tribuna da tauromaquia.

Boa presença de público em Estremoz, tres cuartos de entrada, com seis toiros e um novilho de Joaquim Brito Paes. O cartaz era de nomes importantes : João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles com o jovem amador Francisco Maldonado Cortes.
João Moura Caetano estaría aseado no primeiro toiro melhorando muito no segundo e redondeando uma boa acuação.
João Moura Jr. teve um toiro complicado inicialmente ao que deu uma lide adequada mostrando o toureiro excelente oficio. No seu segundo, Mourinha foi grande, ferros muito bem cravados e remates muito conseguidos das suertes.
João Ribeiro Telles acabou por estar brilhante já o seu primeiro toiro, culminando uma boa e brilhante faena. Depois, no seu segundo toiro o cavaleiro da Torrinha teve que trabalhar contra o vento de mansidão de un toiro refugiado em tábuas. 
O amador Francisco Maldonado Cortes, toureiro local, contou com o apoio incondicional do público da terra, mas voltou a evidenciar as qualidades que como cavaleiro tem, lidando com esforço e saber estar o novilho de Brito Paes.

Pegas dos toiros (6) pelos Amadores de Alcochete ao primeiro intento com José Freire, António J. Cardoso e Afonso Matos Correia. Pelos Forcados Amadores de Arronches, ao primeiro intento : Manuel Cardoso, Luis Serrato e Rodrigo Abreu. O novilho foi pegado em conjunto pelos dois grupos de forcados... só concretizando o assunto à quarta tentativa...

-------

Fotos de Nélia Ramos :

João Ribeiro Telles Jr. en Estremoz

La tercera generación de los Maldonado Cortes : "O Francisco é ainda um menino que tem um caminho difícil a trilhar; a vida da Tauromaquia é dura; não foi de certeza o novilho que ele sonhou nem a lide que mais queria ter, mas com o tempo, com persistencia e dedicação um dia chegará onde tanto sonha!" (Nélia Ramos) 

Cortesías en Estremoz

Moura Caetano

Moura Jr.


Las opiniones de Nélia Ramos, del club de amigos de la tribuna da tauromaquia :
"Podia dizer muita coisa mas o João Moura Jr. a tourear faz vibrar o público nas bancadas!. A sua brega, os seus adornos, a ferragem curta e comprida sempre com sentido toureiro... Intuitivo, nasceu com ele; e quando termina a segunda lide com duas ”Mourinas” -marca da casa Moura- estamos perante uma das primeiras figuras do toureio equestre da nossa atualidade : parabéns João Moura Jr. - Parabéns Francisco Mira : seu apoderado atual está certamente orgulhoso do seu toureiro!. Como aficionada fico maravilhada cada vez que o vejo lidar um toiro!"
"O “ Ginja” é aquele toureiro da casa Telles que resulta um clássico da arte do Marialva; dá gosto ver lidar assim!. Terminou a lide do sexto toiro com um ferro espetacular montando o cavalo "Ilusionista", ferro Ortigão Costa, um cavalo com um potencial fabuloso que todos os aficionados conhecem : parabéns!".
"Pegaram nesta noite o Grupo de Forcados de Arronches com pegas muito boas e também o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete onde pegou o meu querido amigo António Cardoso á primeira tentativa. Estremoz teve casa quase cheia numa noite gelada no nosso Alentejo!. A nossa tauromaquia está bem viva e recomenda-se!. Olé!"
"Moura Caetano no segundo do seu lote conseguiu uma lide extraordinária com o seu cavalo “Campo Pequeno”; fez as gentes aficionadas de Estremoz morder os lábios ao ver uma lide redonda, bonita e quase perfeita; isto porque oiço dizer que não há lides perfeitas mas a do João Moura Caetano esteve certamente enquadrada nesse escalão!. Parabéns, Moura Caetano!."