FOI A 31 ANOS, A COLHIDA MORTAL 
DE MANUEL MONTOLIU.
José Manuel Calvo Bonichón, nasceu em Valencia, a 5 de Janeiro de 1954, conhecido no meio taurino por Manuel Montoliu.
Apresentou-se pela primeira vez como novilheiro s/cavalos a 29 de Junho de 1970 na praça de toiros de Benicasim (Castellón).
Debutou com picadores a 29 de Julho de 1973 em San Feliu de Guixols (Gerona).
Renunciou à sua trajetória de novilheiro e como bandarilheiro entre os anos de 1980 e 1985 formou parte da quadrilha de toureiros como Vicente Ruíz "El Soro", Guillermo Ciscar "Chavalo", Paco Ojeda e Antoñete, neste caso com o seu colega Martín Recio.
Mas, o sonho de ser matador de toiros mantinha-se e a 2 de Março de 1986, recebeu a alternativa sonhada na Praça de toiros de Castellón, tendo como padrinho Julio Robles, atuando como testemunha Juan António Ruiz "Espartaco".
Confirmou a sua alternativa a 11 de Maio de 1986 em Las Ventas (Madrid), com Emilio Muñoz de padrinho e Pepín Jiménez de testemunha.
No total participou apenas em 9 corrida de toiros como matador de toiros. Apresentou-se em Portugal no Campo Pequeno, numa corrida mista com o matador de toiros Mário Coelho.
A partir de 1987, renuncia a sua alternativa, regressando às fileiras dos bandarilheiro de topo, formando parte da quadrilha de vários diestros, entres os quais Luis Francisco Esplá e José María Manzanares.
A 1 de Maio de 1992, na Real Maestranza de Sevilla, integrado na quadrilha de José Maria Manzanares, foi colhido mortalmente ao bandarilhar, pelo toiro "Cubatisto" da ganadaria de Atanasio Fernández.
Hoje, como acontece todos os anos, um grupo de familiares e amigos do saudoso bandarilheiro valenciano, prestou-lhe homenagem junto à estátua que o imortaliza junto à praça de toiros de Valência, no dia em que passou o 31º aniversário da sua trágica morte na arena de Sevilha.

-------
tribuna da tauromaquia 
by JAIME M. AMANTE
Fotografia : ARCHIVOS / ABC / J. Arárez
Recuerde : imágenes a mayor tamaño si hace click sobre ellas).
-------