VICENTE SÁNCHEZ, EL NOVILLERO SIN PRISA, CON LA CABEZA AMUEBLADA Y DISPUESTO A TODO...



Vicente Sánchez caminha para os 21 anos e ambiciona ser matador de toiros.

O seu dia a dia divide-se entre os estudos e a Associação Escola de Toureio “José Falcão” em Vila Franca de Xira.

Este ano sonha em debutar de “traje de Luces” e dizem os mais atentos que “este tiene planta torera”.... 

Juntamente com Gonçalo Alves, forma a dupla de alunos mais avançados da Escola “José Falcão”.

Conversamos com Vicente Sánchez este fim de semana que fica atrás…..


1- Vamos conhecer Vicente Sánchez e essa imensa vontade de ser toureiro!...

Nasci em Lisboa e tenho 20 anos. A minha afición pela festa brava nasceu de pequeno através dos meus avós maternos, cresci a ir ver corridas de toiros com o meu avô na praças do Montijo e Alcochete; lembro-me do fascínio que tinha por tudo o que via, pelo ambiente vivido numa praça de touros, pelos pequenos detalhes que por certo cativam qualquer pessoa.

Nessa altura apenas conhecia a realidade do toureio a cavalo, dos forcados e em termos do toureio apeado apenas conhecia a figura do bandarilheiro; isso iria mudar um dia em que após uma corrida a que assisti no Campo Pequeno, ao chegar a casa fui á internet pesquisar por toiros e toureiros e foi aí que me deparei com o toureio a pé. Fiquei fascinado, e lembro-me de ficar horas seguidas, dias até, a ver vídeos dos maestros Morante de la Puebla, El Juli, José Tomás e muitos outros, como toureavam todos com estilos, filosofias e estéticas diferentes, descobri não só o toureio a pé mas também o quão variado é, o que me deixou a querer conhecer mais. Pouco tempo depois (na altura com 12 anos) pedi aos meus pais para me inscrever na Escola de Toureio do Campo Pequeno, e foi o que aconteceu, tendo os meus conhecimentos teóricos e práticos do toureio começado verdadeiramente nesse momento.


2 - A temporada de 2023 saldou-se em 7 espectáculos de promoção/novilhadas -3 em Portugal e 4 em Espanha-. Correspondeu ao esperado?.

Mais do que os números da temporada, o ano de 2023 foi sem dúvida um ponto de viragem para mim no que toca ao toureio. Foi um ano de muitas aprendizagens e experiências, onde pude crescer não só como toureiro, mas também como pessoa, pude tourear em Portugal e em Espanha e somar triunfos importantes. Creio que superou as minhas expectativas e estou extremamente grato ao maestro Vitor Mendes, ao matador António João Ferreira e a toda a direção da escola de toureio José Falcão, por terem acreditado em mim e proporcionado tais experiências e oportunidades.


3 - Em Espanha, a tarde de Usagre com o corte de duas orelhas e rabo, foi a tarde de sonho?

Acredito que a tarde de Usagre não foi a tarde de sonho, apesar dos troféus e nomeadamente do primeiro rabo que cortei; essa tarde foi acima de tudo a que mais me fez crescer enquanto toureiro. Foi um bom novilho, era muito encastado e tinha que se saber estar na cara, repetia e exigia muita colocação e atenção aos detalhes, nomeadamente nos toques, mas acredito que consegui estar por cima. O público esteve comigo e acabou por ser uma faena de muita intensidade e emoção. Mais do que o rabo que obviamente foi um marco importantíssimo, esta tarde permitiu superar-me e entregar-me de corpo e alma, sinto que foi o culminar de todo o esforço de treinos de salão e campo, exigindo o melhor de mim e colocando em prática tudo o que aprendi, por isso digo que foi a tarde que mais me fez crescer enquanto toureiro.


4 - Quem são as tuas referências, como toureiro?

Defendo a ideia de que um bom aficionado não tem apenas um toureiro senão vários, mas enquanto toureio é uma pergunta difícil de responder, falo por mim quando digo que já me identifiquei e tentei ir ao encontro do estilo de vários toureiros diferentes e em diferentes alturas desta minha curta caminhada pelo mundo dos toiros, mas aqueles com os quais agora me identifico posso dizer que são os maestros Morante de la Puebla, José Garrido, Juan Ortega e Borja Jiménez.


5 - O Tomás Bastos debuta com picadores em Março. Esta temporada 2024 (inicialmente) serão quatro os novilheiros portugueses a percorrer o circuito das novilhadas sem cavalos. Ambicionas a debutar com picadores?.

O meu companheiro e amigo Tomás Bastos com o qual pude compartilhar escola de toureio, durante algum tempo, quando ele frequentava a escola José Falcão, é um excelente toureiro, algo que inegavelmente se traduz naquilo que foi a sua temporada de 2023, estando a meu ver muitíssimo preparado para dar o passo para novilheiro com picadores. Em relação aos atuais novilheiros portugueses sem picadores, nos quais me incluo, acredito que há muito potencial, estilos de toureio diferentes, personalidades diferentes e muita ambição; acredito ser um leque de toureiros muito interessante para o aficionado e que temos ainda muitas cartas para dar.

Não estou pronto ainda para dar o passo para novilheiro com picadores, este será o meu primeiro ano oficial como novilheiro sem picadores e onde, se tudo correr bem, irei debutar de luces; apesar da boa temporada passada, estou ainda longe de dar esse passo de ir con cavalos, preciso ainda de aprender e de tourear muito, é um passo de grande responsabilidade, tudo a seu tempo; se Deus quiser lá irei chegar, mas por agora está longe dos meus planos, para já preocupo-me em preparar bem esta temporada e em manter o bom ritmo de triunfos que tenho vindo a alcançar.


6 - O que entenderes….. como nota final.

Quero deixar uma nota aos aficionados e pedir para que acudam às praças nas novilhadas que tão importantes são para a formação de todos os toureiros; no seguimento disto deixar também uma nota de apelo para que sejam dadas mais oportunidades aos jovens novilheiros portugueses. No que a mim me cabe, espero que esta temporada seja de muitas conquistas, deixar a certeza a todos os aficionados de que me estou a preparar da melhor forma para poder agarrar as oportunidades que me forem dadas, mostrar o meu toureio com todas as suas valências e -se Deus quiser- seguir com os triunfos.


---------
www.tribunadatauromaquia.com - RBTRIBUNA 
+ Texto : Jaime Martínez AMANTE
+ Fotos : Rosalea Ryan
----------





Artículo Anterior Artículo Siguiente