Jantar da Tertúlia Tauromáquica Eborense (Abril de 2023) 



João Queiroz tem defendido a Tauromaquia há 45 anos, deixando escritos os seus pensamentos e reflexões na revista mensal “Novo Burladero”. Escritos que são de consulta indispensável em qualquer historial sobre a actividade tauromáquica em Portugal.

Em 3 de Abril de 2023, na Pousada dos Loios e no jantar da Tertúlia Tauromáquica Eborense foi exactamente João Queiroz o convidado de honra, que se fez acompanhar pelos seus colaboradores David Leandro e Luís Esteves – e também o tertuliano Bernardo Patinhas – que em agradável troca de impressões e esclarecimentos foram explicando como o Novo Burladero chegou às 400 edições da publicação mais antiga da imprensa taurina portuguesa.

Quarenta e cinco anos a escrever regularmente sobre toiros e toureiros é obra!

Mais complicado quando se defende um determinado ideal, um rumo, num ambiente taurino relativamente pequeno, onde todos os intervenientes na Festa Brava se conhecem e, por vezes, não é aceite a crítica.

Mas João Queiroz tem ultrapassado isso tudo com determinação, vontade e…muita afición.

Quarenta e cinco anos a publicar o seu – e nosso – “Novo Burladero” merece uma homenagem muito maior do que este simples jantar. Porém as homenagens a figuras taurinas têm sido feitas pela Tertúlia Tauromáquica Eborense em jantares mensais. Assim sendo, João Queiroz fica já convidado para quando a revista fizer 50 anos. Já não falta muito. Apesar de ainda não terem nascido os toiros que serão lidados em 2028 e nesse ano ter direito não só ao jantar mas também uma corrida em sua honra em Évora. Ganadero já temos e os cavaleiros e forcados terão que ser de primeiríssima ordem.

Manuel Peralta Godinho e Cunha
Abril de 2023
In Partebilhas)
- - -
Na foto : Luís Esteves, João Queiroz, Nico Mexia de Almeida (cuidador da Tertúlia) e David Leandro.
-------
tribuna da tauromaquia 
by MANUEL PERALTA GODINHO e CUNHA 
Fotografia : MANUEL PERALTA
Recuerde : imágenes a mayor tamaño si hace click sobre ellas).
-------