$type=slider$snippet=hide$cate=0

"Divas e Toureiros - Atracção Fatal", outro artigo imprescindível da Dra. Ester Tereno

Divas e Toureiros - Atracção Fatal Lembram-se de quando fiz uma tentativa de análise da mente dos toureiros? Pois bem, nesta tento perceber ...

Divas e Toureiros - Atracção Fatal


Lembram-se de quando fiz uma tentativa de análise da mente dos toureiros? Pois bem, nesta tento perceber o porquê desta atracção fatal entre Divas e Toureiros. E veremos que está tudo ligado!


Uma das tristezas dos tempos modernos é o fim das divas. Estamos condenados à normalidade, a sermos todas iguais. Sempre adorei um nariz empinado, uma “refilice”, um comentário com genica e até sarcasmo, sem medo das palavras, sem medo das roupas, o pisar forte, uma sofisticação de jeitos e gostos. 

Tal como o feminismo puro que hoje todos abraçam e confundem (não aquele que nos esmaga e nos tenta igualar aos homens, o contrário de ser feminina, esse não), foi fonte de tantos mal-entendidos. 

Por um lado, tínhamos uma maioria de rapariguinhas simples e concordantes, bem-comportadas e sem maquilhagem. 

E depois meia dúzia de mulheres com têmpora, viajadas a todos os níveis, que se vestiam melhor e tinham opiniões - apavorando os homens tanto quanto geravam curiosidade e cobiça, assustando mais ainda esposas.


Ah, as divas! Elas reinam, com sua aura de mistério, exuberância, irreverência e independência. 

Elas não bajulam ninguém, nem tentam agradar todos, não precisam. Elas não imitam ninguém, são únicas, e por isto, são imitadas. Elas não ligam à máxima “menos é mais”, elas constroem a sua própria máxima. São as rainhas de todas as atenções, as que, ao entrar, fazem com que o ambiente mude, e todos os olhos se foquem nelas, como se o próprio universo quisesse homenageá-las. 

Agora, pensemos nos toureiros. Eles são os Mestres da arena, figuras de elegância, charme e coragem, que desafiam o perigo com a precisão de um bailado coreografado. Os seus trajes cintilam à luz do sol, a muleta move-se com uma graça que só pode ser descrita como arte em movimento. E é aqui que se tocam: divas e toureiros têm mais em comum do que se possa imaginar. A paixão, a garra, o estilo, tudo conspira a favor destes dois.

Comecemos pela indumentária, porque, afinal, o que seria uma diva sem estilo, sem maquilhagem, sem jóias? O que seria de um toureiro sem o seu traje bordado a ouro, o “traje de luces”? Para ambos, o vestuário é muito mais do que uma escolha de moda — é uma armadura, uma declaração de guerra. Se a diva se veste para si mesma e impressionar com a sua sensualidade e sofisticação, o toureiro faz o mesmo para cumprir um ritual, e no fim de contas, para impressionar a plateia.

Mas também não se livram da fama de terem o drama como essência, não há diva sem drama, dizem. É o que a faz vibrar, o que a mantém viva. A diva transforma o ordinário em extraordinário, sempre com um toque de exagero, porque a vida precisa ser vivida com intensidade máxima. E há mais intensidade noutra vida, do que na vida de um toureiro? Cada movimento é pensado, cada passo é um prelúdio para o grande clímax, o momento em que enfrentará o perigo de frente. É claro que aqui também há drama, mas é um drama contido, uma tensão no ar que só quem está na arena pode sentir. Ambos, diva e toureiro, sabem que, sem drama, não haveria espetáculo, ambos partilham uma característica fundamental: o palco e a arena são onde eles se sentem verdadeiramente vivos.

E em muitos casos, o destino destes cruzou-se, algures entre o palco e a arena. Ela, reina soberana no palco, ele, o senhor da arena. É ali que eles enfrentam os seus medos, as suas inseguranças e, ao mesmo tempo, encontram a redenção. Para a diva, cada apresentação é uma oportunidade de eternizar o seu brilho, de provar que, independentemente da idade ou das críticas, ela é a maior. O toureiro, por sua vez, desafia a morte a cada passo, sabendo que, no fundo, está a lutar não apenas contra o touro, mas contra o próprio tempo, que um dia pode roubá-lo da arena.

A vida, como eles bem sabem, é um grande espetáculo, é curta demais para não brilhar! E o segredo é fazer de cada momento uma obra de arte. 

Outra característica em comum entre os dois, podemos falar na vaidade como combustível. E não, não estou a falar daquela vaidade trivial, de quem passa por um espelho e aproveita para ajeitar o cabelo. Não, é mesmo uma vaidade quase cósmica, uma necessidade intrínseca de ser admirado, de ser visto como uma entidade acima dos mortais comuns. Porque na verdade, o são! 

Ah, e como não relembrar os casos entre divas e toureiros! E por tudo o que já mencionei, o romance entre estas duas figuras tão teatrais é quase inevitável, dada a sua natureza explosiva e apaixonada.

Quem não se lembra do romance da lindíssima Ava Gardner e o Maestro Luis Miguel Dominguín? Mas mesmo sem casos amorosos à mistura, o mundo do toureio sempre exerceu um fascínio gigante em Hollywood, por exemplo, falemos de Rita Hayworth, Orson Welles, Sophia Loren, Ernst Hemingway, e tantos outros... As artes supremas, admiram-se entre elas e tanto se respeitam, como se atraem.

