Falemos de... "As excepções"


Texto de MANUEL PERALTA GODINHO e CUNHA - Fotos de Blogue Partebilhas

---------

As excepções

O toiro visto da bancada tem um determinado tamanho, da trincheira outro e lá dentro, na arena, é enorme.
Enorme coração tem quem consegue estar serenamente em frente dele.
Alguns, mesmo sentados na bancada, perdem a serenidade e explicam, lá de cima, como os outros deveriam fazer lá em baixo. Então elucidam em voz alta aos espectadores que estão sentados a seu lado, como é que o cavaleiro deve cravar ao estribo e dando vantagem ao toiro; como o forcado deveria ter feito e não fez na segunda tentativa; como os campinos teriam muito a aprender como o Senhor Florito faz na Praça de Madrid.
Outros, mais modernos, urbanos assustados e muito extravagantes, interiorizam que são toiros e berram, apitam e gritam nas imediações da Monumental do Campo Pequeno, convencidos que estão a acabar com toureiros e touradas. Mal começa a corrida, eles e elas, obedecendo ao chefe, destroçam e lá desaparecem pela Avenida da República pensando que fizeram algo de interessante a favor da bovinocultura e aguardando mais uma noite de quinta-feira para voltar a apitar, gritar e esbracejar, mas sempre com o abrigo e protecção dos polícias que deles tomam conta.
Há também os políticos, que para estarem politicamente correctos, preferem nem falar no assunto e não serem vistos às quintas-feiras num raio de 2 km a partir do centro da arena do Campo Pequeno. Desses há em grande quantidade e democraticamente eleitos, não obstante o eleitorado estar reduzido a menos de metade quando há aproximação às urnas nas eleições legislativas.
Mas há excepções e boas. Como por exemplo a Drª. Gabriela Canavilhas (ex-Ministra da Cultura), o Dr. Francisco Moita Flores (Ex-Presidente da Câmara de Santarém) e principalmente o Dr. Elísio Summavielle (ex-Secretário de Estado da Cultura).
Olé!

Manuel Peralta Godinho e Cunha
Agosto de 2023 

 

TRIBUNA da TAUROMAQUIA

CLICK DESCARGA GRATIS