$type=slider$snippet=hide$cate=0

O novo artigo da Dra. Ester TERENO leva por título "Tauromaquica-Mente"

Eu não sou assinante do Expresso, mas acho que eles deviam ser da Tribuna da Tauromaquia Ibérica, é grátis, aproveitavam e liam crónicas com...



Eu não sou assinante do Expresso, mas acho que eles deviam ser da Tribuna da Tauromaquia Ibérica, é grátis, aproveitavam e liam crónicas como esta, de elevada qualidade, de autoria desta vossa humilde amiga, podia ser que aprendessem alguma coisa! Nomeadamente sobre juventude, valores, sacrifício, honra e valentia, coisas que muitos nem sonham existir!
E podia ser que deixassem de dizer tanto disparate. E podia ser que deixassem de puxar sempre a minha terra “ao barulho”, já chega! Cansam as pessoas.

E podia ser que deixassem de chatear tanto o Senhor meu Pai, e pessoas que muito estimo, ficavam só com as pessoas que não interessam nada, a dizer os disparates todos que quisessem!

"Tauromaquica-Mente"


A propósito da foto, quiçá a foto mais taurina dos últimos tempos que por aí anda a circular, a do jovem toureiro africano da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, Eduardo “Chibanga”, na fila para um autocarro, de capote, muleta e estoque! Tem tanto de simbólica, como de ternurenta. E quem não se emociona com ela, sinceramente, não sei como serão as suas vidas.

Recorda os tempos dos "maletillas", a resistência (não resiliência da moda), o sacrifício, a coragem, o sonho... 

Há lá coisa mais valente e nobre? Só isto, devia ser o suficiente para nos fazer acreditar que os jovens aprendizes de toureio são melhores que o resto. Ao enfrentar o perigo, sim, perigo, torna-os mais maduros e íntegros, aprendem que a vida não é um jogo, que deixa cicatrizes e que tudo tem um preço. E só cá estão os que na realidade têm vocação, não há “impostores”, apenas para ganhar uns trocos. Ninguém no seu perfeito juízo, arrisca a vida frente a um touro, dá muito trabalho! 

É tão diferente ter um sentido na vida, ou só fazer umas “dancinhas no tiktok”.


E já agora, viram o filme Divertidamente, aquele em que acompanhamos as emoções dentro da cabeça de uma criança e que é uma verdadeira delícia (para quem gosta do género, claro)? 

Pois é, a crónica de hoje é inspirada neste filme e na foto, mas com um toque de sangre y arena. 

Ah, os toureiros, essas criaturas míticas, tão distantes do comum dos mortais que até a ciência tem que fazer um esforço monumental para tentar explicar o que se passa nas suas cabeças. 

Sim, atrevo-me nesta crónica a analisar as emoções, a cabeça dos toureiros,  esses seres iluminados por clarines y timbales. Acho que todos já tentámos colocar-nos no seu lugar e não fomos capazes de entender o porquê? Como funcionam? O que os move? O que os faz distintos?

Para começar, fica o aviso: não sou especialista na área. Aliás, se me pedirem para analisar a cabeça de um futebolista, prefiro passar, tenho os meus limites! E já se sabe, cada macaco... Mas os toureiros, ah, esses sim, merecem toda a atenção. Sempre me fascinou este mistério, e não descansei até encontrar uma “teoria” interessante e que me convencesse, foi quando “esbarrei” com o neurocientista Antonio Alcalá Malavé, que em 2012, o teve a ousadia de apresentar uma conferência chamada "A magia da mente do toureiro". Passo a resumi-la, e prometo que não vos maço muito. 

Este Senhor, que confessa saber tanto de touros quanto eu de astrologia, ousou traçar uma teoria sobre o funcionamento do cérebro destes super-humanos. E, claro, a teoria é tão interessante, quanto actual. Preparem-se para revelações do outro mundo.

Segundo o próprio, um toureiro é uma mistura de macho alfa que seduz as massas, e um médium. Sim, porque não basta ter coragem para enfrentar o touro, é preciso prever o futuro! Os neurotransmissores destes indivíduos são tão potentes que o seu cérebro emite luz. Leram bem, luz! Alcalá explica que, se houvesse uma câmara capaz de captar esta luz, veríamos os toureiros envoltos numa aura digna de um Santo. E o melhor de tudo? Eles têm mais dopamina do que uma pessoa comum, o que lhes dá uma imunidade quase divina à doença de Parkinson por exemplo. Quem diria que o segredo da eterna juventude estava na arena? Tal como Obélix, os mestres da tauromaquia, caíram numa panela.

Ao som de clarines y timbales, uma música que traz as notas da química cerebral, da física quântica, da matemática aplicada à medicina e à anatomia, tentando explicar a predisposição dos toureiros para a coragem, a fortaleza e a arte, sem sabor folclórico, a verdade autêntica das touradas num estudo.

Claro, mas que ninguém pense que os toureiros não têm medo. Diz que sim, e muito! Mas o medo, em vez de paralisá-los, molda os seus cérebros, transformando-os em máquinas de coragem. Na realidade, segundo Alcalá, o cérebro de um toureiro emite numa "frequência paranormal". Eles são quase como antenas vivas, captando o ambiente e reagindo à velocidade da luz. Sim, amigos, enquanto nós, simples mortais, lidamos com as nossas limitações, os toureiros estão numa autoestrada com cinco faixas, a conduzir com a eficiência de um supercomputador.

