Frederico Gomes de Abreu

tribuna da tauromaquia

Tal y como adelantó Radio Fronteira, de Vila Formoso, "o raiano Frederico Gomes de Abreu, natural dos Forcalhos, no concelho do Sabugal, figura assídua nas Capeias Arraianas durante o mês de Agosto, participa mais uma vez, como rabejador do Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca, na Corrida de Rejones, que tem lugar na cidade mexicana de Mérida, no Estado de Yucatán, este Domingo dia 1 de Janeiro, às 16h30".

Os Forcados do Aposento da Chamusca estarão no México pela quarta vez. Portugal estará também representado neste espectáculo pelo cavaleiro João Ribeiro Telles. Presença ainda de dois dos rejoneadores mexicanos do momento, Fauro Aloi e Tarik Othón. Lidam-se 6 touros da ganadaria mexicana, Enrique Fraga.

Como bem lembrou a Radio Fronteira, "recorde-se que o México também tem Grupos de Forcados. A arte de pegar toiros foi introduzida pelo famoso cavaleiro português, natural de Sousel, Pedro Louceiro. Em 1978 foi o responsável pela fundação do primeiro grupo de forcados luso-mexicanos, comandado pelo seu filho Pedro. Os Grupos de Forcados no México têm ganhado raízes e são já muitos os jovens que fazem parte dos diversos Grupos existentes naquele país da América Latina".