Raúl Caldeira, na Chamusca.

Jaime Martínez Amante es el autor de un texto, el que sigue, de justicia plena, de merecido elogio a quien tanto representa en el mundo de la Tauromaquia y las tradiciones portuguesas, muy especialmente ribatejanas.

RAUL CALDEIRA - "O SENHOR RIBATEJO"
O SÍMBOLO DA CULTURA DO RIBATEJO CUMPRE HOJE MAIS UM ANIVERSÁRIO.
 
Raul Manuel Gaudêncio Bexiga Caldeira, nasceu na Chamusca a 4 de Julho.
A sua infância foi preenchida com as vivências e com as experiências próprias da idade.
Pormenores normais na vida de muitos outros jovens. Contudo, o que se segue é um percurso extraordinário de paixão à cultura da Chamusca, da Tauromaquia e do seu Ribatejo, desenvolvendo, em simultâneo, várias atividades, em diferentes áreas, movido por um espírito incansável e dedicado à sua Região.
Fez parte de uma tertúlia fadista. Divulgou a música tradicional portuguesa por todo o país e pelo estrangeiro. Desenvolveu trabalho radiofónico em diversas rádios, sete no total, tendo entrevistado entre outros muitos famosos, Fernando Pessa (foto) Amália Rodrigues (foto), João Moura, Mário Coelho e Vítor Mendes.
Escreveu para órgãos da imprensa escrita e um opúsculo sobre o Eng.º Rosa Rodrigues, uma figura da tauromaquia.
Grande aficionado da festa brava, no Centro Cultural da Chamusca fundou o “Clube Taurino” e fez parte da organização das entradas de touros na quinta-feira de Ascensão e a organização da “Grande Noite do Fado”, na Chamusca têm o seu cunho pessoal e que trouxe à Vila Ribatejana grandes fadistas.
A poesia (desde os 13 anos quando decorou o primeiro poema), tornou-se também um sentimento permanente na sua vida, que o leva a declamar os poetas portugueses pelos mais diversos palcos e eventos nacionais. De tal monta é a qualidade do dizer poesia e o seu sentir poético, que a “Casa do Ribatejo” lhe atribui um “Diploma de Louvor”, pela sua dedicação e divulgação da poesia ribatejana.
Raúl Caldeira "diz" o Ribatejo como ninguém.
Arte poética que, conjuntamente com o fado e a tauromaquia, lhe tocam fundo na alma, sendo uma pessoa conhecida e reconhecida pelas suas já inúmeras participações e colaborações em eventos por todo o país, com grandes figuras de diversas áreas a nível nacional.
Ao "Senhor Ribatejo", meu amigo de longa data, apresento os mais sinceros parabéns e que Deus permita que todos nós possamos usufruir muitos anos da sua única, enorme e magnifica alma Ribatejana.


Jaime M. AMANTE )

Fotos : Archivo Caldeira, Archivo D. R.