O corpo do matador de toiros José Trincheira será autopsiado esta segunda-feira, no Hospital de Beja, onde morreu ontem aos 87 anos, e as cerimónias fúnebres, vão decorrer no início da semana em Serpa e em Vila Viçosa, segundo fonte familiar. Depois de autopsiado, o corpo do "Leão do Alentejo" seguirá para a Capela de Serpa, onde terá lugar o velório, sendo na manhã seguinte transportado para Vila Viçosa, onde se celebrará uma missa e se realizará o enterro. José Trincheira vai ser sepultado na Campa de Família no Cemitério de Vila Viçosa.


MAESTRO JOSÉ TRINCHEIRA VOLTA ETERNAMENTE A VILA VIÇOSA
José Trincheira faleceu já no sábado, durante a noite, no Hospital de Beja.
O corpo do antigo matador vai ser autopsiado em Beja esta segunda-feira, seguirá depois para uma capela em Serpa onde será velado e virá depois na manhá seguinte para Vila Viçosa onde será realizada a missa e funeral. Será sepultado na Campa da Família no cemitério de Vila Viçosa.
tribuna da tauromaquia by Jaime M. Amante.

FALECEU JOSÉ TRINCHEIRA, "O Leão do Alentejo"
O Maestro José Serrador Trincheira "Leão do Alentejo" faleceu esta noite, aos 87 anos de idade.
Nascido a 6 de Setembro de 1935 em Borba ou talvez em Espanha, nunca soube onde verdadeiramente nasceu, veio a falecer em Serpa no dia de hoje, 22 de Outubro de 2022.
Em menino recorda-se de viver em Vila Viçosa e nasceu nessa terra a sua paixão pelos toiros.
Auxiliado por amigos e principalmente por António Pombeiro, um grande aficionado de Vila Viçosa que o recomendou para a escola de toureio da Golegã do mestre Patrício Cecílio mas onde não foi aceite.
Viria a frequentar a em 1954 a escola Arena, que era dirigida pelos toureiros Júlio Procópio, Augusto Gomes e Sebastião Saraiva.
Apresenta-se como novilheiro aspirante em Junho de 1955, na Praça de Santa Eulália onde alcança enorme êxito.
Como novilheiro alternou muito com Amadeu dos Anjos e José Júlio.
Apresentou-se pela primeira vez em Espanha na Praça de Olivença em 1956 frente a novilhos da ganadaria de Guardiola. Já com novo apoderado toureou em Sevilha em 1957 e obteve um enorme êxito.
Recebeu a sua alternativa de matador a 28 de Setembro de 1958 em Cáceres, concedida por Cesar Girón, e com o testemunho de Manolo Segura. Lidaram-se nessa tarde toiros de Pablo Romero.
Confirmou a alternativa em Madrid a 7 de Agosto de 1966, sendo seu padrinho o matador José Luís Barreto e Agostin Castillares "El Puri" como testemunha. Lidam-se toiros de Francisca Sanchez.
Despediu-se do toureio em 1989.
Atuou com enorme êxito em todo o planeta taurino.
José Trincheira tinha sido recentemente operado ao coração, e encontrava-se a residir num lar, em Serpa (Baixo - Alentejo).
Ainda não se sabe, quando e onde, serão as cerimónias fúnebres.
Como curiosidade, José Trincheira faleceu no mesmo dia que o seu colega de profissão, António Chenel "Antoñete" - 22 de Outubro mas de 2011.

Maestro José Trincheira, paz à sua alma
Reveja a carreira do matador de toiros José Trincheira, num documentário dado à RTP, em 1992.