Destaques de janeiro

Caros Leitores,

Abrimos 2023 com uma edição emblemática da nossa revista, onde registamos tudo aquilo que de importante se passou na temporada anterior. Dessa forma, fica aqui registado na NB, como o rigor e o pormenor que mais ninguém iguala, a história de cada temporada, para a posteridade.

Assim, a NB 398, que estará à venda na primeira semana de Janeiro, abre o ano com o resumo da temporada de 2022, com destaque para as praças portugueses que estiveram em actividade; os cartazes de 2022; o Marcador da Temporada; as actuações dos portugueses no estrangeiro; os ganaderos que lidaram em Portugal; os ganaderos portugueses que lidaram no estrangeiro; os concursos de ganadarias e o Quadro de Honra, com os toiros portugueses que foram premiados. Um registo único que poderá sempre ser consultado.

Mas a primeira NB do ano não se resume aos números de 2023. Sabia que o famoso Manuel Garcia “El Espartero” toureou três vezes em Portugal entre 1891 e 1892, antes do toiro “Perdigón”, de Miura, o ter matado em Madrid? Alberto Franco assina mais um brilhante artigo que enriquecerá a cultura taurina dos que têm gosto em saber mais.

Carlos Martins assina um interessante artigo que vem desmistificar o boato de que não haveria toiros que chegassem para a próxima temporada. Afinal, há que cheguem!

Labrit e Conquistador foram dois cavalos portugueses que brilharam no toureio e que morreram recentemente. Luís Esteves recorda as suas brilhantes trajectórias nas arenas.

E para além de muitas notícias sobre os mais recentes acontecimentos no mundo taurino, recordamos também as personalidades da Festa que nos deixaram em 2022.

Para além de tudo isto, pode ler, como sempre, a Tertúlia NB (David Leandro), Crónicas de Burladero (Bernardo Patinhas), Pelo Mundo do Cavalo (Luís Valença), À Boca do Burladero (Catarina Bexiga), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), Paixão pelo Campo Bravo (Miguel Matias), Memórias (João Gorjão Clara), d'O Assento do Cocheiro (José Folque de Mendoça), Aos touros com Bordalo (Alberto Franco) e os Picotazos (Luís Toucinho).

Não deixe de ler mais uma NB atraente, variada e recheada de artigos de interesse. Junte a sua afición à nossa e desfrute de bons momentos de leitura. Acompanhe a NB no facebook facebook.com/NovoBurladero colocando like na página.

Atenciosamente,
JOÃO QUEIROZ