Gustty L os aficionados de la zona de Setúbal están que trinan. Ven venir el exterminio de la Tauromaquia, la imposibilidad de celebrar corr...
Gustty |
Los aficionados de la zona de Setúbal están que trinan. Ven venir el exterminio de la Tauromaquia, la imposibilidad de celebrar corridas de toros en lo que surja a construir en tiempo próximo en la que fue histórica plaza de toros "Carlos Relvas"... Creen que la Câmara Municipal, gobernada por anti-taurinos que disimulan su condición por evitar rechazos entre los habitantes de la capital sadina, tiene entre manos el propósito de cargarse e imposibilitar la celebración de corridas de toros en aquella ciudad del Sado.
Por ello han hecho público un manifiesto y piden ayuda a todos los taurinos para que firmen el mismo y echen una mano, para decir a los fundamentalistas que gobiernan Setúbal que están llevando a cabo un atropello...
Petição :
VOLTAR A TER TOUROS
NA "CARLOS RELVAS", EM SETÚBAL
Para: Presidente da Câmara Municipal de Setúbal; Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal
Exm.º Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal:
Conforme o preâmbulo do Decreto-Lei 306/91 de 17 Agosto “A Tauromaquia é, indiscutivelmente, parte integrante do património e da cultura popular portuguesa”.
Por esse motivo e dado o facto desta tradição estar de tal forma enraizada na Cultura e Identidade Portuguesa, foi criada recentemente, uma secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura.
A Tauromaquia é igualmente, parte integrante do património cultural da cidade de Setúbal.
De tal modo, que em 15 de Setembro de 1889, foi inaugurada a Praça de Touros de Setúbal, denominada primitivamente de “D. Carlos”. Após a implantação de República, passou a denominar-se Praça de Touros Carlos Relvas.
Nos últimos tempos, tem-se vindo a assistir à degradação da mesma, sendo que deixou de ter condições para acolher qualquer tipo de espectáculo, tauromáquico ou de qualquer outra natureza.
Revitalizar e maximizar as potencialidades da Praça de Touros de Setúbal, prestes a completar 121 anos de existência, foi a pretensão que levou a propriedade da centenária praça, a entregar uma proposta de viabilização junto do Departamento Urbanístico da Câmara de Setúbal, em 29 de Novembro de 2007.
A 22 de Junho de 2009, a sessão pública camarária deu parecer favorável ao projecto de reabilitação da Praça de Touros “Carlos Relvas”, sendo que todas as forças políticas, com assento camarário, aprovaram o projecto.
Estava dado o passo necessário para que a centenária Praça, pudesse acolher todo o tipo de espectáculos, e não apenas tauromáquicos, à semelhança do que tem acontecido com outras praças congéneres do país, sendo o maior exemplo, a do Campo Pequeno em Lisboa.
Transformando-se assim numa Praça Cultural, um espaço multi-usos de extrema importância para a cidade de Setúbal, uma vez que nada de parecido existe, e transformando a mesma num pólo central e de visitas.
No entanto, desde a data de aprovação do projecto, que nada se faz, continuando a Praça encerrada ao público.
Os Peticionários, pretendem deste modo mostrar o seu descontentamento, pela forma como o município está a tratar este imóvel.
Imóvel, este que é parte integrante da cultura tauromáquica colectiva, histórica e da identidade setubalense.
Pelo exposto, vêm os abaixo assinados exercer o seu direito de petição, com o intuito de chamar a atenção de V. Exas. para esta situação, e devolver a Setúbal e à sua Praça a dignidade há tanto reclamada e prometida, transformando-a num espaço agradável e multi-cultural.