bom tom desmascarar essas pessoas trapaceiros! mas realmente a moral, os valores,o respeito pelas outras pessoas, estão se a perder nesta sociedade atual! infelizmente é o que se vê mais hoje em dia".

Jose Campos Braz
"...o que me incomoda também, é que nem um simples pedido de desculpas, que faz parte da educação... com um pequeno dialogo provavelmente se tinha resolvido tudo, mas não... parece que são os donos disto tudo e ainda apelam que o aficionado vá ao buraco gastar os euros. 
Analisando os números : cada vez á menos gente disponível para aturar estes chico-espertos, pelo que hoje pondero que de facto isto está mesmo em perigo. Não precisa a porca peguy na Assembleia da Republica grunhir que os de cá fazem-lhe esse favor. 
Quanto a ti, Marco, é estas atitudes que me fazem ter uma grande admiração por ti. Sabemos que custa mas no final do dia vais para a cama descansado consciente que fizeste o teu trabalho, o que já alguns não conseguem fazer..."

Luis Carlos Luis Queiros
"Bem falado . Assim vai a nossa festa. O tal do "pan" existe cada vez mais dentro da festa. Tantos empresários e ninguém com coragem para ir de frente .... Abraço grande Marco e força!. A festa continua no seu melhor. Tristeza!

Zé Carlos Henriques
"Uma vergonha!".

Carlos Jaca Caeiro

"Devias era dizer o nome do colega em causa; não é denegrir ninguém, é a verdade"

Sergio Cruz
"Infelizmente estas situações.. não trazem nada de bom.. á tauromaquia...e seus Aficionados...
Enfim... que grande trapalhada...
Força aí ... Abraço de Aficion de Abiul Oleeeeeé!"

Flavio Mendes
"Concordo consigo em plenamente em tudo o que disse mas é o que mais anda na nossa tauromaquia e aproveitadores e pseudo empresários e sem dúvida alguma gente desonesta e sem palavra"

Lara Veiga Vicente
"Aplaudo de pé este comunicado assim como já o partilhei; infelizmente quando se fala dos podres que se passam somos chamados de anti taurinos; ou então serei eu que o faço sempre e assim me intitulam como tal; mas também já comecei a perceber que assim o é por ser mulher e não ter problemas de falar de tudo o que se passa para que os aficionados possam saber a verdade. 
A verdade da festa há muito que se perdeu porque para meia dúzia de "Aficionados" o viver camuflado na mentira faz com que a imagem que se passa é que a festa está bem de saúde e se recomenda o que de facto é bem o contrário.
Muitos pensam assim porque seriedade, honestidade e verdade taurina existia no tempo em que muitos viviam para a festa e não dela, onde a palavra valia mais que qualquer papel assinado.
Hoje o que vale é quanto se ganha, é quem tira maior e melhor partido de aficionados que fazem das tripas coração para marcar presença numa praça e ter que escolher em reduzir outros bens mensais para que isso aconteça.
Já não é válido e aliás nunca foi a história de dizerem que quando se fala a verdade é estar a alimentar os anti taurinos -onde na verdade todos aqueles que se juntam aos berros e protestos são uns meninos ao lado dos tubarões que se encontram na tauromaquia e a usam para belo prazer-.
Obrigada pela verdade das suas palavras e sinceramente se a passos largos continuarmos a alimentar estas tristezas e faltas de respeito estou certa que são muitos os aficionados que saem na próxima paragem.
Tudo a correr bem e mais uma vez desculpe de a nossa festa estar tão doente e os princípios e valores há muito terem deixado de existir por quem ao leme deste barco está".


Sara Correia
"Estamos numa selva...salve se quem puder, é nas touradas e em tudo o resto, é uma tristeza, mas uma triste realidade. Boa sorte Sr. Marco, beijinhos "

Isidoro Pegacho
"Bom dia Marco , infelizmente a nossa festa está com muitas pessoas destas , uma vergonha, empresários assim a festa brava dispensa,
um abraço
tudo dito amigo!"
Marco : vou partilhar no meu grupo obrigado!"


TRIBUNADATAUROMAQUIA.COM
Continua o escândalo de Alcácer do Sal) Marco José, atropelado, não se cala e coloca o caso nas mãos dos advogados


Fernando José Ribeiro
"Princípios e valores!!!
Quase que acabaram...."

Luis Ourives
"Tiveste bem na resposta a esses..." 

Custodio Dos Santos L
"Muito bem Marco, os princípios e a educação que te deram estão a salvo.
Um grande abraço"

ETC. ETC. ETC. 

-------------------------------------------

Sobre este mismo asunto deben leer también >> PULSANDO AQUÍ