$type=slider$snippet=hide$cate=0

"Moralmente superiores a quem?", otro brillante artículo de la doctora Ester Tereno

Nuestra muy estimada colaboradora, la doctora Ester Tereno, nos acerca hoy otro artículo interesantísimo, redactado con la brillantez que a ...

Nuestra muy estimada colaboradora, la doctora Ester Tereno, nos acerca hoy otro artículo interesantísimo, redactado con la brillantez que a ella caracteriza. Es un placer siempre, leer a esta gran taurina en sus interesantes comentarios y certeros análisis. Disfruten ustedes con lo que hoy nos plantea...


Moralmente superiores a quem?


Por Ester Tereno.


Se perguntarmos sobre o bem ou o mal, ouviremos apelos sentimentais. "É mau porque me parece mal", "é bom porque me faz sentir bem." 

Emotivismo, grosso modo, uma tese ética segundo a qual o discurso moral, nada mais faz do que expressar preferências pessoais com o objectivo de levar os interlocutores a agirem conforme nossos interesses. 

Complicado? Nem tanto. Torna-nos chatos, muito chatos. Perigoso? Muito!

Não é respeitar os sentimentos de todos, mas tentar que todos tenham os meus. E a única maneira de fazer isso é pela doutrinação.

Talvez esperássemos que tudo levasse à tolerância, mas, pelo contrário, é intolerante. 

Num mundo onde é tão fácil usar os meios de comunicação para que consigam gerar em nós as emoções que lhes agradam, o emotivismo torna-se numa ferramenta de opressão ditatorial.


A insistência em educar novas gerações para que se sintam bem. A liberdade de expressão é restringida sempre que desperte sentimentos inadequados. E se alguém mostrar emoções erradas, será desprezado qual réprobo a quem é negada qualquer possibilidade de se explicar. Nada agradável viver num mundo no qual apenas as emoções contam, a menos que tenhamos a sorte de as nossas coincidirem com as da multidão.

Na visão atual, a ideia de que o mal é algo que pode ser erradicado está instalada. A vida é mais do que apenas um mural do Facebook onde basta clicar em "Gosto" ou "Isto deixa-me irado". 

As proibições dos que se enquadram nesse modelo virtuoso estão aí. Veja-se a Alcaldesa de Gijón, que não ficará na história por ter inventado a pólvora, zangou-se porque um touro se chamava ‘Nigeriano’ e outro ‘Feminista’, por favor! Convencidos de uma insuportável e inexistente superioridade moral.

O caso do nosso pseudo-partido PAN, tão bem recebido no Montijo, bravo!

Os líderes políticos tinham que ser os primeiros a não serem arrastados por movimentos de exaltados que promovem confrontos sociais e intolerância; políticos e jornalistas deviam pesar o fundamento, a importância deste rito tradicional, colocando-o sempre no seu contexto, o da tourada como um todo.


E quem fala em touros, fala em caça, etc! Em França já perceberam muito bem o perigo, tanto que organizaram uma manifestação em defesa destes valores em Mont de Marsan, contra uma suposta ecologia radical, estava cheia!

Formas de ver a vida que não entendo. São vegetarianos? Têm claras convicções políticas? Lembrem-se, são os vossos princípios, servem apenas para vocês. Não atormentem os “irmãos”. Não “chateiem”. Não concordam com alguém? Não sigam a pessoa. Tenham uma boa vida e deixem-me com o meu delicioso epicurista presunto de Barrancos. Era tão simples!


Um disparate muito bem elaborado. No fundo, visa eliminar o que não encaixa no seu apriorismo. Arrogante e sem empatia. Até parece bem-intencionado, mas não é! Uma mistura de eloquência, lugares-comuns e apelos lamechas sem fundamento, em modo de compressão digital, que reduz a História a um guião linear, e a reescreve sem complexidade. É o paranoicamente correcto a desembocar numa inquisição moral.

As pessoas necessitadas de causas tornam-se perigosas! Mais ainda se acharem que estas simbolizam a nossa sociedade “avançada”, o ambientalismo, o feminismo, o animalismo e todos aqueles “ismos” que vêm à mente, tudo o que era impensável há ​​alguns anos atrás. Bem sabemos que pouco têm de genuínos, outros interesses maiores estão por trás.


Mais, os entusiastas proibicionistas afirmam-se consistentes, querem animais reconhecidos como iguais às pessoas. Portanto, não os podemos matar (mas e os borregos, porcos, coelhos, mariscos, etc?) e muito menos comê-los (mas então, afinal somos canibais?).

No fundo, o objectivo é a proibição do consumo de carne e todo o tipo de sacrifício de animais (o que os “anti” realmente aspiram, não esqueçamos os interesses maiores). 

Claro que leis devem proibir alguns seres humanos de atentarem contra outros, protegem a liberdade (graças à existência de leis, sentimo-nos mais seguros, apesar, do facto de alguns anti-taurinos ameaçarem atrozmente por não concordamos com eles).

