El apunte siempre oportuno de la Dra. Ester Tereno) 2024 vai começar, não o estraguem já!


www.tribunadatauromaquia.com - RBTRIBUNA 
+ Texto : ESTER TERENO
+ Foto : D. R. 
----------

2024 vai começar, não o estraguem já!

Época festiva ou não, somos rituais, tradições, sentimento de pertença e partilha. Algum especialista que não eu, um dia disse “os rituais, as tradições, cumprem uma função importante na nossa organização pessoal”, “Permitem-nos pontuar a passagem do tempo, (re) encontrar uma linha estruturante de vida e, sentirmo-nos parte de um todo”. 

Por tudo isto, tanto a época natalícia, como a mudança de ano, e a tauromaquia são linhas estruturantes da vida! E gosto muito de desejar tudo o que se segue o ano todo, mas diz que agora faz parte, pelo que deixo os meus desejos para 2024, dos bons e dos sinceros, não como outros.

Desejo a todos um pouco da perseverança de muitos em levar isto adiante, e capacidade de sonhar, que nunca se perca. 

Desejo a todos uma afición desmedida! Que sejamos capazes de nos unir sempre que for preciso defender a festa e dizer “Estamos aqui unidos e nada vai mudar isto”. 

Desejo que as pessoas sejam menos mal-educadas, é só um problema de auto-estima. Sempre a competição, sempre a vontade de domar ou neutralizar o outro, sempre uma certa cobardia. 

E que tenhamos dignidade e elegância para fazer frente às escumalhas que nos ofendem. 

Desejo que o optimismo reine, de nada serve dizer mal de tudo e de todos e esperar sempre o pior. Se não ligarmos a metade das “tricas” que por aí andam, olhamos para a festa de uma forma mais saudável, e tão melhor.

Desejo que as pessoas parem de dizer que dantes é que era, esquecendo que a memória é seletiva e prega partidas, mas nem tudo o que é novo é bom só porque é novo. Às vezes perdem-se coisas pelo caminho. E a tauromaquia não se pode perder!

Que consigamos não deixar cair nem mais uma praça de touros neste país, nem no mundo! 

Que as promessas se tornem figuras!

Desejo saúde para ir a todas as corridas que quiserem, e se dinheiro faltar, que estejam lá de coração, não é preciso fazer um escalafón de corridas assistidas e gabar sobre isso para se ser um bom aficionado. 

Desejo que amizade impere, que se cultive e regue, e que se aproveitem as existentes e que se façam novas, muitas! 

Desejo que a beleza da tauromaquia nunca termine. 

Desejo que consigamos aproveitar cada momento, neste mundo acelerado e de pernas para o ar. 

E que venham mais festas e reconhecimentos, e que nunca nos falte o entusiasmo para lá estar a homenagear os que tanto merecem. Por muito que digam que festas e festinhas são só para aparecer, esta é uma das melhores formas de prestar homenagens. Que nunca nos falte esta capacidade de respeitar e admirar quem tanto nos dá. 

Desejo que a magia e o nervoso miudinho que acontece numa corrida nunca acabe. 

Que o cheiro dos puros, neste mundo puritano de hoje, nunca termine. 

Que a luz do céu azul continue a deslumbrar todos ao fim da tarde num ruedo qualquer. 

Desejo que as feiras e os pueblos nos continuem a dar as melhores festas, as melhores faenas e os melhores ambientes, e que acima de tudo, as saibamos aproveitar e desfrutar a cada momento. 

Desejo a todos que continuem a ter paciência para me ler.

Vamos acreditar e teimar em 2024. Porque teimar é amar, e nós amamos a Tauromaquia!

Esperança ao alto e um excelente Ano Taurino a todos!


Publicar un comentario

Publicar un comentario

TRIBUNA da TAUROMAQUIA

CLICK DESCARGA GRATIS