Mas há um pequeno "efeito colateral": a infidelidade, uma predisposição explicada pela falta de vasopressina. Alcalá afirma que o toureiro transborda de amor, mas a monogamia não é exactamente o seu forte. Talvez seja o preço a pagar por tanta dopamina... Uns mais, outros menos, parece que todos lutam contra isto, e não é a infedilidade emocional, que essa, têm de sobra. Mais, as mulheres recebem sinais que as fazem sentir-se atraídas por este tipo de homens, os que não mostram medo. E antes que me caiam em cima, estou só a mostrar as conclusões do neurocientista Antonio Alcalá Malavé!


Mas em que órgão está o gosto de Manzanares com o capote, a alegre bravura de Román quando enfrenta o touro, o magnetismo que envolve Morante na praça? E por falar em Morante, aqui todos percebemos a importância da mente. Os toureiros movem mais o coração ou o cérebro?

“Um dos maiores reservatórios de electromagnetismo do toureiro não é o cérebro, mas o coração”, disse o médico. As suas melhores faenas ocorrem quando o coração está em estado de compaixão e amor, e o pior, em modo terror.”

Lá está, os toureiros têm um coração enorme, literalmente. 

E quanto às “toureiras”, perguntam vocês? O mesmo se aplica. Afinal, a ciência não discrimina. As toureiras também têm os seus mistérios, como qualquer homem na arena.

E assim se desvendam alguns enigmas da mente e do coração dos toureiros. Parece que somos todos feitos da mesma matéria, mas os toureiros, esses iluminados, sabem usar recursos que o resto de nós nem sonha que existem. Eles são seres mágicos que enfrentam o perigo de frente, com um cérebro que brilha e um coração que pulsa energia.

Tudo são enigmas, que ampliam os mistérios do “super-toureiro”, um verdadeiro herói que não reza como os mortais comuns. São como luzes e sombras dois “guerreiros da luz”. 

E aqui, apenas é servida uma visão de opiniões, como em todas as crónicas. No final de contas, o que se conclui? Talvez precisemos de mais testosterona, serotonina e dopamina nos dias de hoje.

Afinal, com tanta luz e coragem e sonhos, quem precisa de lógica?

Dra. ESTER TERENO
Foto : Vasco Pinto
_____________________


 

Nombre

"A JANELA",33,"Canhoto Online",4,"LA SERPENTINA",50,ACTUALIDADE,1874,AGENDA DE J. AMANTE,38,AGORA,138,AMÉRICA TAURINA,133,ANÁLISIS Y OPINIONES,30,APOIO da TRIBUNA,24,APUNTES SONOROS,33,ARAÚJO MACEIRA,68,AS OUTRAS NOTÍCIAS,289,AVISOS y ADVERTENCIAS,6,BLOCO A,138,BLOCO B,30,BOM DIA!,471,CAJÓN DE SASTRE,82,CAPA,1505,COM CONTA-PESO-E-MEDIDA,138,CONTRACAPA,752,DESTAQUES,233,DUQUE de AGROLONGO,97,EL ÚLTIMO PARTE,163,EN PORTADA,90,ES NOTICIA,287,ESTER TERENO,63,EUGENIO EIROA,132,FALEMOS CLARO!,82,FOTO DEL DÍA,47,FRANCIA & AMÉRICA,9,Grande Reportagem,258,HABLEMOS CLARO,44,HISTORIAS,65,JAIME M. AMANTE,166,JORNAIS,3,JOSÉ CANHOTO,5,LO QUE INTERESA,158,MAGALY ZAPATA,93,MARYSOL FRAGOSO,27,MOMENTOS,218,OPINIÃO,215,OS TEMAS DO DIA,215,PASODOBLES,13,PENÍNSULA IBÉRICA & ILHAS,49,PERALTA GODINHO,254,PORTUGAL,44,PUNTO Y APARTE,318,RUI SALVADOR,12,SUPLEMENTO-REVISTA,16,TENDIDO EUROPEO,57,TOREROS-TAURINOS-PLAZAS,21,YA MISMO,274,
ltr
item
TRIBUNA da TAUROMAQUIA: O novo artigo da Dra. Ester TERENO leva por título "Tauromaquica-Mente"
O novo artigo da Dra. Ester TERENO leva por título "Tauromaquica-Mente"
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0WkAFcNklUMUwefBArItrw-MpBLhnRf4ByefS0WHGtczXYOQFxxtAySIKXxrPW2PALMqeYz2n2RiR3xq9zccEt7_JoCHyitXA6seojFeJctSf4txceuVYBYocPXQE7zlGxLCiKIycGjALMknBBbRnFeoXNSYDJUnQBC9lxwgOJ6IanBdBXu4t4vuuSwM/w572-h640/EDUARDO%20CHIBANGA.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0WkAFcNklUMUwefBArItrw-MpBLhnRf4ByefS0WHGtczXYOQFxxtAySIKXxrPW2PALMqeYz2n2RiR3xq9zccEt7_JoCHyitXA6seojFeJctSf4txceuVYBYocPXQE7zlGxLCiKIycGjALMknBBbRnFeoXNSYDJUnQBC9lxwgOJ6IanBdBXu4t4vuuSwM/s72-w572-c-h640/EDUARDO%20CHIBANGA.webp
TRIBUNA da TAUROMAQUIA
https://www.tribunadatauromaquia.com/2024/11/o-novo-artigo-da-dra-ester-tereno-leva.html
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/2024/11/o-novo-artigo-da-dra-ester-tereno-leva.html
true
5470460938622430275
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content