Tauromaquias populares.

Grande dia ficou mais um ano atrás...

SEGUNDA-FEIRA DA SERRETA (ILHA TERCEIRA)

12 DE SETEMBRO - É O GRANDE DIA NO PICO DA SERRETA 
E NA SUA PECULIAR PRAÇA DE TOIROS.

Jaime M. Amante )

A festa de Nossa Senhora dos Milagres, no Santuário da Serreta, na Ilha Terceira, decorre entre 2 e 13 de setembro.
A maior romaria que se realiza na Ilha Terceira, está ligada a vários momentos difíceis da história do arquipélago e de Portugal.
De modo particular destaca-se o período em que Portugal se viu envolvido na guerra entre a França e a Espanha contra Inglaterra. Numa altura em que a Ilha Terceira não tinha qualquer tipo de fortificações e estava quase indefesa, a esperança das autoridades e das pessoas voltou-se para a intercessão de Nossa Senhora dos Milagres, cuja imagem estava colocada na igreja das Doze Ribeiras.
Ficou a promessa de que caso a ilha não sofresse qualquer investida inimiga, a comunidade iria promover uma festa anual em honra de Nossa Senhora, o que veio a acontecer. A primeira celebração dedicada a Nossa Senhora dos Milagres aconteceu a 11 de Setembro de 1764 mas esta devoção afirmou-se definitivamente a partir de 1842.
Todos os anos - na denominada Segunda-feira da Serreta - realiza-se uma tourada à corda, na típica Praça de Toiros do Pico da Serreta .
Essa tourada teve o seu início em Setembro de 1849, numa segunda feira e foi promovida pelo fidalgo João Pereira Forjaz de Lacerda.
12 de Setembro de 2022 : a tradicional festa da “Segunda-feira da Serreta”, evento que se reveste de particular importância para a população local, no âmbito das respetivas tradições.
Milhares de terceirenses, instalam-se na mata circundante à pracita de toiros e em alegre e são convívio, desfrutam de uma das mais antigas tradições terceirenses.