$type=slider$snippet=hide$cate=0

Uma triste opinião

  Uma triste opinião Por Manuel Peralta Godinho e Cunha - ( "Partebilhas"   José Rodrigues dos Santos (na foto), locutor da tele...

 Galeana...25.04.2018.png

Uma triste opinião

Por Manuel Peralta Godinho e Cunha - ( "Partebilhas"

José Rodrigues dos Santos.png 

José Rodrigues dos Santos (na foto), locutor da televisão portuguesa, na entrevista que lhe fizeram recentemente para a divulgação do seu último livro, considerou que a pecuária é a principal causa das alterações climáticas.

O afastamento total da ruralidade de muita gente que vive em grandes meios urbanos permite – ou provoca – posições e conceitos perfeitamente distantes da realidade.

O habitante de Lisboa, de avenida, de esplanada, de cachorro à trela, das trotinetas, do centro comercial a ver as montras – o que procura a fruta bichada a pensar que é ecológica – desconhece completamente o esforço dos que cultivam as terras e que são produtores pecuários.

E esses agricultores não têm cães reclusos em casa, nem peixinhos de aquário, mas tratam os animais como sempre fizeram: bem!

Na sua argumentação, José Rodrigues dos Santos, compara os matadouros de bovinos aos campos de extermínio nazis, onde foram sacrificados milhares de judeus… mais a alegação da tal teoria urbana de que é a produção de bovinos a responsável de uma significativa emissão de gases de estufa, sem ter em conta que Portugal é um dos países da Europa onde grande parte dos ruminantes é criado em regime extensivo, nomeadamente os bovinos.

Sendo o Ribatejo e o Alentejo os detentores de grande concentração da área agrícola do país, tanto em terras aráveis e culturas permanentes, como em pastagens há que notar que as pastagens permanentes têm aumentado nos últimos anos e caracterizam mais de metade da superfície agrícola utilizada na maior região de Portugal, o Alentejo, evidenciando a importância da produção de ruminantes em sistema extensivo nesta região.

Portugal e devido às suas características edafo-climáticas, distingue-se por ter diversas áreas agrícolas desfavorecidas. Assim e nessas regiões, a produção de carne de bovino em modo extensivo é uma importante fonte de receita e de emprego e também de aproveitamento e enriquecimento do solo.

Contudo, José Rodrigues dos Santos sugere aos portugueses que comam menos carne. Quais portugueses? Os que resolveram ser veganos, vegetarianos e afins, que não comem carne e acham que os outros também não a devem comer? Os quase dois milhões de portugueses que estão no limiar da pobreza e que portanto raramente têm possibilidade de a consumir? Ou os que, tal como ele, podem comprar e comer de tudo o que lhes apetecer mas que, para estar à moda resolvem recomendar aos outros a redução consumo de carne de vaca porque os ruminantes provocam alterações climáticas por emissão de gases de estufa?

Mais importante do que essa moda – que ainda não chegou ao “politicamente correcto” mas está a tornar-se uma tendência de ataque  ao mundo rural – seria que os seus defensores instalados nas grandes cidades, bem de vida e com acesso aos meios de comunicação, estudassem a forma de como resolver a pressão da procura do mercado para alimentar a população mundial em crescimento, sem descuidar o enorme número de pessoas que em imensos territórios estão em pobreza constante, sem acesso aos meios elementares de saúde e de habitação, passando fome e que não podem reduzir o consumo de carnes vermelhas e brancas simplesmente porque não têm qualquer possibilidade de as comprar.

Se é verdade que os bovinos têm alguma influência nos gases de estufa, também é verdade que as pastagens contribuem positivamente na descarbonização atmosférica. As raças de bovinos em Portugal, bem adaptadas às condições naturais, bem visíveis na ganadaria brava, proporcionam um reservatório de biodiversidade inestimável e que deve ser defendido para potenciar o equilíbrio ambiental.

Manuel Peralta Godinho e Cunha



 

Nombre

"A JANELA",33,"Canhoto Online",4,"LA SERPENTINA",50,ACTUALIDADE,1873,AGORA,138,AMÉRICA TAURINA,136,ANÁLISIS Y OPINIONES,43,APUNTES SONOROS,32,ARAÚJO MACEIRA,68,AS OUTRAS NOTÍCIAS,289,AVISOS y ADVERTENCIAS,6,BLOCO A,138,BLOCO B,30,BOM DIA!,469,breaking news,84,CAJÓN DE SASTRE,84,CAPA,1559,COM CONTA-PESO-E-MEDIDA,133,CONTRACAPA,751,DESTAQUES,233,DUQUE de AGROLONGO,99,EL ÚLTIMO PARTE,162,EN PORTADA,84,ES NOTICIA,287,ESTER TERENO,66,EUGENIO EIROA,137,FALEMOS CLARO!,82,FOTO DEL DÍA,50,FRANCIA & AMÉRICA,9,Grande Reportagem,258,HABLEMOS CLARO,44,HISTORIAS,64,JAIME M. AMANTE,161,JORNAIS,3,JOSÉ CANHOTO,5,LO QUE INTERESA,158,MAGALY ZAPATA,99,MARYSOL FRAGOSO,29,MOMENTOS,218,OPINIÃO,215,OS TEMAS DO DIA,215,PASODOBLES,13,PENÍNSULA IBÉRICA & ILHAS,49,PERALTA GODINHO,259,PORTUGAL,42,PUNTO Y APARTE,318,RUI SALVADOR,11,SUPLEMENTO-REVISTA,4,TENDIDO EUROPEO,67,TOREROS-TAURINOS-PLAZAS,26,YA MISMO,274,
ltr
item
TRIBUNA da TAUROMAQUIA: Uma triste opinião
Uma triste opinião
https://fotos.web.sapo.io/i/B9518f3bc/22226027_bjWPh.png
TRIBUNA da TAUROMAQUIA
https://www.tribunadatauromaquia.com/2022/01/peralta-godinho-e-cunha-pone-las-peras.html
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/2022/01/peralta-godinho-e-cunha-pone-las-peras.html
true
5470460938622430275
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content