Los 23 años de alternativa de la cavaleira Sónia Matias


tribunadatauromaquiaibérica
by FERNANDA MARIA MOUZINHO
---

Há precisamente 23 anos recebia Alternativa de Cavaleira Tauromáquica Sónia Matias. 
Estou muito longe de ser uma feminista, em muitos detalhes acho até que a igualdade entre homens e mulheres é absurda. Somos diferentes e aí reside o fascínio. Estou convencida que, na nossa sociedade, o empoderamento feminino, os direitos das mulheres e a libertação de alguns padrões não se baseiam em lutas de género mas sim em provas dadas e capacidade demostrada para estar em determinado lugar. 

A Sónia Matias trabalhou muito para no dia 18 de Junho de 2000, em Santarém, receber a Alternativa e por isso está de parabéns. Mas passados 23 anos continua a ser Figura do Toureio não por ser mulher, mas sim porque continua a trabalhar com dedicação e empenho para, temporada após temporada, se manter nesse estatuto. Continua a fazer parte dos melhores cartéis não porque é mulher, mas sim porque se prepara e se empenha para que assim seja.

Nesses mesmos 23 já muitos receberam a mesmíssima Alternativa e ficaram pelo caminho, não por serem homens ou mulheres, mas sim porque há na profissão um conjunto de factores ponderantes e decisivos que muitas vezes limitam o querer.
A Sónia tem imenso mérito, mas não lhe advém de ser mulher num mundo que, dizem, de homens. Tem mérito porque recebeu a sua profissionalização há 23 anos e tem sido uma profissional na sua arte.
Muitos parabéns Senhora Cavaleira Sónia Matias. Que Deus a proteja sempre.

18 de Junho 2023
Fernanda Maria Mouzinho
Artículo Anterior Artículo Siguiente