Associação recebe 75 mil euros da Câmara de Santarém para organizar actividades taurinas
rbtribuna
Bancada do PS no executivo municipal absteve-se na votação de atribuição do subsídio, por considerar excessivo o montante do apoio concedido este ano à Associação Sector 9.
A Câmara de Santarém aprovou a atribuição de um subsídio à Associação Sector 9 no montante de 74.250 euros, para financiar actividades que visam a promoção da cultura taurina junto dos habitantes e visitantes do concelho de Santarém durante o ano de 2026. A decisão foi aprovada pelo PSD e pelo Chega, com a bancada do PS a optar pela abstenção por considerar “excessivo” o apoio a essa associação promotora de eventos taurinos e equestres.
O vereador socialista Pedro Ribeiro, que sublinhou ser aficionado e a favor das tradições ribatejanas, considerou que atribuir 150 mil euros este ano - entre este apoio para actividades e a compra de bilhetes para corridas de toiros organizadas pela Sector 9 - representa cerca de um terço do montante os apoios ao movimento associativo da área do desporto durante um ano. “Abstivemo-nos no apoio financeiro ao Sector 9. Entre a compra de bilhetes para corridas e a realização de outras atividades são cerca de 150 mil euros. Sou, somos aficionados. Mas 150 mil euros consideramos ser muito dinheiro. Em termos comparativos o valor para apoio a toda a atividade regular desportiva em todo o concelho aprovado nesta reunião é de 490 mil euros”, escreveu Pedro Ribeiro nas suas redes sociais, depois da reunião do executivo de 16 de Março, onde o ponto foi aprovado.
Na documentação de suporte da proposta apresentada ao executivo lê-se que a Associação Sector 9 colabora com a Câmara Municipal de Santarém na organização de actividades taurinas, designadamente no decorrer das Festas de São José; realização de actividades de comunicação, divulgação e promoção das Festas de São José; promoção e realização de cortejo etnográfico e desfiles equestres, no decorrer das Festas de São José; dinamização da caseta convívio do Município de Santarém; e no Encontro dos Municípios Taurinos, no decorrer das Festas de São José.
(In O MIRANTE : o maior e melhor jornal regional de Portugal)
