…E os forcados?
Sobre a corrida que se realizou na Praça de Santarém em 8 de Junho de 2003 foram escritas crónicas nos jornais “Correio da Manhã” e “Toiros e Cavalos” respectivamente assinadas pelos saudosos críticos João Aranha e Eduardo Leonardo. Não obstante, nem um nem outro mencionaram os nomes dos forcados dos Grupos que, de caras, pegaram os toiros.
Como nem num, nem outro, destes cronistas fez referências aos forcados que executaram as pegas de caras, aproveitamos para deixar em “nota de rodapé” os nomes que foram esquecidos: Diogo Sepúlveda, João Canavarro e Tancredo Pedroso, pelos Amadores de Santarém, todos à primeira tentativa. Rodrigo Castelo, João Camejo (os dois à primeira tentativa) e Fernando Parente (à terceira tentativa) pelos Amadores do Aposento da Moita.
Destaque para João Camejo (4º. toiro ) e Tancredo Pedroso (5º. toiro) pela forma toureira como provocaram as investidas e receberam os toiros.
A pega é, presentemente, o suporte da corrida à portuguesa e o motivo de interesse de muitos jovens aficionados que pagam os bilhetes das nossas praças de toiros. O mínimo que os comentadores taurinos devem fazer nas suas crónicas é, pelo menos, darem a devida referência aos forcados que pegaram.
Manuel Peralta Godinho e Cunha
Janeiro de 2023