António Gaião Grilo : nasceu em Alcanena e.. quer ser matador de toiros

Texto de JAIME M. AMANTE - Fotos de Archivos

---------


ANTÓNIO GAIÃO GRILO
NASCEU EM ALCANENA, E QUER SER MATADOR DE TOIROS.
Ter sorte dá muito trabalho. Admiro os jovens portugueses que procuram no mundo do toiro, um percurso profissional, um estatuto social e econômico que na maioria das vezes é conquistado sem grande ajudas.
Na maioria dos casos, tudo começa por um conjunto de circunstâncias, que são idênticas na maioria dos casos. Famílias aficionadas, amigos que gostam de toiros, ambiente e meio social em que se vive, tradição no local onde se habita ou onde se nasceu.
António Gaião Grilo, nasceu em Bugalhos, freguesia do Município de Alcanena e a sua relação com o mundo taurino, era inexistente.
Mas, gostava do campo, do mundo rural, das tradições, do alarido das esperas e largadas de toiros, das Festa na Chamusca ou na Golegã, tudo o cativava e num ápice quiz tourear ou melhor aprender a tourear.
Acercou-se ao Clube Taurino do Concelho da Chamusca e pela mão de Tiago Preste e Luís Miguel Barroso recebeu os primeiros ensinamentos.
A sua evolução foi rápida e junta o útil ao agradável ao ingressar na Universidade da Extremadura em Badajoz. Cursa Direito e depois de alguns contratempos, ingressa no Patronato Provincial da Escola Taurina da Diputacion de Badajoz.
Entra a meio do ano de 2022 e aí se cruza com Tomás Bastos e Manelito (uma pequena figura de Elvas).
O ano letivo na Universidade correu bem, com o 1º ano concluído e aprovado, agora é tempo de tourear a sua terceira tarde em Espanha.
Será em Casas de Don Pedro (Badajoz) na próxima 4ª feira, 16, às 19h30 (hora local).
Será uma Classe Práctica da Escola Taurina de Badajoz. Lidam-se quatro novilhos de D. Diego Garcia de La Peña, para José António de Gracia, Manuel León, ANTÓNIO GAIO e Hugo de Juana.
Nesse dia levará o seu traje curto mas também o novo traje de luces, pois há a possibilidade de “debutar” de luces. A cor, essa está no segredo dos deuses.
Nos cartazes é anunciado como António Gaio Grilo “Toninho”.
Eu, (esta opinião, vale o que vale) mudava para António de Alcanena ou António Alcanena.
Afinal, a Vila Ribatejana, merece ter um candidato a matador de toiros.

 





TRIBUNA da TAUROMAQUIA

CLICK DESCARGA GRATIS