Estrenada una "ORAÇÃO TOUREIRA" en la corrida del pasado domingo, en Ponte de Lima
Por JAIME M. AMANTE
O PADRE PEDRO SOUSA,
O FORCADO DA JAQUETA AZUL
O Padre Pedro Miguel Mendes de Sousa é natural da freguesia de Ronfe, Guimarães. Nasceu a 29 de agosto de 1995 e desde cedo que está ligado ao Escutismo. Entrou para o Seminário Menor de Braga em 2008 e fez a sua formação académica na Universidade Católica Portuguesa. Em 2018 completou o mestrado integrado em Teologia.
Foi ordenado sacerdote no dia 19 de julho de 2020, na cripta do Sameiro, por D. Jorge Ortiga, e integra, desde esse ano, a equipa formadora do Seminário Conciliar.
O sacerdote é autor do livro “O Sofrimento de Deus. Uma leitura sistemática a partir do Evangelho de São João”, vencedor do Prémio Paulus 2019. A obra resulta da tese de Mestrado Integrado em Teologia defendida pelo autor em 2018.
A zona de Braga, e do Alto Minho, é rica em festejos populares e curiosamente as garraiadas fazem parte da sua programação. Existe mesmo uma pequena ganadaria de nome “Garraiadas do Norte”.
A sua ligação à ganadaria nortenha e o gosto por pegar em todas as vacadas, levam o sacerdote de Ronfe a estabelecer uma forte amizade com o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra, assumindo o posto de Capelão do Grupo.
Já se fardou várias vezes e no passado, dia 27 de Julho, marcou presença nas comemorações dos 60 anos da forcadagem Académica de Coimbra na Praça de toiros da Figueira da Foz - Coliseu Figueirense.
No domingo, 8 de Setembro, fardou-se em Ponte de Lima, dando umas soberbas segundas-ajudas nas respectivas pegas da tarde.
Mas antes, estreou no seio das cortesias a oração que agora damos a conhecer.
Mantendo a tradição taurina portuguesa, temos um sacerdote forcado, é do norte, farda-se com a jaqueta azul e chama-se Pedro Sousa.