E de Lupe Sino e Manolete, um amor que durou até à tragédia, o que adicionou ainda mais intensidade à aura mítica de Manolete como uma figura heroica.

E do Maestro Ortega Cano e “La Más Grande” Rocío Jurado? E de Paquirri e da tonadillera Isabel Pantoja? 

A arena e o palco podem ser diferentes, o toureiro, com a sua aura de bravura e masculinidade, a diva com a sua elegância e poder de sedução, são casais dignos de uma novela épica.

Mas com a nova onda bafejada pela net de tudo nivelar, a diva banalizou-se.
As novas gerações de raparigas querem todas ser divas, claro, as divas são as modernas. Umas até fazem blogues e assim, outras já pintam as unhas de cores fortes, mas ser diva não é para todas. E é esse o piadão: é um estado d’alma. 


As divas não entram em Reality shows reles, nem em programas dedicados à estupidificação de domingo. O mundo avançou um pouco, mas perdeu imenso tempo a pô-las todas no mesmo saco e a confundir personalidade forte com falta de educação, independência com a Femme Fatale. 

Somos quase todos iguais, mais coisa menos coisa, só que alguns têm apenas mais graça. E isso não tem mal nenhum. E elas têm muito mais piada que o resto, lamento.
O seu mundo é maior e tem vistas desafogadas e é por isso que vão à frente a segurar a lanterna. 

E eu tenho a sorte de conhecer umas quantas, das verdadeiras, das que já nasceram assim.


Dra. ESTER TERENO


Esta weblog de www.tribunadatauromaquia.com y su versión periódica en PDF (en apariencia de revista-suplemento) son un todo. A todo puede accederse a través de este site. No olvide : click en las imágenes y textos capturados para ver más grandes y también para leer mejor las capturas de pantalla que presentemos.


 

Nombre

"A JANELA",33,"Canhoto Online",4,"LA SERPENTINA",50,ACTUALIDADE,1873,AGORA,138,AMÉRICA TAURINA,136,ANÁLISIS Y OPINIONES,41,APUNTES SONOROS,32,ARAÚJO MACEIRA,68,AS OUTRAS NOTÍCIAS,289,AVISOS y ADVERTENCIAS,6,BLOCO A,138,BLOCO B,30,BOM DIA!,469,breaking news,63,CAJÓN DE SASTRE,84,CAPA,1542,COM CONTA-PESO-E-MEDIDA,133,CONTRACAPA,751,DESTAQUES,233,DUQUE de AGROLONGO,98,EL ÚLTIMO PARTE,162,EN PORTADA,84,ES NOTICIA,287,ESTER TERENO,65,EUGENIO EIROA,135,FALEMOS CLARO!,82,FOTO DEL DÍA,50,FRANCIA & AMÉRICA,9,Grande Reportagem,258,HABLEMOS CLARO,44,HISTORIAS,64,JAIME M. AMANTE,159,JORNAIS,3,JOSÉ CANHOTO,5,LO QUE INTERESA,158,MAGALY ZAPATA,99,MARYSOL FRAGOSO,29,MOMENTOS,218,OPINIÃO,215,OS TEMAS DO DIA,215,PASODOBLES,13,PENÍNSULA IBÉRICA & ILHAS,49,PERALTA GODINHO,258,PORTUGAL,42,PUNTO Y APARTE,318,RUI SALVADOR,11,SUPLEMENTO-REVISTA,3,TENDIDO EUROPEO,67,TOREROS-TAURINOS-PLAZAS,26,YA MISMO,274,
ltr
item
TRIBUNA da TAUROMAQUIA: "Divas e Toureiros - Atracção Fatal", outro artigo imprescindível da Dra. Ester Tereno
"Divas e Toureiros - Atracção Fatal", outro artigo imprescindível da Dra. Ester Tereno
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRYoBd3S9e1NNX8mB1XmlUHapR_vDAjW_9hpVrWa7kmf9LUsGaBN526cIuDtEYl4ANNEmVBo467bImjWfHdPPca8F2iTYcvcJHEuq_4THAcdzMJeUPsPSbxxh2JsuBgarJ8WNo-l2bcRb5x39d279vGPSQalrjmZRhipcm2AeyOxWzjW__gCpE8JsPBSQ/w640-h412/Captura%20de%20pantalla%202024-11-26%20a%20las%2015.37.53.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRYoBd3S9e1NNX8mB1XmlUHapR_vDAjW_9hpVrWa7kmf9LUsGaBN526cIuDtEYl4ANNEmVBo467bImjWfHdPPca8F2iTYcvcJHEuq_4THAcdzMJeUPsPSbxxh2JsuBgarJ8WNo-l2bcRb5x39d279vGPSQalrjmZRhipcm2AeyOxWzjW__gCpE8JsPBSQ/s72-w640-c-h412/Captura%20de%20pantalla%202024-11-26%20a%20las%2015.37.53.png
TRIBUNA da TAUROMAQUIA
https://www.tribunadatauromaquia.com/2024/12/divas-e-toureiros-atraccao-fatal-outro.html
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/2024/12/divas-e-toureiros-atraccao-fatal-outro.html
true
5470460938622430275
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content