La grandeza de un caballo de toreo llamado "Gabarito"...
rbtribuna
"Gabarito" y António Ribeiro Telles, en la plaza de Lisboa |
"Gabarito" y António Ribeiro Telles, en la plaza de Madrid |
tribuna da tauromaquia
En el mismo día en que partía un gran taurino como el Dr. Domingos da Costa Xavier, admirador del gran caballo que era "Gabarito", precisamente en sus redes sociales el maestro António Ribeiro Telles recordaba la grandeza del caballo citado, de lo mejor que ha habido en la Tauromaquia portuguesa... Y lo hacía así :
OS CAVALOS DE UMA VIDA - “GABARITO”ferro: sem ferro
Foi sem qualquer dúvida o melhor cavalo que tive até hoje! Era extraordinário! Tinha habilidade, força, agilidade e uma graça toureira que chegava ao público facilmente.
Era um gato! Não punha um pé mal posto e, como grande lidador, podia com qualquer toiro. Aquilo que eu mais gostava de ter conseguido no toureio era atingir a perfeição. Não gosto de ser eu a dizê-lo, pois não quero que pensem que sou vaidoso, mas julgo que no meu conceito de toureio, montado neste cavalo, andei lá perto!.
Uma vez no Campo Pequeno, depois de uma actuação bastante boa, ao apear-me do Gabarito, o meu Pai deu-me um abraço e disse-me que nunca tinha visto um cavalo entrar tanto por um toiro dentro sem o enganar e sair sem ser tocado! Já tenho uma dúzia de filhos dele e todas as noites sonho que saia um igual ao pai!
Disse o meu pai: “Embora tenha visto grandes cavalos de êxito, o Gabarito, do meu filho António, foi o melhor que conheci na vida, dos muitos que vi! Dominava todas as sortes, foi um cavalo completo. Ainda hoje, depois de mais de uma dúzia de anos passados, é o cavalo que o público lembra. Muitas vezes, os cavalos, bons ou maus, não encontram o seu cavaleiro! Neste caso, o Gabarito e o meu filho António faziam a parelha perfeita, pois pensavam ao mesmo tempo!”
Por tudo isto, o Gabarito foi um cavalo muito especial para mim!
Nota de la Redacción de la TRIBUNA da TAUROMAQUIA) Fuimos parte de la legión de admiradores que aquel caballo tenía. Lo vimos actuar en muchas ocasiones. A cada cual, siempre sorprendente. E iriamos un poco más allá del maestro António para decir que Gabarito y el, el y Gabarito, fueron una de las parejas -pocas- perfectas del Toreo a Caballo mundial...