Por Vítor Escudero.

AMIZADE - Hoje, dei comigo a pensar com os meus botões… o que é a Amizade? 
Com quase 65 anos, tenho a certeza… tem sido uma âncora na minha vida, uma pedra angular no meu percurso e uma referência nuclear do meu ser, estar e fazer… 
Amizade é, para mim, sinónimo de Solidariedade, de Fratria, de Entrega, de Generosidade, de Verdade e Respeito pelo Outro! 
A Amizade perdura, entranha-se e vive no Amigo! 
Tenho Amizades com mais de meio século. Algumas já, em segunda geração. 
Nem sempre o Irmão é um Amigo, mas o Amigo… será sempre o Irmão. 
Mas tenho experiências e vivências em que a Amizade e o Amigo, se esgotam como o precioso cristal se quebra. E tenho a certeza, passados que estão os tempos, que o melhor é dar-lhes com um balde de cal e fechá-los no jazigo. 
Dizia o meu Querido Pai, na sua genuinidade alentejana, que “quando se fecha uma porta, Deus abre-nos, sempre, uma janelinha”! 
No passado domingo, dia 26 de Fevereiro, sem saber ler e escrever… sem, ainda, saber como e porquê, fui recebido e entronizado Membro e Amigo da Tertúlia “Velha Guarda”, da Azambuja… com direito a garrafeira de bom tinto ribatejano - em edição exclusiva! - e a vistoso e castiço babete que me confere a digidade de Confrade. 
Toda esta reflexão, porque hoje fui convidado para almoçar por um SENHOR! Um Senhor, AMIGO!. Muito Obrigado aos Tertúlianos da “Velha Guarda” da Azambuja e a este Senhor e Amigo Paulo Estrela! 
Obrigado, Meu Deus, por me dares um caminho de pedra, sem as pedras no caminho!