"La serpentina"_$type=three$m=0$rm=0$h=400$c=3$show=home

Portada_$type=slider$count=7$rm=0$show=home

"Tribuna da Tauromaquia Ibérica") Publicación sin ánimo de lucro. Una apuesta desinteresada en favor del mundo de los Toros : by "RBTRIBUNA"

Toreros de alternativa) VÍTOR MENDES

Cartel conmemorativo de la exposición por los 35 años de alternativa Toreros de alternativa. Hoje : VÍTOR MENDES V ictor Manuel Valentim Men...

Cartel conmemorativo de la exposición por los 35 años de alternativa

Toreros de alternativa.

Hoje : VÍTOR MENDES

Victor Manuel Valentim Mendes, nasceu a 14 de fevereiro de 1959 em Marinhais, filho de Esmeralda Ramos Valentim e Jaime da Conceição.
Aos 4 anos de idade foi viver para Vila Franca de Xira, devido a motivos profissionais do pai, e foi nesta localidade que em tempos foi apelidada de “Sevilha Portuguesa”, que sentiu o ambiente taurino e que certamente o influenciou a seguir a vida de toureiro.
A 13 de setembro de 1981, na Praça de Barcelona, Victor Mendes tira a sua alternativa, tendo como padrinho Palomo Linares e testemunha José Mari Manzanares. Os toiros eram da prestigiosa ganaderia Carlos Nuñez.
A sua corrida de alternativa foi apoteótica, cortou 3 orelhas e saiu em obras pela porta grande da Monumental de Barcelona. A praça estava cheia, centenares de aficionados portugueses deslocaram-se a Barcelona para ver a consagração de Victor Mendes.
O Maestro Victor Mendes foi o expoente máximo do toureio, é considerado por muitos o maior e melhor matador de toiros portugués das décadas de 80 e 90 do século XX.

Víctor Manuel Valentim Mendes nasceu em Marinhais a 14 de Fevereiro de 1959 e foi baptizado na Igreja de São João, em Coruche, onde o pai era cabo da GNR. Cresceu em Vila Franca para onde foi viver com quatro anos de idade quando o pai passou a ser escrivão do tribunal local. Com humildade, conta que a mãe trabalhava a dias para ajudar o orçamento familiar.
O gosto pelos toiros despertou logo na Escola do Bacalhau onde fez a instrução primária. O pai que era aficionado e via com bons olhos o gosto do filho pela festa brava pediu ao maestro José Júlio que lhe desse as primeiras lições. Mais tarde Victor Mendes conhece os irmãos Badajoz e foi António que o preparou para novilheiro e lhe apadrinhou a alternativa.
Víctor Mendes foi figura mundial, triunfou nas principais praças e destacou-se pela sua humildade, inteligência, coragem, cultura taurina e facilidade de chegar ao público com simpatia, emoção e calor humano. Cumprimenta com o mesmo afecto o sapateiro que lhe arranja as botas e o Presidente da República, ou o Rei de Espanha.
O matador é crente e costuma entrar nas igrejas para meditar e estar com Deus mas não tem qualquer devoção por santo ou santa em particular. Costuma rezar antes de entrar na arena. Não é supersticioso nem usa qualquer amuleto. Orgulha-se de ter o melhor museu nacional da tauromaquia em sua casa onde guarda, troféus, muletas, espadas, capotes, trajes, cabeças de toiro, quadros, esculturas e memórias sem fim. 
Em Setembro de 2001 cortou a coleta em Vila Franca, mas continuou a tourear porque não consegue viver sem a emoção de estar diante um toiro.
(Perfil publicado em "O Mirante", ano de 2006)

 

Victor Mendes é um dos melhores matadores de toiros de sempre. Natural de Marinhais, cresceu no meio taurino de Vila Franca de Xira e afirmou-se nas melhores praças do mundo. Tomou alternativa há 40 anos, toureou em mais de mil corridas. Tem o corpo marcado por dezanove cornadas que são o mapa da sua peregrinação por uma profissão onde poucos triunfam. Esteve por três vezes às portas da morte e diz que se agarrou à dor como forma de se agarrar à vida. Na arena costumava sorrir. Por se sentir feliz e para afastar o medo.




 

Nombre

"A JANELA",55,"Canhoto Online",7,"LA SERPENTINA",94,AMÉRICA TAURINA,147,CHICUELINAS,74,EL ESCAPARATE,176,EL OBJETIVO DE SARA AGUADO,5,Enciclopédia,3,FOTO DO DIA,6,Grande Reportagem,10,LO QUE INTERESA,436,OLHARES DE MÓNICA MENDES,13,OPINIÓN,81,PORTADA,273,PUNTO Y APARTE,333,SENSACIONES,67,TRIBUNA de HONRA,8,
ltr
item
TRIBUNA da TAUROMAQUIA IBÉRICA: Toreros de alternativa) VÍTOR MENDES
Toreros de alternativa) VÍTOR MENDES
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhMoNIWNqNlw016BLKgGGUBD6Cae2IoD8nOtVIeFa3bvZPCUl7tWnLz7-K8PzzmOa1cxEK6heQ8fpb381ou6kjx4ojLgYnr6DFntQ7MdNSQ-0-kC7Tu-h5LEqhSjTPW_kAqSOCGAlUvsyv3mZDeak7RjsAW6nSDum_wgRZBpcpKZ2mZYekBxdysl0hcmg=w452-h640
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhMoNIWNqNlw016BLKgGGUBD6Cae2IoD8nOtVIeFa3bvZPCUl7tWnLz7-K8PzzmOa1cxEK6heQ8fpb381ou6kjx4ojLgYnr6DFntQ7MdNSQ-0-kC7Tu-h5LEqhSjTPW_kAqSOCGAlUvsyv3mZDeak7RjsAW6nSDum_wgRZBpcpKZ2mZYekBxdysl0hcmg=s72-w452-c-h640
TRIBUNA da TAUROMAQUIA IBÉRICA
http://www.tribunadatauromaquia.com/2021/12/toreros-de-alternativa-vitor-mendes.html
http://www.tribunadatauromaquia.com/
http://www.tribunadatauromaquia.com/
http://www.tribunadatauromaquia.com/2021/12/toreros-de-alternativa-vitor-mendes.html
true
5470460938622430275
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content