$type=slider$snippet=hide$cate=0

Imaginem se Descartes descobre que há gente que não pensa e existe...

Imaginem se Descartes descobre que há gente que não pensa e existe... Por Ester Tereno. G osto do argumento “não posso acreditar que existam...

Imaginem se Descartes descobre que há gente que não pensa e existe...


Por Ester Tereno.


Gosto do argumento “não posso acreditar que existam guerras no século XXI”. Se calhar pensam que as pessoas matam há milhares de anos porque eram idiotas e agora, na era das redes sociais, não. A idiotice não evolui.


Por falar em idiotice, não sei se conhecem este “palavrão”, Neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal, quando o sujeito é exposto a novas experiências. 

Mas, deixando de lado as neurociências, existem princípios intrínsecos, nas nossas entranhas, que acreditamos e defendemos com unhas e dentes, e que não alteramos nunca!


Ora, achamos mesmo que uma pessoa tem “plasticidade” suficiente para mudar princípios tão “entranhados”? 

Bom, de valores e divisões entenderá, e de “conflitos entre humanos e gaivotas” também. Até seria compreensível se mudasse ao fim de uns anos/décadas, agora rapidamente e desta forma, parece-me contorcionismo. 

Há linhas que não se devem ultrapassar, e todos conseguimos imaginar, ou mesmo já vivemos, o inferno que é trabalhar com alguém tão intrinsecamente contra! Não entendo, nem um lado, nem outro, mas não me cabe a mim entender, apenas esperar para que tudo corra pelo melhor.

Imaginem se Descartes descobre que há gente que não pensa e existe...


Depois, vemos uma discográfica que não se entende se tem alguma cláusula específica que descrimine espetáculos taurinos, ou não. E nem sei se foi por força dos princípios e convicção do Luís Trigacheiro, se a empresa voltou atrás na sua decisão, mas bravo! Mais valentes assim, se assim for! 


Não gostamos dos “contra”, mas a neutralidade, permissividade, também não é boa, falta-lhe “espinha”, coluna vertebral! Salvo em ocasiões especiais, diz muito sobre uma pessoa, um “não me quero chatear” ou o “eles que se entendam” são a base estrutural da sociedade que vê o confronto de ideias como um ataque e que prefere ficar na situação impossível da paz podre. Horror!!!

Estaremos condenados à normalidade? À cultura rasa? À ditadura do todos-iguais? Temos que ser anti-taurinos, saudáveis, sem sal, sem glúten, ter cães nos apartamentos, vai a carneirada toda atrás e é normal. Desculpem, mas não!


Por isto e muito mais, gosto tanto de gente com “nervo”, carácter e acima de tudo, independência, os que dizem o que todos têm medo de dizer porque não convém. Bolas, são tão poucos!


Andamos há uns valentes anos a bater no mesmo, mas pelos últimos acontecimentos, parece que anda tudo mais “atento”, e seria bom que não se perdesse este balanço, não chegam conversas de bastidores. 

Pensar na tauromaquia e tudo o que a rodeia, não apenas como um recreio de massas, lugares para se ser visto e ignorar as cunhas (o nosso país adora cunhas, mas não vou falar do governo, prometo!).

Se todos pensarmos apenas numa direcção, a da festa em si, num todo, conseguimos perceber o belo que é o sentido de comunhão, o sol e o vento no rosto, as faenas inesperadas, pessoas, estados de espírito.


Por falar em inesperado, este fim-de-semana David Galván na Copa Chenel, superou-se e deu a volta à tragédia! E dei conta da magia dos touros, mais uma vez, e é sempre assim, surpreende-me sempre. Um espetáculo entre a vida e a morte, único, verdadeiro e digno. 

E Pablo Aguado em Castellón, um cataclismo, uma debilidade para nós, a reunião, o temple, a suavidade. Como o próprio disse: “Cuando uno se va a dormir es cuando, quizá más torea”.

E percebo porque gosto tanto de touros, sempre me emocionam como da primeira vez, memorável.


