Imagen : Olharviana.pt

Por Jose Manuel Rodrigues Samoes, miembro del club de amigos de la tribuna da tauromaquia

Dia 13 de Dezembro é dia de SANTA LUZIA
- Festa de Santa Luzia (Santa Lúcia, Santa Luz, ou por vezes apenas Lúcia ) é uma festa Religiosa Católica,dedicada a Santa Luzia, que ocorre a 13 de Dezembro, dia consagrado a esta Santa.
- Anterior ao templo actual, existia uma pequena Ermida medieval dedicada a Santa Luzia, padroeira da vista, cujo atributo são os seus olhos dispostos numa bandeja.
- O Santuário no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi principiado em 1904 e concluído em 1959, por iniciativa da Confraria de Santa Luzia, entidade que tutela o monumento, com projecto (1899) do Arquitecto Miguel Ventura Terra.
- Nos finais do século XIX, aquele que virá a ser o primeiro Presidente da Confraria de Santa Luzia, o Capitão de Cavalaria Luís de Andrade e Sousa, sofrendo de um problema oftalmológico, começa a frequentar a pequena ermida, rezando e pedindo solução para o seu problema. Ao ser-lhe restituída a visão, institui a Confraria de Santa Luzia, em 1884, tomando conta da isolada e abandonada capela e mandando construir uma estrada que ligasse a cidade ao monte.