Diamantino VIZEU : 100 anos do nascimento do primeiro matador de toiros portugués

Se cumplieron este 21 de julio nada menos que cien años del nacimiento del legendario matador de toros portugués Diamantino Vizeu. El Grupo Tauromáquico Sector 1 ha querido recordarle en este efeméride, para lo cual hizo público el texto que sigue y que reproducimos con la debida venia.

DIAMANTINO VIZEU: 100 ANOS 
DO NOSSO 1º MATADOR DE TOIROS

"Nasci em Lisboa, na muito celestial Rua de Damasceno Monteiro, metade pertencente à Graça e a outra metade ao bairro dos Anjos. E para entrar neste mundo não aguardei pelo recato da noite; talvez marcado por algum sentido do espectáculo preferi a luz de todos, numa esplêndida tarde de céu muito amplo e anilado. (...) Estava-se em fins de Julho do ano de 1923!"
in Histórias Vividas. de Diamantino Viseu. editor: T V Guia, 1ª edição de 1994



Cumprem-se hoje, 21 de julho, 100 anos do nascimento daquele que foi o primeiro Matador de Toiros Português, o maestro Diamantino Vizeu.
Além de ter sido o pioneiro em Portugal a lograr a alternativa de matador, Diamantino Vizeu teve uma forte ligação em todo o seu percurso com o Grupo Tauromáquico “Sector 1”. A colectividade foi uma grande impulsionadora da carreira do toureiro luso, chegando a escrever uma carta em 1946 a solicitar a inclusão, do então novilheiro, para que debutasse com picadores na Real Maestranza de Caballería de Sevilla, durante a Feira de Abril, o que veio a concretizar-se, motivando uma ida maciça de aficionados portugueses para ver o novilheiro português. Anos mais tarde, Diamantino Vizeu integrou os órgãos sociais do Grupo, chegando a presidir a mesa da Assembleia Geral.
O seu compromisso para com a Tauromaquia e para com os toureiros, levou-o também a criar em 1951 o Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, que ainda hoje continua a proteger os toureiros na sua reforma, a educação dos seus filhos e das viúvas, para além de toda a assistência em acidente aos toureiros no activo. A sua obra artística e humana, que os toureiros ainda hoje reconhecem, continua a ser um exemplo e uma fonte de inspiração para o mundo da tauromaquia, que perdurará por gerações.
Pelo que, pela importância da efeméride, do Toureiro e do Homem, entendeu o Sector 1, a Associação Nacional dos Toureiros e o Fundo de Assistência, organizar iniciativas conjuntas que serão divulgadas em breve, e as quais honrarão a memória e a grandeza daquele que… não foi um Homem qualquer!
"Sector 1")

tribunadatauromaquiaibérica
by JAIME M. AMANTE
Fotos : "Sector 1"
Hagan click sobre cada foto que quieran ver a mayor tamaño y calidad
---
IMPORTANTE) Para optimizar esta web y lograr un mejor efecto visual de los contenidos, textos y titulares de la TRIBUNA da TAUROMAQUIA, aconsejamos utilizar como navegador en Internet el llamado GOOGLE CHROME, tanto si acceden a nuestra página desde un computador de mesa, como desde un ipad, una tablet o un simple teléfono. Instálense, si no lo tienen, Google Chrome : es gratis.
Artículo Anterior Artículo Siguiente