TRIBUNA da TAUROMAQUIA IBÉRICA
by MANUEL PERALTA GODINHO e CUNHA
Fotos : Blogue Partebilhas



Jantar de Junho de 2023 da Tertúlia Tauromáquica Eborense
Tem Vila Franca de Xira um enorme historial na tauromaquia, com gente aficionadíssima à Festa Brava, demonstrada publicamente como são as Festas do Colete Encarnado e outras manifestações taurinas que se realizam anualmente naquela cidade.
Também a pega foi sempre um ex-libris das gentes do Ribatejo, de Vila Franca de Xira em particular e ao longo dos anos destacaram-se grandes forcados que enobreceram a tauromaquia portuguesa.
Ontem, em Évora e na Pousada dos Loios, a Tertúlia Tauromáquica Eborense teve como convidado de honra no seu jantar mensal o cabo do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, o jovem Vasco Pereira, que se fez acompanhar de duas figuras históricas e carismáticas, os antigos cabos Jorge Faria e Vasco Dotti.
Foi um agradável jantar de Tertúlia, onde foram invocadas muitas recordações das arenas dos Amadores de Vila Franca e foi lembrado com saudade José Carlos de Matos, um cabo importantíssimo no Historial do Grupo.
Na foto, Vasco Pereira, o actual cabo do Grupo; Nico Mexia de Almeida, cuidador da Tertúlia Tauromáquica Eborense; Jorge Faria e Vasco Dotti.