Mas a beleza e a emoção salvarão o mundo! Emoção saudável, senão vejamos o Artigo 27.1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

“Todos os seres humanos têm o direito de participar livremente na vida cultural da comunidade, de beneficiar das artes e de participar no processo científico e dos seus benefícios.”


Temos a cultura como uma necessidade, que nos transforma e nos torna melhores. O toureio, como forma de arte, é emoção, é entrega, é história, é temple, pundonor, magia e romanticismo. É o nosso oxigénio.

Emoção sentimos nós quando vemos Morante a tourear, Roca Rey a brilhar, Pablo Aguado lesionado, Juan Ortega com o capote! Eles percebem lá de emoção!

“A pandemia fez-nos mais sensíveis à beleza”, diz Juan Ortega no El País, e que brinde fez a Rafael Jimenez Chicuelo em Sevilha... uma explosão de inspiração, aquele mistério insondável que arrepia e traz felicidade.

Veja-se Daniel Menés, um madrileño que tirou a alternativa a 15 de Setembro em Madridejos. Um problema com o traje, não o deixaria pronto a tempo.  Andrés Roca Rey ao saber, teve a grandeza de lhe oferecer um traje de luces para este dia tão especial.

Posto isto, só não entende quem não quer, e se calhar, devíamos nós, defensores das touradas, dispensar as justificativas artísticas ou tradicionais que nos cansam, e limitarmo-nos a um único argumento: “Faz-se porque queremos!”. 

E do verdadeiro emotivismo percebemos nós! Aceitemos o único argumento a favor das touradas e todas as suas variantes, porque nos parece espiritualmente impecável e belo!


(Fotos de Ana Paula Antas






 

Nombre

"A JANELA",33,"Canhoto Online",4,"LA SERPENTINA",50,ACTUALIDADE,1873,AGORA,138,AMÉRICA TAURINA,136,ANÁLISIS Y OPINIONES,43,APUNTES SONOROS,32,ARAÚJO MACEIRA,68,AS OUTRAS NOTÍCIAS,289,AVISOS y ADVERTENCIAS,6,BLOCO A,138,BLOCO B,30,BOM DIA!,469,breaking news,84,CAJÓN DE SASTRE,84,CAPA,1559,COM CONTA-PESO-E-MEDIDA,133,CONTRACAPA,751,DESTAQUES,233,DUQUE de AGROLONGO,99,EL ÚLTIMO PARTE,162,EN PORTADA,84,ES NOTICIA,287,ESTER TERENO,66,EUGENIO EIROA,137,FALEMOS CLARO!,82,FOTO DEL DÍA,50,FRANCIA & AMÉRICA,9,Grande Reportagem,258,HABLEMOS CLARO,44,HISTORIAS,64,JAIME M. AMANTE,161,JORNAIS,3,JOSÉ CANHOTO,5,LO QUE INTERESA,158,MAGALY ZAPATA,99,MARYSOL FRAGOSO,29,MOMENTOS,218,OPINIÃO,215,OS TEMAS DO DIA,215,PASODOBLES,13,PENÍNSULA IBÉRICA & ILHAS,49,PERALTA GODINHO,259,PORTUGAL,42,PUNTO Y APARTE,318,RUI SALVADOR,11,SUPLEMENTO-REVISTA,4,TENDIDO EUROPEO,67,TOREROS-TAURINOS-PLAZAS,26,YA MISMO,274,
ltr
item
TRIBUNA da TAUROMAQUIA: "Moralmente superiores a quem?", otro brillante artículo de la doctora Ester Tereno
"Moralmente superiores a quem?", otro brillante artículo de la doctora Ester Tereno
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvj-Y90bE2JNmzmK1VXIIAnDKzghxblsiWKH5vGuPxf-ao66oed1kpUs4e4F5oSHNC6lE4jEIh58GRj5bFoOv1Y2ydz8HE6YWeod9XMvrORLsjahEchz8UrOdq1o4g0toRwk28FGcy_ZSV/w640-h466/Captura+de+pantalla+2021-09-27+a+las+22.42.00.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvj-Y90bE2JNmzmK1VXIIAnDKzghxblsiWKH5vGuPxf-ao66oed1kpUs4e4F5oSHNC6lE4jEIh58GRj5bFoOv1Y2ydz8HE6YWeod9XMvrORLsjahEchz8UrOdq1o4g0toRwk28FGcy_ZSV/s72-w640-c-h466/Captura+de+pantalla+2021-09-27+a+las+22.42.00.png
TRIBUNA da TAUROMAQUIA
https://www.tribunadatauromaquia.com/2021/09/moralmente-superiores-quem-otro.html
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/
https://www.tribunadatauromaquia.com/2021/09/moralmente-superiores-quem-otro.html
true
5470460938622430275
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content