Rui Bento) 36 años de alternativa y una vida dedicada a importantes protagonismos en el Mundo de los Toros

Con los ajustes que hemos llevado a cabo durante 16 horas, en nuestra web, operación ya terminada sin mayores problemas, se quedaron atrás, inevitablemente, algunos textos que sostuvimos en la nevera estas horas atrás y que ahora servimos a ustedes. Uno de ellos son los 36 años de alternativa que cumplió el ahora empresario, gestor y apoderado taurino, Rui Bento Vasquez, en su día brillante torero -al que por desgracia los percances obligaron a reducir el tiempo como matador de toros realmente importante que fue-. Como Jaime Martínez Amante está atento a todo, aquí están las notas de alcance que con motivo de la efemérides ha trazado...

RUI BENTO VASQUEZ - 24º MATADOR DE TOIROS PORTUGUÊS.
RUI BENTO PEREIRA CORDEIRO ESTÁ DE PARABÉNS.
CUMPRE-SE 36 ANOS DA SUA ALTERNATIVA
Rui Bento Pereira Cordeiro, nasceu a 10 de Abril de 1965 na localidade de Preces, (Cadafais) no concelho de Alenquer. Há 36 anos - 25 de Junho de 1988 - recebeu a alternativa de matador de toiros na Monumental de Badajoz, apadrinhado por José Maria Manzanares, com o testemunho de Paco Ojeda.

Sem antecedentes taurinos, mas colega de escola de António Ribeiro Telles, participa em Maio de 1982, no concurso “À procura de novos toureiros”, realizado no Campo Pequeno e organizado por Manuel Jorge dos Santos e por Maurício do Vale responsável pelo magazine taurino “Sombra-Sol”, transmitido à época na RTP.
Participam bastantes jovens e Rui Bento sagra-se vencedor do concurso ex-aequo com José Luís Gonçalves.
Depois e com a ajuda de Mário Coelho e outros amigos vai viver para Espanha, concretamente para Salamanca, e em 1983 e 1984 toureia umas dezenas de novilhadas sem picadores e na Praça de Laguna del Duero em Setembro de 1984, apresenta-se com picadores.
Triunfa com quatro orelhas e passa a ser apoderado por Simon Carreño que o coloca em diversas novilhadas.

Apresentou-se em Madrid a 27 de Abril de 1985. No decorrer da temporada 1987, actua nas mais importantes praças de Espanha, como Salamanca, Madrid, Bilbao, Valencia e Zaragoza.
Recebe a alternativa em Badajoz, a 25 de Junho de 1988. Lidaram-se nessa tarde toiros do Marquês de Albayda, tendo como padrinho José Maria Manzanares e como testemunha Paco Ojeda. O toiro da alternativa chama-se "Julepillo" e pesa 535 quilos.

Apresenta-se em França a 17 de Julho do mesmo ano em Ceret, perante toiros de Puerto de San Lorenzo e com Francisco Ruiz Miguel e Nimeño II como companheiros.
A 24 de Julho, desse ano, na Praça de Orthez, (França) ao bandarilhar o seu primeiro toiro, sofre uma tremenda e gravíssima colhida que lhe atingiu o nervo ciático.
São anos de um penoso e doloroso calvário sem no entanto nunca desistir.

A confirmação de alternativa chegaria no dia 14 de Julho de 1991 em Las Ventas, Madrid, perante toiros de Cura Valverde e com Luís Miguel Campano e António Mondejar de companheiros. O toiro da confirmação chamava-se "Cubelisto" e pesou 524 quilos.

Viaja até as Américas onde se apresenta a 26 de Abril de 1995 em Riobamba (Equador) perante toiros de Charron e tendo como companheiros Alejandro Silveti e Dávila Alonso.

Despediu-se das arenas espanholas no dia 21 de Outubro de 2000 no encerramento da Feira de Salamanca. A corrida que marca a sua despedida contou com um cartel constituído por Pablo Hermoso de Mendoza e os matadores Domingo Lopez Chaves e Álvaro de la Calle, frente a toiros de Barcial.

Com uma enorme e inesquecível gestão na histórica e reconstruida praça de Lisboa, Rui Bento foi Director de Actividades Tauromáquicas da Praça de Toiros do Campo Pequeno entre 2006 e 2020 e tem-se distinguido igualmente no meio tauromáquico como apoderado de diversos e importantes toureiros.
Atualmente gere os destinos da praça de toiros da Nazaré e vem a ser o director-artístico da praça de Almeirim, ao tempo que apodera a "dinastia" de toureiros Rouxinol (pai e filho).
Fotos : Eugénio Eiroa / D.R. Teo
Publicar un comentario

Publicar un comentario

TRIBUNA da TAUROMAQUIA

CLICK DESCARGA GRATIS