DE FORCADOS, CARTELES CON PRISAS, TELEVISIÓN SIN FECHA Y ORIGINAL EXPOSICIÓN


AMADORES DE MONSARAZ EN SAN LUÍS DE POTOSÍ

Mais um grupo de forcados lusitano no México. Amadores de Monsaraz na despedida de Pablo Hermoso, a 9 de Fevereiro em San Luís Potosí (México). Os forcados alentejanos partilham cartel com os Forcados Potosinos, na despedida, da praça potosina, do mestre e grande rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza.
Hermoso va de gloria em gloria, no tempo de despedida de muitas e diversas praças aztecas. Foi assim, por exemplo, em Temax (Yucatán), com praça com lotação esgotada. Rejoneador e mestre, Pablo Hermoso de Mendoza, cortou uma orelha ao seu primeiro toiro e as duas orelhas e o rabo ao segundo; rejoneador Cuauhtémoc Ayala cortou duas orelhas e rabo ao primeiro astado e duas orelhas ao segundo; e finalmente, o matador Michelito Lagravere cortou duas orelhas a cada um dos seus toiros.

MAS RELEVOS EN GRUPOS DE FORCADOS

Será neste 2024 quando Afonso Tomás Cruz releve a Paulo Loução na chefia do Grupo de Forcados Amadores de Cascais. O grupo realizou, no penúltimo sábado de Janeiro, o seu primeiro treino da temporada na Herdade da Galeana, ganadaria Murteira Grave. E de seguido já, novo treino dos Amadores de Cascais neste domingo 28, na praça de toiros "Padre Serralheiro" na Messejana, com astados de António Alexandre.

MUCHAS PRISAS POR ANUNCIAR CARTELES

É o caso, também, da empresa gestora da praça Arena D'Évora. Modas absurdas estas de fechar cartazes antes da época começar... Assim, aí está o cartaz do 64º Concurso de Ganadarias de Évora, para 19 de Maio, com Miguel Moura, Luis Rouxinol Jr. e António Telles Filho. Pegam os forcados de Montemor e Évora e lidam-se, com astados em concurso, três portugueses e três espanhóis: Palha, Murteira Grave e Passanha são os toiros portugueses, Miura, Partido de Resina e Adolfo Martín, os espanhois.

FIN DE SEMANA DE PRESENTACIÓN EN SANTARÉM

Outro empresariado que bem baila... É neste sábado dia 27 de Janeiro, quando o "sindicato" que está ao comando empresarial da praça escalabitana, apresenta os três cartazes da temporada 2024 da Monumental "Celestino Graça", conhecidos -ao 90%- já de sobra por muita gente... Apresentam o quen já é sabido... muita obra de teatro e pouco suspense...
A primeira corrida é no 16 de Março (integrada nas Festas de São José, em Santarém), com a función completa a cargo da Família Ribeiro Telles para dar a alternativa ao Tristão Ribeiro Telles e Guedes de Queiroz, toiros Ribeiro Telles e forcados de Santarém e Aposento da Moita.
No mes de Junho haverá duas corridas. Primeira será no sábado dia 8, com os cavaleiros Francisco Palha e Miguel Moura, e um terceiro cavaleiro que será anunciado nesta fim de semana. Três toiros de António Silva e três de Veiga Teixeira e com todas as pegas para os Forcados Amadores de Santarém.
Finalmente, no dia 10 de junio, feriado, pois é Dia de Portugal, de Camoes e das Comunidades Portuguesas, presença do toureiro a pe Andrés Roca Rey com dois toiros de uma ganadaria espanhola (encaste Domecq), e no toureio a cavalo João Moura Jr. e João Telles, com quatro toiros de Murteira Grave, estando as pegas a cargo dos forcados Montemor e... Santarém (grande variedade de grupos de forcados nesta feira, pelo que parece...!).

POMBEIRO SOLO TENDRÁ UNA TELEVISADA ESTE AÑO

Pombeiro e  OneToro TV tenhem que pactar adequadamente a data (ja que não datas) de uma corrida em Lisboa 2024 que será retransmitida em directo pelo canal espanhol.
OneToro TV anunciou esta segunda-feira que já tem garantida a transmissão em directo de 117 festejos na época 2024, com as principais feiras taurinas espanholas como Sevilha, Madrid, Valência, Pamplona, Bilbao, Salamanca, Santander, entre outras junto com a francesa Feira de Béziers, corridas nas Américas e ainda anunciou uma desde Portugal, no Campo Pequeno; que gostariam os da OneToro fosse "de gala à antiga portuguesa". Fica, assim, por definir oficialmente a data da "televisada" portuguesa...

XXV ANIVERSARIO DEL CLUB TAURINO DE ALCOCHETE

O XXV aniversário do Clube Taurino de Alcochete, a celebrar com o apoio da Câmara Municipal, serve para promover uma exposição fotográfica, com obras pela objectiva de Pedro Barrona. A mostra não deixa de ser uma homenagem à Tauromaquia em Alcochete que 
"no século XXI, mostrando a vitalidade desta arte enraizada nas nossas gentes, tem um tempo onde nascem dois jovens novilheiros, tempo de esperança protagonizada por João d’Alva e Gonçalo Alves que são futuro do toureio apeado em Portugal e a esperança que alimenta o povo de Alcochete de poder ver os seus primeiros matadores de toiros".
A exposição é inaugurada este sábado, 27 de Janeiro, pelas 16h30, nos Paços do Concelho de Alcochete. A cerimónia inicia-se com um colóquio onde os dois jovens toureiros que darão a conhecer um pouco mais do seu percurso.

J. HERMÍNIO FERREIRA DEJA IMBORRABLES RECUERDOS

Ainda a tristeza impera no mundilho taurino da ilha mais taurina do Mundo, dias depois da morte do grande forcado João Hermínio Ferreira, fundador em 1973 do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, estando ao frente do grupo até 1989. João Hermínio foi igualmente fundador do Grupo de Forcados Amadores de Turlock, da Califórnia, na colectividade açoriana até os Estados Unidos emigrada.
O GFA da Tertúlia T. Terceirense recorda na sua página da rede social Facebook a figura do seu cabo-fundador: "Era uma pessoa especial e a sua falta será profundamente sentida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Suas memórias e o legado que deixou são tesouros que serão lembrados com carinho. Que a força e a união familiar possa oferecer algum conforto durante este período de tristeza", referem desde a Tertúlia Tauromáquica Terceirense

PRESENTAN EN VILA FRANCA EL DEBUT DE BASTOS

A empresa da praça de Olivença (Cutiño e os seus sócios mexicanos) Fusión Internacional da Tauromaquia convocam a apresentação em Portugal, no próximo dia 2 de fevereiro, do cartaz e detalhes do debute com picadores do novilheiro português Tomás Bastos, acto a realizar-se
pelas 19:00 h nos locais da "Praça Ribeiro Telles - Centro de Eventos", em Vila Franca de Xira.
Como é já conhecido, Tomás Bastos va tourear por primeira vez com com picadores no dia 3 de março, novilhada a celebrar pelas 11h30 em Olivença e o espectáculo tem um cartaz integrado pelos novilheiros Manuel Román, Marco Pérez, Javier Zulueta e Tomás Bastos -os dois últimos debutantes como novilheiros com picadores. Como indica o cartaz, vão lidados novilhos de Alejandro Talavante.
---------
www.tribunadatauromaquia.com - RBTRIBUNA 
+ Fotos : ARAÚJO MACEIRA - 
----------


Artículo Anterior Artículo Siguiente