TRIBUNA da TAUROMAQUIA
_____

A los forcados amadores Académicos de Coimbra debemos pedirles disculpas. Teníamos desde finales de 2022 sus valoraciones grabadas sobre lo que fue esa temporada y sobre lo que esperan sea la nueva temporada del 2023... pero, el registro sonoro, se traspapeló en el ordenador y... solamente ahora hemos podido recuperarlo. Con lo que solamente ahora hemos podido elaborar el espacio sonoro correspondiente y que, por fin, damos a Internet a través de esta web de la TRIBUNA da TAUROMAQUIA. 

Vamos, en todo caso, a completar el apunte sonoro que podrán escuchar si debajo de todo este reportaje, al final de todo, pulsan en el lugar adecuado, aportando ahora datos sobre lo que ha sido la temporada 2022 para este grupo de forcados que viene creciendo notablemente año tras año, hasta convertirse ya en uno de los realmente importantes en el panorama portugués. Son, desde luego, los más elegantes en sus presentaciones y cortesías en plaza; pero son también de los mejores en sus prestaciones delante de los toros...

¿Cómo se resumiría su temporada 2022?. Veamos si les parece... partiendo de los propios premios que ellos mismos distribuyeron en la gala anual celebrada en el pasado mes de Noviembre en Coimbra...











PRÉMIOS TEMPORADA 2022
JAQUETA AZUL • João Gonçalo Rama

O prémio mais relevante de entre os que tradicionalmente são atribuídos no final de cada temporada: o galardão "Jaqueta Azul".
Este troféu distingue o elemento que mais se destacou dentro de praça e cujo desempenho mais contribuiu para o triunfo do Grupo.
Felizmente, muitos foram os forcados que alcançaram notáveis prestações ao longo das 15 corridas da Temporada 2022. No entanto, foi com naturalidade que este prémio acabou por ser atribuído ao João Gonçalo Rama.
Os números falam por si: 1 terceira ajuda, 9 segundas ajudas, 5 primeiras ajudas e, note-se, 6 imponentes touros pegados, todos eles à primeira tentativa.
Faltam palavras para descrever aquilo que o "JG" logrou alcançar na temporada passada!
 
PRÉMIOS TEMPORADA 2022
FORCADO MOBÍLIA • João Mendes
De entre os prémios entregues na gala de final de temporada em novembro passado havida, um dos mais singulares e que maior significado comporta é o de " Forcado Mobília".
Com efeito, este galardão pretende distinguir os elementos mais antigos por tudo aquilo que aportaram ao Grupo dos Forcados Amadores Académicos de Coimbra, dentro ou fora de praça.
Assim, já vinha sendo hora de o João "Pitbull" Mendes ser, pela sua entrega e abnegação, agraciado com este troféu.
PRÉMIOS TEMPORADA 2022
MELHOR AJUDA • Pedro Mendes

Nem só de "caras" se faz um grupo de forcados, naturalmente. Com efeito, os ajudas, apesar de muitas vezes passarem despercebidos aos olhos dos aficionados menos atentos, resultam essenciais para a consumação de uma pega.
Assim, o galardão "Melhor Ajuda 2022" busca enaltecer o desempenho daqueles que mais preponderantes foram para "fazer brilhar" o forcado de cara e levar as pegas a bom porto. Foi, pois, com naturalidade que Pedro Mendes, um consagrado elemento do Grupo dos Académicos de Coimbra, levou consigo este troféu na gala de final de temporada havida em novembro passado.
A exemplo de anos anteriores, o
 "Pit Júnior" pautou a Temporada 2022 pela sua desmedida entrega, acabando por alcançar um desempenho absolutamente notável. 
PRÉMIOS TEMPORADA 2022
• FORCADO REVELAÇÃO - Gustavo Serrão

A entrega de troféus aos elementos que mais se destacaram ao longo da Temporada 2022 foi um dos momentos marcantes da gala de final de temporada dos Académicos de Coimbra.
De entre os vários prémios atribuidos, o troféu de "Forcado Revelação" é, sem dúvida, um dos que tem mais significado, por nele encerrar o futuro do grupo e a descoberta de novos forcados de valor.
O Gustavo Serrão, ou "Frog" , como simpaticamente o conhecemos, foi, pela entrega e valentia demonstradas sobretudo no desempenho da função de primeiro-ajuda, o elemento eleito para esta distinção.
PRÉMIOS TEMPORADA 2022
• MELHOR PEGA • Francisco Gonçalves

Um dos momentos altos da gala de final de temporada dos Académicos de Coimbra foi a entrega dos prémios aos forcados que mais se destacaram em 2022.
O Francisco "Chiquinho" Gonçalves foi o elemento distinguido com o galardão de "Melhor Pega", pela sua prestação a 14 de maio na Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos, no Montijo.
Uma vez mais, o "leãozinho" mostrou a fibra de que é feito, logrando consumar a pega do Passanha a que se enfrentou com a arte que o caracteriza.