EDUARDO FUNTANET :
26 ANOS PASSARAM SOBRE O SEU TRÁGICO E FATAL ACIDENTE

A tarde de 16 de Março de 1997 ficou marcada tragicamente na história da Plaza México, com a gravíssima colhida do rejoneador Eduardo Funtanet, quando a sua montada foi violentamente colhida pelo toiro "Recuerdo", da ganadaria de Cerro Viejo, ferrado com o número 100.
Eduardo Funtanet, montava "Carbonero" e o terrível acidente aconteceu depois de colocar o primeiro rojão de castigo.
A queda foi muito forte e o rejoneador sofreu fraturas múltiplas e lesões gravíssimas, com fraturas no pescoço e na base do crânio.
A equipa médica do Dr. Vázquez Bayod, tudo fêz para salvar a sua vida, mas Eduardo Funtanet, viria a falecer, dois dias depois, na madrugada do dia 18 de Março.
Lalo Funtanet, como era familiarmente conhecido, sofrera um acidente semelhante na praça de Texcoco alguns anos antes, a 5 de Março de 1992. Após um mês internado numa unidade hospitalar, conseguiu recuperar-se adequadamente e voltou às lides após um ano.
Naquela tarde na Plaza México, Eduardo Funtanet repartiu cartel com os matadores Rafael Ortega, Alfredo Ríos "El Conde" e Pedrito de Portugal, estes a lidarem seis toiros de ferro de "Huichapan Hidalgo".

Eduardo Funtanet Mange nasceu na Cidade do México em 20 de Dezembro de 1962.
Estreou-se no Plaza México na tarde de 10 de Outubro de 1982, diante de um novilho do seu próprio ferro. Recebeu a alternativa na Plaza México na tarde de 24 de Março de 1985, sendo seu padrinho o português Pedro Louceiro e como testemunhas Jorge Hernández Andrés e Gerardo Trueba, com o touro “Hilachito”, de Rancho Seco.
-------
tribuna da tauromaquia 
by JAIME M. AMANTE 
Fotografia : Arquivo/AlToroMéxico
Recuerde : imágenes a mayor tamaño si hace click sobre ellas).
-------