Março de 2023

Chegámos, finalmente, à NB 400, referente ao mês de Março, edição extraordinária, comemorativa de mais um “centenário” de edições da nossa revista, este mês com mais páginas, 80 concretamente, e um riquíssimo conteúdo, de modo a tornar esta 400 em mais uma NB histórica.

Primeiramente, espaço aos convidados, várias personalidades da Festa que acederam em escrever para esta NB especial: Hélder Bonifácio, Luís Melícias, Domingo Delgado de la Cámara, Pedro Balé, Hélder Milheiro e Diogo Palha. Seis convidados, seis magníficos textos a dar categoria à edição aniversariante.

Seguidamente, dois artigos de fundo: um magnífico trabalho de Alberto Franco dedicado aos 100 anos de alternativa de Mestre João Núncio, que se comemoram este ano; e também um pormenorizado texto biográfico sobre a carreira do matador de toiros Francisco Mendes, recentemente falecido.

Duas grandes entrevistas marcam também esta NB 400: ao Pedro Marques, o português integrado na alta-roda do toureio mundial ao ser apoderado de Morante de la Puebla; e ao nosso director João Queiroz, sobre o trajecto da NB ao longo dos 45 anos da sua existência. Ambas excelentes!

Carlos Martins assina um belíssimo artigo, que recomendamos vivamente: “Entender melhor a crítica taurina!”

Nas Fotografias com História, este mês dedicado ao GFA de Montemor e, em especial, a um dos seus cabos, contamos com estórias de António José Zuarte, José Sousa da Silva “Turra”, João de Castro Guimarães e António Cortes Pena Monteiro: Absolutamente imperdível!

Para além de tudo isto, pode ler, como sempre, a Tertúlia NB (David Leandro), Crónicas de Burladero (Bernardo Patinhas), Pelo Mundo do Cavalo (Luís Valença), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), Paixão pelo Campo Bravo (Miguel Matias), Memórias (João Gorjão Clara), d´O Assento do Cocheiro (José Folque de Mendoça), Aos touros com Bordalo (Alberto Franco), Tauromaquia Insular (José Paulo Lima) os Picotazos (Luís Toucinho) e ainda Cartaz de Toiros, o roteiro mais completo.

Não deixe de ler mais uma NB atraente, variada e recheada de artigos de interesse. Junte a sua afición à nossa e desfrute de bons momentos de leitura. Acompanhe a NB no facebook facebook.com/NovoBurladero colocando like na página.

Atenciosamente,
JOÃO QUEIROZ

La revista NOVO BURLADERO llegó en este mes de Marzo a su número 400... é obra!

-------
tribuna da tauromaquia 
Fotografia : NOVO BURLADERO
Recuerde : imágenes a mayor tamaño si hace click sobre ellas).
-------