GFA da Tertúlia Tauromáquica Terceirense cumpre hoje o seu 51º aniversário

 Jaime Martínez Amante nos lo recordaba en este día de San Juan...

GFA da Tertúlia Tauromáquica Terceirense cumpre hoje o seu 51º aniversário

Parabéns a Vocês! O Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (que esta tarde repartiu cartel com os Amadores de Alcochete na Monumental da Ilha Terceira), cumpre nesta dia 24 de Junho o 51º aniversário da sua fundação.

O Grupo nasceu no seio da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, uma colectividade de natureza taurina fundada a 22 de Janeiro de 1966 na cidade de Angra do Heroísmo - Ilha Terceira - por 31 aficionados, entre os quais José Albino Fernandes, Guilherme Manuel Areias Borges Cota, Manuel Machado Cota, Marcelo Borges Pamplona e João Luís Pamplona dos Reis. Os estatutos foram elaborados por Maria João Ávila, Henrique Barcelos e Manuel Machado Cota.

O Grupo de Forcados foi fundado em 1973, tendo João Hermínio Ferreira como cabo fundador. A primeira corrida decorreu a 24 de Junho de 1973 na antiga praça de toiros de São João, em Angra do Heroísmo.


Nos primeiros anos o grupo actuava apenas em praças açorianas. Foi já na década de 1990 que passaram a actuar em Portugal Continental. Fizeram também digressões aos Estados Unidos e ao Canadá.

 

O Grupo debutou no Campo Pequeno, a primeira praça do país, a 27 de Maio de 1999, no decorrer da corrida em que recebeu a alternativa de cavaleiro profissional o terceirense Mário Miguel.


Venceu diversos prémios durante a sua história, sendo de destacar em 2009 a vitória no Concurso de Cernelhas em Évora, disputado entre todos os grupos de forcados do país. Em virtude disso, apresentou-se na praça de toiros de Évora no ano seguinte.


Em 2011 actua no Campo Pequeno, na corrida mista do jornal "Correio da Manhã", e pega em solitário toiros de Rego Botelho, na apresentação desta ganadaria açoriena na primeira praça de PortugalNo mesmo ano, estreia-se na Moita do Ribatejo, pegando numa corrida da Feira de Maio.


Foram cabos do grupo da Tertúlia Terceirense, João Hermínio Ferreira (1973–1989), António Baldaya (1989–2001), Adalberto Belerique (2001–2018) e actualmente João Pedro Ávila


O actual cabo João Pedro Ávila assumiu a chefia do Grupo nas Sanjoaninas de 2018, na corrida realizada a 24 de Junho, após despedida das arenas do anterior cabo Aldalberto Belerique, após 17 anos no comando do Grupo.

Publicar un comentario

Publicar un comentario

TRIBUNA da TAUROMAQUIA

CLICK DESCARGA GRATIS