E que dizer de Victoria Federica, a render homenagem à Andaluzia e à Festa Brava, com um visual toureiro, pura arte, na festa da revista ELLE Espanha. Que seja a sobrinha do Rei, que o homem que mais admira seja o seu avô, com quem assistia a corridas de touros, e que seja “a” miúda da moda, é super importante! Nestes tempos, ter uma jovem que não tem vergonha, medo ou preconceito de se mostrar e afirmar taurina, não tem preço! Já tinha assistido à apresentação da Feria de San Isidro em Madrid, como não gostar dela, mesmo sem a conhecer? A beleza, meus caros, a estética...

  

A “nossa arte” reúne, pelo menos, estas qualidades únicas, e são precisamente as que me são mais caras: independência, estética, beleza e liberdade. Sendo a beleza entendida como a justeza das coisas, o amor ao justo e ao verdadeiro.

Só este nosso mundo tem uma luz assim, única, inexplicável e bela.


Dra. Ester Tereno



 

Nombre

"A JANELA",33,"Canhoto Online",4,"LA SERPENTINA",50,ACTUALIDADE,1873,AGORA,138,AMÉRICA TAURINA,136,ANÁLISIS Y OPINIONES,43,APUNTES SONOROS,32,ARAÚJO MACEIRA,68,AS OUTRAS NOTÍCIAS,289,AVISOS y ADVERTENCIAS,6,BLOCO A,138,BLOCO B,30,BOM DIA!,469,breaking news,85,CAJÓN DE SASTRE,84,CAPA,1560,COM CONTA-PESO-E-MEDIDA,133,CONTRACAPA,751,DESTAQUES,233,DUQUE de AGROLONGO,99,EL ÚLTIMO PARTE,162,EN PORTADA,84,ES NOTICIA,287,ESTER TERENO,66,EUGENIO EIROA,137,FALEMOS CLARO!,82,FOTO DEL DÍA,50,FRANCIA & AMÉRICA,9,Grande Reportagem,258,HABLEMOS CLARO,44,HISTORIAS,64,JAIME M. AMANTE,161,JORNAIS,3,JOSÉ CANHOTO,5,LO QUE INTERESA,158,MAGALY ZAPATA,99,MARYSOL FRAGOSO,29,MOMENTOS,218,OPINIÃO,215,OS TEMAS DO DIA,215,PASODOBLES,13,PENÍNSULA IBÉRICA & ILHAS,49,PERALTA GODINHO,259,PORTUGAL,42,PUNTO Y APARTE,318,RUI SALVADOR,11,SUPLEMENTO-REVISTA,4,TENDIDO EUROPEO,67,TOREROS-TAURINOS-PLAZAS,26,YA MISMO,274,
ltr
item
TRIBUNA da TAUROMAQUIA: Imaginem se Descartes descobre que há gente que não pensa e existe...
Imaginem se Descartes descobre que há gente que não pensa e existe...
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHJ6OU65A9n8QW7pCzFwmFFqV3AVCVWPsX03OLgIXY4_Ua41p5-KKJ2Qu7JBK_hj5Q96F1QbFB6PIHnpHIAknbYcRmSs_jmCA9idU129jECBL9ksS3dwFRXyBQ9Qno2eLgRG0f-g5SMk5J6QOMbyrBtN8H_C-SsqCh1rEbSpCtrucG48wmTUxDMj9_Ww/s16000/CAPOTE.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHJ6OU65A9n8QW7pCzFwmFFqV3AVCVWPsX03OLgIXY4_Ua41p5-KKJ2Qu7JBK_hj5Q96F1QbFB6PIHnpHIAknbYcRmSs_jmCA9idU129jECBL9ksS3dwFRXyBQ9Qno2eLgRG0f-g5SMk5J6QOMbyrBtN8H_C-SsqCh1rEbSpCtrucG48wmTUxDMj9_Ww/s72-c/CAPOTE.jpg
TRIBUNA da TAUROMAQUIA
https://www.tribunadatauromaquia.com/2022/03/imaginem-se-descartes-descobre-que-ha.html
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/2022/03/imaginem-se-descartes-descobre-que-ha.html
true
5470460938622430275
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content